Publicado
23-12-2017
Palavras-chave
- Leitura,
- Estudantes do Ensino Médio,
- Biblioteca escolar
Resumo
Mapeia as preferências de leitura dos estudantes do Ensino Médio pertencentes a uma rede confessional no Paraná, afim de criar novos serviços na biblioteca escolar. Apresenta uma análise das características da adolescência e como o adolescente da Geração Z está se comportando quanto ao uso dos recursos digitais para a realização de suas leituras. A pesquisa realizada é quantitativa e coletou a opinião de um grupo de 350 estudantes que fizeram empréstimos na biblioteca durante o ano. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário fechado feito no formulário do Google, onde os alunos puderam responder online. Dos resultados obtidos foi possível traçar o seguinte perfil destes estudantes: eles têm 15 anos, em plena adolescência, ainda gostam de ler no suporte tradicional, preferindo livros a outros materiais e leem 1 ou 2 títulos por bimestre. Em relação ao ambiente digital, leem livros no formato PDF, tendo como preferência o romance e 51% deles possui aplicativos de leitura nos dispositivos móveis. Verificou-se que os estudantes veem a leitura em suportes digitais como um meio de aumentar a cultura de modo geral. Com este perfil a equipe da biblioteca escolar pode desenvolver serviços que envolvam estes adolescentes e suas preferências de leitura.