Protagonismo da biblioteca universitária: tendências de gestão e avaliação com foco em atuação estratégica

Joice Soltosky Cunha, Ana Clara de Oliveira Brandão Neves

Resumo


Esta pesquisa exploratória objetivou identificar as tendências em gestão e serviços de bibliotecas universitárias, bem como o levantamento de padrões para avaliação, com base em revisão de literatura. Parte da concepção de que as bibliotecas universitárias precisam exercer protagonismo frente às diversas mudanças, que impactam as universidades e a comunicação na ciência, demandando revisão do seu papel e de suas prioridades. Constatou amplas discussões ao redor do mundo, que sugerem a reconceituação da sua forma de atuação, fruto das mudanças no ensino, na pesquisa, no processo de aprendizagem, e do impacto das tecnologias de informação e comunicação. Evidenciou a reorientação com foco no aluno; apoio à pesquisa e aos pesquisadores; transformações no espaço da biblioteca; integração aos demais setores da universidade; crescente especialização dos serviços; incorporação de inovações tecnológicas; fortalecimento da biblioteca na atuação em acesso aberto e na formação e desenvolvimento de competência informacional e digital; alinhamento com a missão e prioridades institucionais; contribuição para reputação institucional e impacto da produção; gestão participativa e ética. Demonstrou oportunidades para as bibliotecas assumirem liderança em áreas estratégicas e preocupações com os limites da sua competência. Identificou o uso de padrões de avaliação aplicáveis à mensuração de impacto, desempenho e qualidade e as vantagens na utilização por bibliotecas no processo de gestão.


Palavras-chave


Bibliotecas universitárias; Gestão; Avaliação; Tendências; Inovação

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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