A Reestruturação do Setor de Periódicos de uma Biblioteca Universitária: relato da elaboração e implantação do serviço “Alertas"

Morgana Ramos Albuquerque, samuel Wesley Milfont Castro

Resumo


Apresenta a evolução da comunicação científica, desde a criação dos periódicos científicos até sua crise, evidenciando os impactos causados em acervos e na rotina de Bibliotecas Universitárias. Dentre os impactos abordados está o desuso de títulos em suporte físico, resultado das mudanças causadas pelo uso cada vez mais difundido de periódicos eletrônicos, além reposicionamento do mercado editorial na oferta de materiais impressos. Diante da problemática, o objetivo deste artigo é apresentar estratégias para redefinição de serviços de biblioteca considerando o baixo uso e a escassez de títulos impressos de periódicos. Para isso, faz o relato da necessidade da Universidade de Fortaleza, analisando seus serviços existentes e potenciais clientes para a Biblioteca na instituição. Como resultado, apresenta o objetivo, metodologia, execução e monitoramento do serviço alertas, descrevendo sua concepção e implantação pelo setor de periódicos da Universidade de Fortaleza.


Palavras-chave


Biblioteca Universitária. Serviço de Biblioteca. Periódicos Eletrônicos. Crise dos Periódicos

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br