v. 15 (2019)
Artigos

Geração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática?

Cassia cordeiro Furtado
UFMA
Biografia

Publicado 02-01-2020

Palavras-chave

  • Literatura-serviço,
  • Geração Alpha,
  • Livros digitais interativos,
  • Biblioteca escolar – literatura digital,
  • Aplicativo TecTeca.

Como Citar

Furtado, C. cordeiro. (2020). Geração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática?. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15, 418–431. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1342

Resumo

Estudo sobre um contexto singular e original, onde o fluxo da leitura é entremeado com interação, partilha e produção de conteúdo, a partir do uso de aplicativos e streamings. A associação entre essas novas tecnologias no oferecimento de livros literários interativos é denominada de plataformas de literatura-serviço, já que seu conteúdo é oferecido pela tecnologia digital e móvel, e apresentado em forma de serviços, transmutando o comportamento e a experiência do leitor no processo de leitura. A Geração Alpha chega às instituições educacionais com um desempenho instrumental elevado das tecnologias, para uso multifuncional, com destaque para a interação, comunicação e produção síncrona, mas com pesada lacuna em relação à competência literária. Apresenta-se um recorte de investigação, em desenvolvimento, que tem como objetivo analisar o comportamento e a experiência do leitor infantil de aplicativos de literatura-serviço. Neste artigo, destaca-se, além do referencial teórico, a análise de hotspots do aplicativo TecTeca, objeto da pesquisa. Conjectura-se que os aplicativos de literatura-serviço, por usar mídias dinâmicas e ferramentas de interação, expressão e comunidade de leitores, ocasiona pontos relevantes no estímulo à prática de leitura literária para a Geração Alpha. Portanto, recomenda-se seu uso, nas bibliotecas escolares, como um novo instrumento para as atividades com a literatura.