v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar

Leandro da Conceição Borges
Universidade Federal de Minas Gerais
Bruna Beltrão Belinato
Fundação Oswaldo Cruz
Cícera Henrique da Silva
Fundação Oswaldo Cruz
Maria Cristina Soares Guimarães
Fundação Oswaldo Cruz

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Formação continuada,
  • Bibliotecário,
  • Lato sensu,
  • Biblioteconomia

Como Citar

Borges, L. da C., Belinato, B. B., da Silva, C. H., & Guimarães, M. C. S. (2017). A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2538–2550. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1000

Resumo

A formação continuada é um dos princípios essenciais para o aprimoramento das carreiras profissionais, principalmente para a atualização profissional. O bibliotecário possui diversas alternativas de qualificação, tendo em vista a sua formação de caráter polissêmico, tais como especializações, mestrados acadêmicos ou profissionais e doutorado uma vez que em qualquer nicho mercadológico, a informação, principal objeto de trabalho do bibliotecário, está inserida. Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do bibliotecário em um curso lato sensu multidisciplinar, no Rio de Janeiro, durante os anos de 2004 a 2016, e as temáticas utilizadas pelos mesmos para a elaboração dos seus trabalhos de conclusão de curso. A análise documental verificou a relação dos alunos matriculados e os trabalhos de conclusão de curso. Foi realizada uma categorização que buscou sintetizar os principais objetivos presentes nos trabalhos. Foi possível constatar que dos 171 alunos matriculados, 63 são bibliotecários, representando 36,8% do total, e as temáticas utilizadas estão de acordo com as que a área da Biblioteconomia utiliza, alinhadas com as mudanças informacionais presentes na sociedade.