v. 4 n. 2 (2008)
Artigos

Tecnologias e ferramentas gratuitas da Internet e sua aplicação aos programas de aprimoramento profissional à distância de equipes em bibliotecas universitárias

Monica Alves Moreira Bucci
Biografia
Patrícia da Silva Meneghel
Biografia

Publicado 20-05-2009

Como Citar

Bucci, M. A. M., & Meneghel, P. da S. (2009). Tecnologias e ferramentas gratuitas da Internet e sua aplicação aos programas de aprimoramento profissional à distância de equipes em bibliotecas universitárias. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 4(2), 52–63. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/106

Resumo

Para que os programas de aprimoramento profissional, que utilizam a metodologia a distância, transmitam de forma eficiente e eficaz o seu conteúdo, faz-se necessário utilizar tecnologias e ferramentas apropriadas que otimizem o processo de aprendizagem. Em educação à distância, tecnologias são consideradas recursos que propiciam a comunicação humana, a transmissão de informações, a geração e a disseminação de conhecimentos, como forma de facilitar o processo de aprendizado e estimular a colaboração e interação entre os envolvidos. A realização desse trabalho envolveu uma pesquisa para identificar tecnologias e ferramentas gratuitas da Internet, que pudessem ser utilizadas em um programa de aprimoramento profissional, especialmente para equipes de bibliotecas universitárias. Entre as tecnologias identificadas, destacam-se: Moodle, TelEduc, AulaNet e e-ProInfo. Dentre as ferramentas, salientamos: Voki, ISSUU, You Tube, Flickr e Stripcreator. O planejamento de programas de aprimoramento profissional deve ser meta permanente, pois contribui para capacitar as equipes no processo contínuo de transformação de bibliotecas em um ambiente de aprendizagem e construção do conhecimento. A seleção de tecnologias e ferramentas, assim como a maneira adequada de utilizá-las é que irão garantir o sucesso desses programas, especialmente no que diz respeito ao foco desse artigo - aprimoramento para equipes de bibliotecas universitárias.