Atividade de biblioterapia com usuários dos Centros de Atenção Psicossocial da Biblioteca Central da UFSC

Ricardo de Lima Chagas, Daniella Camara Pizarro

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade de biblioterapia realizada na Biblioteca Central da UFSC, com os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município de Florianópolis. O estudo mostra, também, a importância do diálogo e das ações entre instituições distintas como uma maneira importante de se pensar a interdisciplinaridade no campo da Biblioteconomia e da área da Saúde Mental. A atividade de biblioterapia foi desenvolvida por meio da leitura de duas obras pré-selecionadas: “O trem da amizade” de Wolfgang Slawski e “O menino Nito” de Sonia Rosa. Este relato aponta para a importância da biblioterapia como uma ação que pode proporcionar a catarse, liberando emoções e afetos que muitas vezes se encontram reprimidos nos sujeitos. A leitura possibilita a abertura de novos horizontes e permite ao leitor a construção do seu mundo interior como afirmação e empoderamento. A construção deste relato de pesquisa teve como motivação principal, o eixo temático 2: Ninguém fica para trás, do 28º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.


Palavras-chave


Biblioterapia; Saúde mental; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Biblioteca Central (BC/UFSC)

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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