Publicado 30-03-2020
Palavras-chave
- Design Thinking,
- Ensino Superior,
- Biblioteca universitária.
Como Citar
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
O design thinking (DT) é uma abordagem centrada no ser humano, voltada para resolver problemas do mundo real. Cada vez mais ele tem sido utilizado na Educação e nas bibliotecas, o DT pode ajudar a melhorar os produtos e serviços. O objetivo deste trabalho foi investigar de que forma o uso do DT no ensino superior pode contribuir para a sua aplicação nas bibliotecas universitárias. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o uso do método Systematic Search Flow, cujo objetivo é sistematizar o processo de busca. Foi definida uma estratégia de busca, que foi executada nas bases de dados ERIC, Scielo, Scopus e Web of Science e no mecanismo de busca Google Acadêmico. Foram selecionados 13 artigos para compor a pesquisa, neles foram identificados os locais onde o DT foi aplicado, os participantes, as finalidades, os métodos e técnicas utilizadas, bem como as dificuldades e recomendações. A partir das experiências e das dificuldades relatadas, as bibliotecas universitárias podem planejar suas ações de uso do DT.