Gestão de relacionamento com os interagentes: protótipo de um sistema de CRM para bibliotecas

Helouíse Hellen de Godoi Viola, Jordan Paulesky Juliani, Marcelo Campos da Silva, Mirela Souza Tobias

Resumo


As ferramentas tecnológicas são de suma importância para o desenvolvimento das bibliotecas do futuro. Em vista disso, torna-se interessante aprimorar tal campo apresentando uma ferramenta já conhecida na área do marketing, o Customer Relationship Management (CRM), a fim de utilizá-la na gestão das bibliotecas. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo a partir de uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM), adaptando-o para o relacionamento das bibliotecas com seus interagentes. Como metodologia foi utilizado o estudo de caso exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, a partir da ferramenta Sugar CRM operacionalizado para biblioteca universitária da UDESC. Identificou-se que a ferramenta SugarCRM por ser uma tecnologia open source pode colaborar para melhor relacionamento da biblioteca com seus interagentes, a partir da adaptação dos módulos: criação de contatos, criação de campanhas, criação de gestão de ocorrências, relatórios e monitoramento. As bibliotecas brasileiras podem desenvolver mecanismos através de ferramentas open source para adaptação de seus produtos e serviços, tendo o interagente como foco ao visar tornarem-se bibliotecas do futuro.


Palavras-chave


Biblioteca do futuro; CRM; Interagentes.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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