Desenvolvimento e disseminação do ensino de Biblioteconomia no Brasil e em São Paulo: uma análise espaço-temporal

Ágata Nelza Gomes de Souza

Resumo


Discorre, através do viés histórico, sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil e traz à tona um recorte mais específico sobre a prática no contexto paulistano.  Denota os primórdios do ensino biblioteconômico no país, relacionando-o à presença religiosa no Brasil colonial e sua relação com a prática da “guarda do saber”. Trata também do processo de transformação ocorrido nas bibliotecas e sobre seu ensino humanista – sobretudo, no ambiente da Biblioteca Nacional –, que aos poucos foi substituído por um enfoque mais técnico – oriundo da conjuntura norte-americana. O encadeamento histórico apresentado tem como desfecho a disseminação do ensino de Biblioteconomia por vários estados brasileiros, com destaque para São Paulo. Converge para uma reconstrução do desenvolvimento institucional da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação localizada na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo –  FaBCI/FESPSP – desde sua fundação em 1940, construindo uma análise temporal das principais mudanças no formato do ensino de Biblioteconomia da instituição.


Palavras-chave


Ensino. Biblioteconomia. Brasil. São Paulo. FESPSP.

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