v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 1 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador

Jaqueline Costa Castilho Moreira
Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Sociedade da Informação. Biblioteca. Inovações Pedagógicas,
  • Ensino não Formal,
  • Estratégias de Pesquisa.

Como Citar

Moreira, J. C. C., & Vanalli, T. R. (2017). Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 584–597. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042

Resumo

Acessar de forma responsável e consciente a informação, maximizando seu uso com senso ético é uma problemática que precisa ser discutida na sociedade do século XXI. Daí a necessidade de disseminação das estratégias de competências informacionais em âmbito educacional formal e não formal. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de ensino não formal e aprendizagens obtidas com um ciclo de formação disponibilizado pela parceria entre a biblioteca e uma docente sobre este conceito. Ocorrida na biblioteca de uma instituição pública de ensino superior paulista, entre janeiro/fevereiro de 2017; a formação utilizou vários recursos pedagógicos, desde os tradicionais, como exposição didática em power point e banners como também dinâmicas de grupo e a participação em jogos virtuais de forma a estimular a pro-atividade dos cursistas frente aos conhecimentos tratados no ciclo. A experiência gerou recursos e material didático, bem como expectativas dos participantes sobre as próximas edições. Observou-se nas falas dos graduandos que o curso atendeu as expectativas de ampliação de conhecimentos, de aprimoramento das estratégias e de suas aplicações de forma crítica, ativa e criativa, não somente nos trabalhos acadêmicos, mas como forma de enfrentamento das situações cotidianas.