v. 15 n. 1 (2019)
Artigos

Educação de usuários e competência em informação: interlocuções teóricas e práticas

Djuli Machado De Lucca
Universidade Federal de Rondônia
Biografia
Marli Dias de Souza Pinto
Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Elizete Vieira Vitorino
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Biografia

Publicado 02-01-2019

Palavras-chave

  • Competência em informação,
  • Educação de usuários,
  • Usuário da Informação

Como Citar

De Lucca, D. M., Pinto, M. D. de S., & Vitorino, E. V. (2019). Educação de usuários e competência em informação: interlocuções teóricas e práticas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(1), 170–193. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1160

Resumo

Artigo de reflexão que aborda interlocuções entre a educação de usuários e o movimento da competência em informação. Para atingir o objetivo, apresenta a evolução histórica e conceitual do “usuário da informação” e das temáticas da educação de usuários e da competência em informação, em nível nacional e mundial. Ainda, apresenta elementos próximos à educação de usuários e à competência em informação, que são os estudos de usuários da informação e de comportamento de usuários. A realização dessa tarefa inclui um levantamento bibliográfico da literatura nas línguas portuguesa e inglesa disponível em bases de dados nacionais e internacionais. A partir da literatura apresentada, a pesquisa identificou congruência conceitual entre as duas esferas, na ocasião em que ambas promovem o aprendizado autônomo e independente ao longo da vida por meio do desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores relacionados à utilização dos recursos e fontes de informação. Uma tênue dessemelhança foi evidenciada na gênese dos movimentos, na representação do ambiente da biblioteca e na noção da avaliação da informação. Ao final, conclui-se que ambos os movimentos associam a Biblioteconomia e a Ciência da Informação ao papel educacional dos bibliotecários e das bibliotecas e à construção de uma sociedade livre e democrática.