v. 14 (2018): Número especial de 45 anos
Edição Comemorativa de 45 anos

Desenvolvimento e disseminação do ensino de Biblioteconomia no Brasil e em São Paulo: uma análise espaço-temporal

Ágata Nelza Gomes de Souza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Biografia

Publicado 09-09-2018

Palavras-chave

  • Ensino. Biblioteconomia. Brasil. São Paulo. FESPSP.

Como Citar

Souza, Ágata N. G. de. (2018). Desenvolvimento e disseminação do ensino de Biblioteconomia no Brasil e em São Paulo: uma análise espaço-temporal. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14, 195–219. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1091

Resumo

Discorre, através do viés histórico, sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil e traz à tona um recorte mais específico sobre a prática no contexto paulistano.  Denota os primórdios do ensino biblioteconômico no país, relacionando-o à presença religiosa no Brasil colonial e sua relação com a prática da “guarda do saber”. Trata também do processo de transformação ocorrido nas bibliotecas e sobre seu ensino humanista – sobretudo, no ambiente da Biblioteca Nacional –, que aos poucos foi substituído por um enfoque mais técnico – oriundo da conjuntura norte-americana. O encadeamento histórico apresentado tem como desfecho a disseminação do ensino de Biblioteconomia por vários estados brasileiros, com destaque para São Paulo. Converge para uma reconstrução do desenvolvimento institucional da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação localizada na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo –  FaBCI/FESPSP – desde sua fundação em 1940, construindo uma análise temporal das principais mudanças no formato do ensino de Biblioteconomia da instituição.