Comportamento Informacional e Governo Aberto: o “horizonte de informação” dos agentes da Sociedade Civil Organizada brasileira
Publicado 13-12-2020
Palavras-chave
- Comportamento informacional,
- Horizonte de informação,
- Governo Aberto,
- Participação popular.
Como Citar
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
A informação é um importante insumo para aqueles que atuam no contexto das iniciativas de Governo Aberto (GA) e, portanto,torna-se necessário compreender de que forma o fluxo da informação auxilia na manutenção das premissas que visam o combate à corrupção e aprimoramento da gestão democrática, a saber: transparência, controle social e participação. Objetiva-se analisar as características do comportamento informacional dos agentes sociais das entidades da Sociedade Civil Organizada brasileira e sua relação com os degraus da "Escada de Participação" de Arnstein (1969).Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e, ainda, pesquisa de campo, por meio de entrevistas. Optou-se pela adoção da abordagem do "horizonte de informação", proposto por Sonnenwald (1999) e Sonnewald, Wildemuth e Harmon (2001), utilizando-se as técnicas da representação gráfica, do think-aloud e do incidente crítico para análise dos dados. Dados orçamentários aparecem como a principal necessidade de informação, assim como os portais governamentais e especialistas são os recursos de informação mais acessados/consultados pelos entrevistados, tendo a Internet como ferramenta indispensável à recuperação de informação. Conclui-se que o acesso à informação, por meio de canais e recursos de informação consolidados, possibilita a participação em iniciativas de GA e, ao buscar fortalecer tais iniciativas, tem-se a possibilidade de a sociedade como um todo alcançar os estágios mais altos da Escada de Participação.