Criação, implantação e avaliação de um programa de competência em informação em alunos do ensino fundamental
Publicado 23-12-2017
Palavras-chave
- Competência em Informação,
- Programa de Competência em Informação,
- Biblioteca Escolar,
- Ensino Fundamental
Como Citar
Copyright (c) 2017 Nathália Romeiro, Daniela Spudeit, Alanna Freitas, Cláudia Souza, Victor Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
Apresenta o projeto de extensão ‘Competência em Informação: implementação e avaliação de um programa para o âmbito escolar’, desenvolvido por docentes e discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Colégio Pedro II, escola pública federal localizada na cidade do Rio de Janeiro. O projeto objetivou criar, implementar e avaliar um programa de Competência em Informação em escola pública com alunos de ensino fundamental. Consiste em uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental que busca subsídios teóricos nas diretrizes, padrões, programas existentes, entre outras fontes. Descreve o processo de elaboração do programa, alinhado a missão da instituição e aprimorado com a equipe da biblioteca e professores, que visou o desenvolvimento da competência em informação nos educandos do sexto ano. O projeto teve como tema as Olimpíadas e foi dividido em seis ações para serem realizadas em diferentes espaços educativos da instituição. Buscou-se desenvolver diferentes competências relacionadas à identificação das necessidades informacionais, busca, avaliação, análise e síntese da informação pelo uso de diferentes estratégias. Observa-se que os objetivos foram alcançados, porém a equipe observou pontos que devem ser melhorados para envolver mais os professores na realização de algumas atividades, além disso, o programa necessita de uma carga horária tempo maior para execução e avaliação.