Design thinking: aplicação em bibliotecas universitárias

Crislaine Zurilda Silveira

Resumo


O design thinking (DT) é uma abordagem centrada no ser humano, voltada para resolver problemas do mundo real. Cada vez mais ele tem sido utilizado na Educação e nas bibliotecas, o DT pode ajudar a melhorar os produtos e serviços. O objetivo deste trabalho foi investigar de que forma o uso do DT no ensino superior pode contribuir para a sua aplicação nas bibliotecas universitárias. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o uso do método Systematic Search Flow, cujo objetivo é sistematizar o processo de busca. Foi definida uma estratégia de busca, que foi executada nas bases de dados ERIC, Scielo, Scopus e Web of Science e no mecanismo de busca Google Acadêmico. Foram selecionados 13 artigos para compor a pesquisa, neles foram identificados os locais onde o DT foi aplicado, os participantes, as finalidades, os métodos e técnicas utilizadas, bem como as dificuldades e recomendações. A partir das experiências e das dificuldades relatadas, as bibliotecas universitárias podem planejar suas ações de uso do DT.


Palavras-chave


Design Thinking; Ensino Superior; Biblioteca universitária.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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