v. 17 (2021)
Artigos

Protagonismo da biblioteca universitária: tendências de gestão e avaliação com foco em atuação estratégica

Joice Soltosky Cunha
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Biografia
Ana Clara de Oliveira Brandão Neves
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Biografia

Publicado 12-06-2021

Palavras-chave

  • Bibliotecas universitárias,
  • Gestão,
  • Avaliação,
  • Tendências,
  • Inovação

Como Citar

Cunha, J. S., & Neves, A. C. de O. B. (2021). Protagonismo da biblioteca universitária: tendências de gestão e avaliação com foco em atuação estratégica. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–33. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1435

Resumo

Esta pesquisa exploratória objetivou identificar as tendências em gestão e serviços de bibliotecas universitárias, bem como o levantamento de padrões para avaliação, com base em revisão de literatura. Parte da concepção de que as bibliotecas universitárias precisam exercer protagonismo frente às diversas mudanças, que impactam as universidades e a comunicação na ciência, demandando revisão do seu papel e de suas prioridades. Constatou amplas discussões ao redor do mundo, que sugerem a reconceituação da sua forma de atuação, fruto das mudanças no ensino, na pesquisa, no processo de aprendizagem, e do impacto das tecnologias de informação e comunicação. Evidenciou a reorientação com foco no aluno; apoio à pesquisa e aos pesquisadores; transformações no espaço da biblioteca; integração aos demais setores da universidade; crescente especialização dos serviços; incorporação de inovações tecnológicas; fortalecimento da biblioteca na atuação em acesso aberto e na formação e desenvolvimento de competência informacional e digital; alinhamento com a missão e prioridades institucionais; contribuição para reputação institucional e impacto da produção; gestão participativa e ética. Demonstrou oportunidades para as bibliotecas assumirem liderança em áreas estratégicas e preocupações com os limites da sua competência. Identificou o uso de padrões de avaliação aplicáveis à mensuração de impacto, desempenho e qualidade e as vantagens na utilização por bibliotecas no processo de gestão.