A Coleção Memória da Biblioteconomia e a epistemologia histórica dos estudos biblioteconômico-informacionais no Brasil: sobre coleções bibliográficas como fatos epistêmicos
Publicado 09-09-2018
Palavras-chave
- Coleção Memória da Biblioteconomia. Biblioteca Nacional do Brasil. Epistemologia histórica. Coleção bibliográfica. Fato epistêmico.
Como Citar
Copyright (c) 2018 Gustavo Silva Saldanha, Amanda Salomão, Diogo Xavier da Mata, Caio Cabral
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Resumo
Fruto de um estudo mais amplo, interessado no percurso que vai da preservação à apropriação epistemológica da Coleção, a reflexão dialoga, na perspectiva teórica, com Didi-Huberman e a condição de “vazio” das obras de arte, transportada aqui para um modo de ver e de apreender o desafio epistemológico-historiográfico que as obras, em sua singularidade, e a Coleção, em sua pretensa unidade, nos prova e nos inquieta. Do mesmo modo, trata-se de abordar a coleção bibliográfica como um fato epistêmico, capaz de desvelar a epistemologia histórica de um campo e atuar como argumento crítico a uma economia política da substancialização da noção de informação no campo. Neste sentido, o estudo ilumina a Coleção Memória da Biblioteconomia, sediada na Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, fruto da doação da Fundação Biblioteca Nacional. A Coleção refere-se objetivamente à composição de ferramentas didáticas para o primeiro curso de Biblioteconomia do Brasil, constituído em 1911. No plano empírico, o estudo discute a singularidade inicial da Coleção a partir de sua manifestação descritiva, tendo como elementos observáveis o tempo, a temática e as autorias. As primeiras impressões conclusivas demonstram a configuração deste vazio, fundado desde a ausência de estudos sobre a Coleção à dinâmica labiríntica do acervo inexplorado. Porém, ao mesmo tempo, o percurso reconhece a construção singular de um fragmento fundamental da epistemologia histórica em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil, capaz de revelar uma cultura do pensamento e das práticas de ensino no campo pouco refletidas.