Políticas públicas de leitura e biblioteca escolar: percebendo os cenários nacional e internacional
Publicado 08-09-2019
Palavras-chave
- Políticas Públicas,
- Biblioteca Escolar,
- Leitura
Como Citar
Copyright (c) 2019 Rafaela Carolina da Silva, Everton da Silva Camillo, Leda Maria Araújo, Daniele Spadotto Sperandio, Miriam Fernandes de Jesus, Claudio Marcondes de Castro Filho
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Resumo
As bibliotecas escolares são ambientes que promovem a leitura e, dentre outras ações, elevam a condição de assimilação de conteúdo dos seus usuários. Assim, as políticas públicas para este campo auxiliam na garantia desses propósitos. Em virtude disso, este trabalho objetivou averiguar a produção bibliográfica sobre políticas públicas voltadas à leitura e bibliotecas escolares nos âmbitos nacional e internacional. Para tanto, metodologicamente, foi realizado um estudo qualitativo, bibliográfico e descritivo. Também foram empreendidas buscas na base de dados Library and Information Science Abstracts (LISA), levando em conta uma estratégia de busca com foco nos termos: políticas públicas, biblioteca escolar, mídia center e leitura. O estudo apresenta uma discussão entre considerações iniciais sobre políticas públicas, bibliotecas escolares e livro, leitura e literatura, com intuito de relacionar as temáticas e tornar mais nítido os resultados alcançados. Como resultado, foi percebido que as políticas públicas para a leitura e biblioteca escolar no Brasil e no exterior, sobretudo trabalhos dos Estados Unidos da América, relacionam-se com políticas em informação, políticas culturais, de saúde, pesquisa, desenvolvimento organizacional, serviços, mídia eletrônica e políticas educacionais, e conclui-se que há outras perspectivas lançadas sobre as bibliotecas escolares como equipamentos de informação complexos para além das abordagens do livro, leitura e literatura.