v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

Criação, implantação e avaliação de um programa de competência em informação em alunos do ensino fundamental

Daniela Spudeit
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Biografia
Nathália Romeiro
Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia - IBICT
Biografia
Alanna Freitas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Biografia
Cláudia Souza
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Biografia
Victor Rosa
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Programa de Competência em Informação,
  • Biblioteca Escolar,
  • Ensino Fundamental

Como Citar

Spudeit, D., Romeiro, N., Freitas, A., Souza, C., & Rosa, V. (2017). Criação, implantação e avaliação de um programa de competência em informação em alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 885–906. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1001

Resumo

Apresenta o projeto de extensão ‘Competência em Informação: implementação e avaliação de um programa para o âmbito escolar’, desenvolvido por docentes e discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Colégio Pedro II, escola pública federal localizada na cidade do Rio de Janeiro. O projeto objetivou criar, implementar e avaliar um programa de Competência em Informação em escola pública com alunos de ensino fundamental. Consiste em uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental que busca subsídios teóricos nas diretrizes, padrões, programas existentes, entre outras fontes. Descreve o processo de elaboração do programa, alinhado a missão da instituição e aprimorado com a equipe da biblioteca e professores, que visou o desenvolvimento da competência em informação nos educandos do sexto ano. O projeto teve como tema as Olimpíadas e foi dividido em seis ações para serem realizadas em diferentes espaços educativos da instituição. Buscou-se desenvolver diferentes competências relacionadas à identificação das necessidades informacionais, busca, avaliação, análise e síntese da informação pelo uso de diferentes estratégias. Observa-se que os objetivos foram alcançados, porém a equipe observou pontos que devem ser melhorados para envolver mais os professores na realização de algumas atividades, além disso, o programa necessita de uma carga horária tempo maior para execução e avaliação.