v. 4 n. 2 (2008)
Artigos

Oficina de construção de conhecimento sobre TV digital: uma experiência de mapeamento da competência em informação

Publicado 21-05-2009

Como Citar

Angeluci, A. C. B., Sanches, G., & Redondo, L. V. A. (2009). Oficina de construção de conhecimento sobre TV digital: uma experiência de mapeamento da competência em informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 4(2), 64–72. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/123

Resumo

Trata-se de relato da experiência da aplicação de metodologia inovadora apoiada em oficina-piloto e em dinâmicas de utilização do Diagrama BelluzzoÒ, elaborado com fundamento nos princípios da aprendizagem significativa e sob enfoque da competência em informação (information literacy). Como universo de pesquisa e população de interesse, utilizou-se de um grupo de estudantes do ensino supletivo de 1ª à 4ª série da Escola Municipal Magdalena Pereira da Silva Martha em Bauru/SP. O objetivo foi investigar e verificar, embora de forma parcial e com o intuito exploratório inicial, como alunos de idade superior a 21 anos assimilam, conceituam e lidam com as Tecnologias de Informação e Conhecimento, especialmente no que diz respeito à Televisão Digital. A pesquisa revelou escassez de informação dos sujeitos pesquisados em relação ao conceito e ao uso da Televisão Digital, o que denota a importância de um diagnóstico de ações para desenvolvimento de competências informacionais no uso desta mídia, de modo a contribuir para a inclusão digital.