Preferências de leitura dos estudantes de ensino médio

Raquel Pinto Correia

Resumo


Mapeia as preferências de leitura dos estudantes do Ensino Médio pertencentes a uma rede confessional no Paraná, afim de criar novos serviços na biblioteca escolar. Apresenta uma análise das características da adolescência e como o adolescente da Geração Z está se comportando quanto ao uso dos recursos digitais para a realização de suas leituras. A pesquisa realizada é quantitativa e coletou a opinião de um grupo de 350 estudantes que fizeram empréstimos na biblioteca durante o ano. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário fechado feito no formulário do Google, onde os alunos puderam responder online. Dos resultados obtidos foi possível traçar o seguinte perfil destes estudantes: eles têm 15 anos, em plena adolescência, ainda gostam de ler no suporte tradicional, preferindo livros a outros materiais e leem 1 ou 2 títulos por bimestre. Em relação ao ambiente digital, leem livros no formato PDF, tendo como preferência o romance e 51% deles possui aplicativos de leitura nos dispositivos móveis. Verificou-se que os estudantes veem a leitura em suportes digitais como um meio de aumentar a cultura de modo geral. Com este perfil a equipe da biblioteca escolar pode desenvolver serviços que envolvam estes adolescentes e suas preferências de leitura.

Palavras-chave


Leitura; Estudantes do Ensino Médio; Biblioteca escolar

Texto completo:

PDF PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br