Atuação profissional na normalização bibliográfica: um campo promissor para o bibliotecário

Jorge Santa Anna

Resumo


O exercício da normalização se constitui como um segmento de mercado em expansão, ocupado, na maioria das vezes, por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, muitos até sem formação adequada e não amparados por determinações legais. Assim, este texto diz respeito a uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sustentado por estudo bibliográfico, documental e relato de experiência, acerca da ampliação dos fazeres bibliotecários para além das unidades de informação. Objetiva apresentar a atuação bibliotecária no ramo da normalização bibliográfica, destacando o potencial dessa atividade como um segmento de mercado para o bibliotecário na contemporaneidade. Também visa identificar o que tem sido ensinado na formação profissional que potencialize a prática normativa e o que tem sido determinado por órgãos competentes que legitimam essa prática ao bibliotecário. A partir dos resultados, o estudo constatou que a prática da normalização bibliográfica pode constituir, na atualidade, um segmento de mercado inovador e promissor para o bibliotecário. Recomendam-se pesquisas futuras, a partir de estudos in loco, com estudantes concluintes e profissionais atuantes no mercado, a respeito do que consideram em relação ao segmento da consultoria em normalização, além de investigações a respeito da formação profissional para o exercício normativo.


Palavras-chave


Consultoria em Biblioteconomia; Prestação de serviços informacionais; Fazeres bibliotecários; Normalização bibliográfica.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br