Publicado 14-11-2020
Palavras-chave
- Semiótica,
- Análise Semiótica,
- Diretrizes,
- Ciência da Informação
Como Citar
Copyright (c) 2020 Marcia Cristina dos Reis, Carlos Cândido de Almeida, Edberto Ferneda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
As análises semióticas estão presentes em diversos estudos, com o intuito de compreender o processo de significação e de sentido de um determinado signo, bem como as relações existentes com seus objetos e interpretantes. O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais métodos de análise semiótica presentes na literatura, discutindo os principais conceitos, características e diretrizes presentes em cada um deles. Para atingir os objetivos propostos, adotou-se pesquisa de natureza bibliográfica, fundamentada em autores clássicos da área, além de outros que desenvolveram análises semióticas aplicadas. Como principais resultados, foi possível analisar métodos semióticos direcionados a diversas áreas, tais como: interfaces web, design de interfaces e produtos, marketing de internet, interfaces sonoras, múltiplos contextos e, a partir deste levantamento, entender as particularidades de cada processo. Os métodos de análise semiótica discutidos na literatura são subjetivos e não apresentam nenhum tipo de sistematização, o que dificulta a aplicação da semiótica nas diversas áreas de conhecimento, em especial, no campo da Ciência da Informação.