v. 15 n. 3 (2019)
Artigos

A aplicação de sanções em bibliotecas universitárias: um estudo de caso da Biblioteca Central da Universidade Federal Rural de Pernambuco (BC-UFRPE)

Rafael Vieira de Gouveia
Universidade Salgado de Oliveira

Publicado 08-09-2019

Palavras-chave

  • Multas – Bibliotecas Universitárias,
  • Penalidades - Bibliotecas Universitárias,
  • Penas Alternativas – Bibliotecas Universitárias

Como Citar

de Gouveia, R. V. (2019). A aplicação de sanções em bibliotecas universitárias: um estudo de caso da Biblioteca Central da Universidade Federal Rural de Pernambuco (BC-UFRPE). Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(3), 232–265. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1253

Resumo

Esta pesquisa objetivou explorar o tema da aplicação de sanções em bibliotecas, mais especificamente, da aplicação de sanções em bibliotecas universitárias. Para tanto, a investigação compreendeu a revisão de literatura sobre o tema nas áreas de biblioteconomia e direito e o estudo de caso da Biblioteca Central da Universidade Federal Rural de Pernambuco (BC-UFRPE). O estudo de caso ocorreu mediante o levantamento de informações no portal oficial do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SIB-UFRPE) e com a aplicação de questionários ao bibliotecário diretor e aos usuários da BC-UFRPE, a fim de verificar as suas respectivas posturas e percepções no que toca à aplicação de sanções. Constatou-se, com base na literatura, que as bibliotecas universitárias brasileiras, no geral, mantêm posturas tradicionais em relação às sanções, que se materializam nesses espaços como punições. Dessa forma, com a realização do estudo de caso, tomou-se conhecimento de que a BC-UFRPE vem nos últimos anos trabalhando a sanção agregada a um projeto maior, não como um recurso meramente punitivo, o que acaba por contribuir com a educação e a formação da comunidade de usuários.