Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador

Jaqueline Costa Castilho Moreira, Tereza Raquel Vanalli

Resumo


Acessar de forma responsável e consciente a informação, maximizando seu uso com senso ético é uma problemática que precisa ser discutida na sociedade do século XXI. Daí a necessidade de disseminação das estratégias de competências informacionais em âmbito educacional formal e não formal. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de ensino não formal e aprendizagens obtidas com um ciclo de formação disponibilizado pela parceria entre a biblioteca e uma docente sobre este conceito. Ocorrida na biblioteca de uma instituição pública de ensino superior paulista, entre janeiro/fevereiro de 2017; a formação utilizou vários recursos pedagógicos, desde os tradicionais, como exposição didática em power point e banners como também dinâmicas de grupo e a participação em jogos virtuais de forma a estimular a pro-atividade dos cursistas frente aos conhecimentos tratados no ciclo. A experiência gerou recursos e material didático, bem como expectativas dos participantes sobre as próximas edições. Observou-se nas falas dos graduandos que o curso atendeu as expectativas de ampliação de conhecimentos, de aprimoramento das estratégias e de suas aplicações de forma crítica, ativa e criativa, não somente nos trabalhos acadêmicos, mas como forma de enfrentamento das situações cotidianas.


Palavras-chave


Sociedade da Informação. Biblioteca. Inovações Pedagógicas; Ensino não Formal; Estratégias de Pesquisa.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br