v. 17 (2021)
Artigos

Observatórios: reflexões sobre os conceitos e aplicações em Ciência, Tecnologia e Inovação e relações com a Ciência da Informação

Diego José Macêdo
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Universidade de Brasília (UnB)
Biografia
João de Melo Maricato
Universidade de Brasília (UnB)
Biografia
Milton Shintaku
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Biografia

Publicado 22-03-2021

Palavras-chave

  • Observatórios,
  • Indicadores,
  • Conceitos,
  • Ciência,
  • Tecnologia e Inovação

Como Citar

Macêdo, D. J., Maricato, J. de M., & Shintaku, M. (2021). Observatórios: reflexões sobre os conceitos e aplicações em Ciência, Tecnologia e Inovação e relações com a Ciência da Informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1395

Resumo

O crescente uso de observatórios em várias áreas do conhecimento ampliou as possibilidades de entendimento sobre os seus conceitos e funções, originalmente consolidados. No campo social, os observatórios de ciência, tecnologia e inovação são atualmente vistos como importantes instrumentos para monitoramento e tomada decisão a nível estratégico, merecendo destaque os relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Contudo, o uso do termo observatório evidencia uma pluralidade nas definições, podendo comprometer a compreensão da real função e as principais características de cada tipo de observatório. Dessa forma, neste artigo se tem o objetivo de discutir os conceitos associados aos observatórios, refletindo, especialmente, sobre suas aplicações e conceituações no campo da Ciência da Informação e relações com observatórios de CT&I. Por meio de pesquisa básica, de caráter exploratória e levantamento bibliográfico de artigos indexados nas bases Scopus, SciElo e Brapci, realizou-se uma revisão da literatura. O artigo contribui para o entendimento sobre os observatórios e seus alcances de sua atuação em CT&I, auxiliando na sedimentação dos estudos sobre o tema no domínio da Ciência da Informação.