A educação continuada e o protagonismo da mulher na Biblioteconomia: relato de experiência da oficina "Mulheres na Ciência da Informação e Biblioteconomia"

Nathália Lima Romeiro, Franciéle Carneiro Garcês da Silva

Resumo


Este relato apresenta a experiência docente da oficina “Mulheres na Ciência da Informação e Biblioteconomia” ministrada no 36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, no ano de 2018. Esta abordagem tinha como objetivo discutir a formação e atuação profissional com enfoque nas contribuições de mulheres na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Como aporte teórico, no que diz respeito à problematização da cultura patriarcal foram citadas autoras como Helleieth Safiotti (2002), Teresinha Souza (2013), Simone Beauvoir (2014) e Djamila Ribeiro (2017) e como autor, Pierre Bourdieu (2002). Além da abordagem da cultura patriarcal, foram apresentadas as três fases do movimento feminista e os pensamentos das autoras Audre Lorde (1984), Judith Butler (2003), bell hooks (2013) sobre o assunto. A metodologia foi composta de aula expositiva e dialogada com dinâmica com enfoque na percepção dos/as participantes sobre a mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação.


Palavras-chave


Mulher; Ciência da Informação; Biblioteconomia; Protagonismo feminino.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br