Boas práticas de aprendizagem organizacional para estímulo à inovação na Polícia Federal

Paula Dora Aostri Morales, Ana Clara Cândido

Resumo


Este estudo objetiva identificar as boas práticas de aprendizagem organizacional como estímulo à inovação na Polícia Federal. Estudos na área de aprendizagem organizacional com foco nos processos em um órgão de Segurança Pública são inéditos, motivo pelo qual a presente pesquisa aporta elementos para o fortalecimento e avanços da política de Gestão do Conhecimento, Política de Desenvolvimento de Pessoal e a aproximação do campo teórico ao prático no âmbito das temáticas propostas. Consiste em pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa. Quanto às técnicas e procedimentos de pesquisa, foram empregadas a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados evidenciam um arcabouço normativo interno consistente, com conceitos, diretrizes, estratégias e governança alinhados com as melhores práticas de aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e inovação; o desenho de políticas institucionais integradas que tem como pressuposto o reconhecimento do servidor como principal insumo da organização; o alinhamento das ações de capacitação continuadas com o planejamento estratégico, aliado às estratégias de geração do conhecimento e o estímulo ao seu compartilhamento para a geração de nova aprendizagem e inovação. Da mesma forma, identifica um conjunto de boas práticas para o estímulo à inovação como recomendação para a adoção neste órgão de Segurança Pública.


Palavras-chave


Aprenizagem organizacional; Inovação; Polícia Federal

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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