v. 15 n. 3 (2019)
Artigos

Políticas públicas de leitura e biblioteca escolar: percebendo os cenários nacional e internacional

Rafaela Carolina da Silva
Universidade Estadual Paulista, UNESP
Biografia
Everton da Silva Camillo
Universidade Estadual Paulista, UNESP
Biografia
Leda Maria Araújo
Universidade Estadual Paulista, UNESP
Biografia
Daniele Spadotto Sperandio
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS
Biografia
Miriam Fernandes de Jesus
Universidade Estadual Paulista, UNESP
Biografia
Claudio Marcondes de Castro Filho
Universidade de São Paulo, USP
Biografia

Publicado 08-09-2019

Palavras-chave

  • Políticas Públicas,
  • Biblioteca Escolar,
  • Leitura

Como Citar

Silva, R. C. da, Camillo, E. da S., Araújo, L. M., Sperandio, D. S., Jesus, M. F. de, & Castro Filho, C. M. de. (2019). Políticas públicas de leitura e biblioteca escolar: percebendo os cenários nacional e internacional. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(3), 21–48. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1238

Resumo

As bibliotecas escolares são ambientes que promovem a leitura e, dentre outras ações, elevam a condição de assimilação de conteúdo dos seus usuários. Assim, as políticas públicas para este campo auxiliam na garantia desses propósitos. Em virtude disso, este trabalho objetivou averiguar a produção bibliográfica sobre políticas públicas voltadas à leitura e bibliotecas escolares nos âmbitos nacional e internacional. Para tanto, metodologicamente, foi realizado um estudo qualitativo, bibliográfico e descritivo. Também foram empreendidas buscas na base de dados Library and Information Science Abstracts (LISA), levando em conta uma estratégia de busca com foco nos termos: políticas públicas, biblioteca escolar, mídia center e leitura. O estudo apresenta uma discussão entre considerações iniciais sobre políticas públicas, bibliotecas escolares e livro, leitura e literatura, com intuito de relacionar as temáticas e tornar mais nítido os resultados alcançados. Como resultado, foi percebido que as políticas públicas para a leitura e biblioteca escolar no Brasil e no exterior, sobretudo trabalhos dos Estados Unidos da América, relacionam-se com políticas em informação, políticas culturais, de saúde, pesquisa, desenvolvimento organizacional, serviços, mídia eletrônica e políticas educacionais, e conclui-se que há outras perspectivas lançadas sobre as bibliotecas escolares como equipamentos de informação complexos para além das abordagens do livro, leitura e literatura.