v. 16 (2020)
Artigos

Gestão de relacionamento com os interagentes: protótipo de um sistema de CRM para bibliotecas

Helouíse Hellen de Godoi Viola
Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC.
Jordan Paulesky Juliani
Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC.
Mirela Souza Tobias
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Publicado 17-01-2020

Palavras-chave

  • Biblioteca do futuro,
  • CRM,
  • Interagentes.

Como Citar

Viola, H. H. de G., Juliani, J. P., da Silva, M. C., & Tobias, M. S. (2020). Gestão de relacionamento com os interagentes: protótipo de um sistema de CRM para bibliotecas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–22. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1266

Resumo

As ferramentas tecnológicas são de suma importância para o desenvolvimento das bibliotecas do futuro. Em vista disso, torna-se interessante aprimorar tal campo apresentando uma ferramenta já conhecida na área do marketing, o Customer Relationship Management (CRM), a fim de utilizá-la na gestão das bibliotecas. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo a partir de uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM), adaptando-o para o relacionamento das bibliotecas com seus interagentes. Como metodologia foi utilizado o estudo de caso exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, a partir da ferramenta Sugar CRM operacionalizado para biblioteca universitária da UDESC. Identificou-se que a ferramenta SugarCRM por ser uma tecnologia open source pode colaborar para melhor relacionamento da biblioteca com seus interagentes, a partir da adaptação dos módulos: criação de contatos, criação de campanhas, criação de gestão de ocorrências, relatórios e monitoramento. As bibliotecas brasileiras podem desenvolver mecanismos através de ferramentas open source para adaptação de seus produtos e serviços, tendo o interagente como foco ao visar tornarem-se bibliotecas do futuro.