Publicado 24-12-2019
Palavras-chave
- Mediação de leitura,
- TICs,
- Mulheres
Como Citar
Copyright (c) 2019 Caroline Candido Veroneze, Jeanine Geraldo Javarez, Lisandra Maria Kovaliczn Nadal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
A biblioteca escolar tem diversos papéis na escola e na comunidade em que está inserida. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, em 2015, apenas 19% dos entrevistados citaram bibliotecas como lugares em que costumam ler livros. A promoção de atividades culturais pode auxiliar no aumento desse indicador, atraindo o público interno e externo à instituição. Professores e bibliotecários curiosos e criativos podem fazer mais em prol desse ambiente escolar, organizando e instigando projetos, eventos, ações culturais e de incentivo à leitura. Pensando nisso, as bibliotecas dos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) desenvolvem uma série de atividades que atraem a participação das comunidades externa e interna, que vão desde exposições artísticas a jogos que envolvem o fomento à leitura e à literatura. Nos campi Pinhais e Jaguariaíva, os Clubes de Leitura são projetos que visam a aproximação de indivíduos em torno do ato de ler. Em 2019, esses clubes organizaram-se para um primeiro encontro, com a temática Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado em março, realizado em abril, via videoconferência, com apresentação de vídeos e uma dinâmica em formato de jogo. A ação foi bem avaliada pelos campi e pretende-se continuar com atividades similares.