Classificação para literatura brasileira: ampliação da Classificação Decimal Universal (CDU) enquanto potencial educativo da ordenação do acervo

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Larissa Alves da Silva, Ana Paula Bronzatti, Jéssica Fabiana da Silva Ramos, Fernando Brito da Costa Dias

Resumo


O presente estudo visa a realizar uma análise e reflexão acerca da classe 821 Língua, Linguística e Literatura da CDU, com o intuito de desenvolver uma proposta de ampliação da classificação para a Literatura Brasileira capaz de desvinculá-la da Literatura de Portuguesa, destacar suas particularidades e melhorar as possibilidades de organização e recuperação. A CDU é uma classificação bibliográfica criada para ser extensível, abranger o conhecimento em sua universalidade bem como abarcar suas particularidades, características que permitem adaptações. Primeiramente, foi feita a construção do referencial teórico, analisando-se a teoria e a prática da Classificação Bibliográfica e a história da Literatura Brasileira. Em seguida, utilizando procedimentos de caráter experimental, foi formulada uma classificação baseada nos períodos literários brasileiros e nos gêneros literários. Por fim, a classificação foi empregada em um acervo real, apenas a título de teste, quando foram reparadas as falhas observadas. A partir dos resultados obtidos, considera-se que tal ampliação possua grande potencial de aplicação, permitindo ao usuário relacionar assuntos e expandir suas percepções acerca do tema, além de contribuir diretamente com a demanda de conhecimento sobre literatura. Ao final, indica-se a inclusão da literatura indígena, possibilitando relacionar os diferentes estilos literários brasileiros que traduzam sua diversidade cultural.


Palavras-chave


Classificação Decimal Universal (CDU); Prática da classificação bibliográfica; Literatura Brasileira.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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