v. 16 (2020)
Artigos

Vulnerabilidade social e mediação da informação no contexto prisional: inter-relações e percepções

Francisca Liliana Martins de Sousa
Universidade Federal do Ceará
Biografia
Maria Giovanna Guedes Farias
Universidade Federal do Ceará
Biografia

Publicado 28-01-2020

Palavras-chave

  • Mediação da informação. Indivíduo encarcerado. Vulnerabilidade social. Contexto prisional.

Como Citar

Sousa, F. L. M. de, & Farias, M. G. G. (2020). Vulnerabilidade social e mediação da informação no contexto prisional: inter-relações e percepções. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–19. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1319

Resumo

Apresenta pesquisa bibliográfica pautada no pressuposto social e interdisciplinar da Ciência da Informação (CI), que tem por objetivo discutir a vulnerabilidade social no contexto dos sujeitos em privação de liberdade, conectando a mediação da informação e o bibliotecário como ativos para reduzir essa fragilidade. A partir de levantamento bibliográfico que norteou a consecução deste estudo, apresentam-se conceitos e características da vulnerabilidade relacionando situações vivenciadas no ambiente prisional e ratificando a inserção desse grupo como socialmente vulneráveis. Trata da inserção do bibliotecário nos estabelecimentos penais, fundamentando-se na determinação legal da existência de bibliotecas prisionais nesses espaços. Os resultados da pesquisa apontam que esse profissional atuaria como agente mediador, planejando e construindo para e com o sujeito encarcerado ações que favoreçam a reintegração social. Contudo, é preciso compreender que em razão das características do ambiente de informação retratado, são necessárias competências específicas para que o bibliotecário desenvolva efetivamente sua função no ambiente prisional. Conclui-se que a mudança de paradigma na função das prisões ainda não consegue ser aplicada na prática. A CI enquanto ciência social e interdisciplinar pode contribuir com ações e discussões sobre o fenômeno da informação nesse ambiente, favorecendo a reintegração social dos egressos.