v. 15 n. 1 (2019)
Artigos

Mapeamento dos Grupos de Pesquisa que atuam com Gestão do Conhecimento no Brasil

Rodrigo Antonio Coxe
Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.
Biografia
Micherlangela Barroso Rocha
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Biografia
Wanda Machado Hoffmann
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Biografia

Publicado 02-01-2019

Palavras-chave

  • Gestão do Conhecimento,
  • Grupos de Pesquisa,
  • Diretório de Grupos do CNPq.

Como Citar

Coxe, R. A., Rocha, M. B., & Hoffmann, W. M. (2019). Mapeamento dos Grupos de Pesquisa que atuam com Gestão do Conhecimento no Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(1), 4–23. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1076

Resumo

A Comunidade Científica tem um modo peculiar de organização. Observado pelas diversas bases de dados científicos existentes para alocar o conhecimento produzido ao longo do tempo além de plataformas específicas para acessar currículos de pesquisadores e\ou de um grupo deles. Assim, o artigo descreve um panorama geral dos Grupos de Pesquisa em Gestão do Conhecimento que estão presentes no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A área de conhecimento que inclui os estudos da Gestão do Conhecimento, envolve a criação, registro, compartilhamento e disseminação dos conhecimentos organizacionais e diversos autores investem esforços em compreenderem seus conceitos e práticas. Em seu escopo, o artigo traz uma breve discussão sobre Grupos de Pesquisa, a descrição sumária do Diretório dos Grupos de Pesquisa, conceitos fundamentais de Gestão do Conhecimento, aspectos metodológicos envolvidos na coleta dos dados, utilizando-se a expressão de busca Gestão do Conhecimento, e foram recuperados 350 grupos no diretório e, a seguir realizou-se as análises e comparações. As regiões geográficas onde os Grupos de pesquisa de concentram são a Sudeste e Sul, e os Estados da Federação são Santa Catarina e São Paulo. Dentre as grandes áreas do conhecimento os Grupos de pesquisa estão na área de Ciências Sociais Aplicadas e em áreas básicas do conhecimento como Ciência da Informação, Direto e Administração. Assim, esta pesquisa permitiu conhecer alguns aspectos dos grupos de pesquisa em Gestão do Conhecimento no Brasil.