v. 15 (2019)
Artigos

A educação continuada e o protagonismo da mulher na Biblioteconomia: relato de experiência da oficina "Mulheres na Ciência da Informação e Biblioteconomia"

Nathália Lima Romeiro
Universidade Federal de Minas Gerais
Biografia
Franciéle Carneiro Garcês da Silva
Universidade Federal de Minas Gerais
Biografia

Publicado 24-12-2019

Palavras-chave

  • Mulher,
  • Ciência da Informação,
  • Biblioteconomia,
  • Protagonismo feminino.

Como Citar

Romeiro, N. L., & Silva, F. C. G. da. (2019). A educação continuada e o protagonismo da mulher na Biblioteconomia: relato de experiência da oficina "Mulheres na Ciência da Informação e Biblioteconomia". Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15, 112–130. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1368

Resumo

Este relato apresenta a experiência docente da oficina “Mulheres na Ciência da Informação e Biblioteconomia” ministrada no 36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, no ano de 2018. Esta abordagem tinha como objetivo discutir a formação e atuação profissional com enfoque nas contribuições de mulheres na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Como aporte teórico, no que diz respeito à problematização da cultura patriarcal foram citadas autoras como Helleieth Safiotti (2002), Teresinha Souza (2013), Simone Beauvoir (2014) e Djamila Ribeiro (2017) e como autor, Pierre Bourdieu (2002). Além da abordagem da cultura patriarcal, foram apresentadas as três fases do movimento feminista e os pensamentos das autoras Audre Lorde (1984), Judith Butler (2003), bell hooks (2013) sobre o assunto. A metodologia foi composta de aula expositiva e dialogada com dinâmica com enfoque na percepção dos/as participantes sobre a mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação.