Clubes de Leitura em movimento: integração nas bibliotecas do IFPR

Caroline Candido Veroneze, Jeanine Geraldo Javarez, Lisandra Maria Kovaliczn Nadal

Resumo


A biblioteca escolar tem diversos papéis na escola e na comunidade em que está inserida. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, em 2015, apenas 19% dos entrevistados citaram bibliotecas como lugares em que costumam ler livros. A promoção de atividades culturais pode auxiliar no aumento desse indicador, atraindo o público interno e externo à instituição. Professores e bibliotecários curiosos e criativos podem fazer mais em prol desse ambiente escolar, organizando e instigando projetos, eventos, ações culturais e de incentivo à leitura. Pensando nisso, as bibliotecas dos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) desenvolvem uma série de atividades que atraem a participação das comunidades externa e interna, que vão desde exposições artísticas a jogos que envolvem o fomento à leitura e à literatura. Nos campi Pinhais e Jaguariaíva, os Clubes de Leitura são projetos que visam a aproximação de indivíduos em torno do ato de ler. Em 2019, esses clubes organizaram-se para um primeiro encontro, com a temática Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado em março, realizado em abril, via videoconferência, com apresentação de vídeos e uma dinâmica em formato de jogo. A ação foi bem avaliada pelos campi e pretende-se continuar com atividades similares.


Palavras-chave


Mediação de leitura; TICs; Mulheres

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br