v. 14 (2018): Número especial de 45 anos
Edição Comemorativa de 45 anos

A contribuição dos SNBUs para o desenvolvimento da competência em informação: desafios e conquistas das bibliotecas e dos bibliotecários.

Gabriela Belmont de Farias
Universidade Federal do Ceará
Biografia
Eliene Gomes Vieira Nascimento
Universidade Federal do Ceará
Biografia
Michele Maia Mendonça Marinho
Universidade Federal do Ceará
Biografia
Neiliane Alves Bezerra
Universidade Federal do Ceará
Biografia

Publicado 09-09-2018

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Bibliotecário,
  • Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.

Como Citar

Farias, G. B. de, Vieira Nascimento, E. G., Marinho, M. M. M., & Bezerra, N. A. (2018). A contribuição dos SNBUs para o desenvolvimento da competência em informação: desafios e conquistas das bibliotecas e dos bibliotecários. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14, 139–153. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1086

Resumo

A contemporaneidade em que vivemos, nos leva  a refletir e aprofundar a discussão sobre os novos papeis e valores da informação no desenvolvimento científico e tecnológico nas diversas áreas principalmente na Biblioteconomia e Ciência da Informação. O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) está consolidado como um dos maiores fóruns de discussão dos profissionais da área de informação. Ao longo de seus 40 anos, esse evento tornou-se o espaço propício à reflexão, debate, produção de conhecimento e informação. Promovendo o intercâmbio de informação e aproximação entre profissionais dos mais diversos estados do Brasil e até do exterior. Nesse sentido o artigo proposto tem o objetivo de apresentar e delinear a memória científica dos aspectos explorados sobre as práticas e pesquisas relacionadas à Competência em Informação (CoInfo), limitando-se ao período de tempo de 2004 a 2016, tendo como fonte de informação os anais do SNBU. Verificamos que as temáticas abordadas nos trabalhos publicados possuem uma abordagem de pró-atividade na qual o bibliotecário e a biblioteca estão assumindo o seu papel de forma ativa, saindo da invisibilidade por meio de sua atuação na oferta de produtos e serviços que têm como matéria-prima a informação.