v. 16 (2020)
Artigos

O bibliotecário como um fator estratégico de marketing e de aprimoramento da competência crítica em informação

Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola
IBICT/UFRJ-ECO
Biografia
Mauricio Augusto Cabral Ramos Junior
IBICT
Biografia

Publicado 17-01-2020

Palavras-chave

  • Biblioteca,
  • Competência crítica em informação,
  • Informação,
  • Diálogo,
  • Marketing

Como Citar

Brisola, A. C. C. de A. S., & Ramos Junior, M. A. C. (2020). O bibliotecário como um fator estratégico de marketing e de aprimoramento da competência crítica em informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1324

Resumo

O advento de novas tecnologias de informação e comunicação (como a Internet) estimulou as bibliotecas a passarem de repositórios de acervos a centros de referência em informação. Uma consequência disto foi o surgimento de uma perspectiva de marketing, onde a informação deve se tornar atraente aos usuários de bibliotecas quando associada à resolução de problemas. Através de uma abordagem qualitativa de natureza básica, objetivo exploratório e mediante uma pesquisa bibliográfica centrada no pensamento crítico de Dewey e Freire, articulando-os com uma perspectiva teórica que enxerga a biblioteca como um espaço de prestação de serviços e o bibliotecário como um fator estratégico de marketing para a promoção e o aprimoramento da competência crítica em informação. O artigo defende, então, que o bibliotecário é um fator estratégico capaz de propiciar aos usuários destas bibliotecas a vivência de experiências significativas ao estabelecer uma parceria dialógica para ajudá-los a solucionar seus problemas de pesquisa científica ou cotidianos. Em suas considerações finais, o artigo sustenta que, em última análise, esta atuação favorece ao aprimoramento da competência crítica em informação, ressaltando duas perspectivas a respeito da informação. Uma perspectiva de marketing que aponta a importância de uma informação atraente, que aguça a curiosidade e, através do diálogo, ajuda a encontrar os caminhos para a solução dos problemas ou satisfação das curiosidades. E uma perspectiva crítica, que busca na consciência da visão social história da informação o fomento à competência crítica em informação.