Abordagem fenomenológica na Ciência da Informação: reflexões sobre o método utilizado por Edmund Husserl e Maurice Merleau-Ponty
Publicado 08-05-2019
Palavras-chave
- Fenomenologia,
- Ciência da Informação,
- Método fenomenológico,
- Edmund Husserl,
- Maurice Merleau-Ponty
Como Citar
Copyright (c) 2019 Evandro Jair Duarte, Clarice Fortkamp Caldin

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Resumo
O objetivo é apresentar o método fenomenológico e sua aplicabilidade na Ciência da Informação por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. A Ciência da Informação é interdisciplinar, pois apresenta componentes de ciência pura e aplicada. Neste artigo, elegemos a Filosofia como ciência relacionada e a fenomenologia como abordagem válida em estudos realizados por bibliotecários, arquivistas, cientistas da informação, museólogos, documentalistas e cientistas sociais. Mãe de todas as ciências, a filosofia sempre se preocupou com o saber mais amplo possível em favor da humanidade. A fenomenologia, a seu turno, ocupa-se com: as essências, o caráter intencional da consciência, os objetos como coisas tanto reais quanto ideais, a percepção que cada um tem de suas experiências. Em Husserl encontramos uma filosofia que objetiva a clarificação da intuição para a tentativa do compreender a apreensão do sentido e transformação em dado absoluto a ser utilizado no método. E como a percepção necessita dos sentidos humanos, buscamos Merleau-Ponty que entende o corpo como o meio para conduzir os efeitos dos sentimentos e das sensações percebidas pela experiência. Por meio da abordagem fenomenológica descrevemos a realidade dos sujeitos pesquisados; por intermédio dos sentidos dados por eles ao que vivem e percebem no mundo e do mundo, é gerada uma forma de expressão relacionada às coisas. Lembramos que o método fenomenológico consiste na observação e descrição do fenômeno no campo da experiência e como ele é oferecido à consciência humana. Tal metodologia trouxe impacto para as ciências sociais, pois aceita a subjetividade como uma das possibilidades de análise, reflexão e questionamentos.