v. 16 (2020)
Artigos

Competência em informação para a sustentabilidade: análise em uma organização de call center de serviços financeiros

Camila Cruz Fróes Berbel
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Biografia
Roseane Andrelo
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Biografia

Publicado 08-08-2020

Palavras-chave

  • Competência,
  • Informação,
  • Sustentabilidade,
  • Organizações,
  • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Como Citar

Cruz Fróes Berbel, C., & Andrelo, R. (2020). Competência em informação para a sustentabilidade: análise em uma organização de call center de serviços financeiros. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–29. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1389

Resumo

As transformações sociais e tecnológicas conduzem a um protagonismo da informação como chave para o desenvolvimento de competências dos indivíduos e para a construção e mobilização de conhecimentos que se apliquem aos desafios do mundo real. No contexto da sociedade contemporânea, marcada pelo uso intensivo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e pela globalização, outro aspecto de grande relevância é a sustentabilidade. Nessa dimensão as organizações ocupam papel central para a consolidação de metas globais, como no que se refere à implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tornando-se fundamental o desenvolvimento de competências que as permitam lidar com tais demandas. Diante disso, esta pesquisa buscou compreender o que pensa o público interno de uma organização sobre o tema sustentabilidade, na perspectiva da Competência em Informação (CoInfo). Para coleta de dados utilizou-se um questionário online construído a partir dos padrões de CoInfo com base em Oliveira e Oliveira (2019): Necessidade informacional; Acesso à informação; Avaliação da informação; Uso da informação; Uso ético da informação. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com a área de recursos humanos para compreender como a organização percebe o papel do público interno, e o seu próprio, na construção de novas práticas organizacionais sobre o tema. Com base em 132 respostas obtidas, os resultados sugerem que a sustentabilidade é vista pelo público interno como um tema relevante que representa oportunidade para o desenvolvimento pessoal. Em relação aos padrões analisados observa-se que a CoInfo é uma competência a ser desenvolvida e a análise das entrevistas demonstrou uma cultura de sustentabilidade incipiente na empresa.