v. 16 (2020)
Artigos

Biblioteca escolar e as relações de trabalho colaborativo: mediação e apropriação cultural no ambiente educacional

Fabiana Sala
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Biografia
Claudio Marcondes de Castro Filho
Universidade de São Paulo
Biografia

Publicado 10-08-2020

Palavras-chave

  • Biblioteca escolar,
  • Trabalho colaborativo,
  • Mediação informacional,
  • Apropriação cultural.

Como Citar

Sala, F., & Castro Filho, C. M. de. (2020). Biblioteca escolar e as relações de trabalho colaborativo: mediação e apropriação cultural no ambiente educacional. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–19. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1399

Resumo

No atual contexto, selado pelo compartilhamento e disseminação de informações instantâneas, as relações de mediação e apropriação cultural passam a ser encaradas como uma competência essencial ao processo educativo dos sujeitos. Nesse cenário, o trabalho colaborativo reforça a necessidade de rever ações que visam fornecer apenas o acesso informacional e propõe pensar em alternativas que contribuam com o desenvolvimento de práticas formativas, que estimulem a construção de consciência crítica e cidadã. O artigo objetiva apresentar contribuições teóricas e discussões em relação ao processo de mediação e apropriação cultural no âmbito da biblioteca escolar e das ações e serviços que podem ser desenvolvidos de maneira colaborativa pelos profissionais que nela atuam. Utilizamos como método científico a pesquisa de natureza bibliográfica e exploratória no âmbito da temática em estudo. Os resultados apontam que relações de trabalho colaborativo em torno do processo de mediação e apropriação cultural no ambiente da biblioteca escolar é um tema que envolve pouca discussão na área da Ciência da Informação. Por isso, precisa ser melhor discutido, uma vez que o atual contexto informacional exige uma nova postura do bibliotecário, que precisa ser mais proativo nas suas relações de trabalho com a comunidade educacional. Como considerações finais tem-se que, ao propor a discussão sobre o processo de mediação e apropriação cultural em bibliotecas escolares, é importante refletir sobre a sua responsabilidade em trabalhar ações colaborativas no âmbito do ensino-aprendizagem. Enquanto ambiente formativo, não se pode deixar de considerar a questão da apropriação e a necessidade de ofertar produtos e processos que dialoguem com o contexto sociocultural da comunidade educacional e suas necessidades informacionais, uma vez que, são essenciais na concepção de saberes.