Edição Especial de 45 Anos

Em virtude dos 45 anos do lançamento do volume 1, número 1, em 1973, da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, convidamos os autores para a submissão de originais para compor um fascículo especial a ser lançado em 12 de março de 2018. Serão aceitos trabalhos submetidos até 01 de fevereiro que versem sobre transformações sociais, econômicas, políticas, culturais e tecnológicas (nacional e internacionalmente) no contexto das bibliotecas, dos cursos de Biblioteconomia e das associações de bibliotecários ao longo destes 45 anos. No momento da submissão, é necessário escolher a seção “Edição Especial 45 anos”.

Diferentes facetas podem ser exploradas para este dossiê compreendendo os contextos supracitados. Abaixo elencamos algumas delas, mas motivamos os autores para que possam explorar ainda outras.

- Quatro décadas de contexto informacional;

- Evolução do perfil profissional do bibliotecário brasileiro;

- Atuação histórica das associações brasileiras de bibliotecários;

- Acesso à informação: dos resquícios da censura ao Marco Civil da Internet;

- A ascensão das Escolas de Biblioteconomia;

- Influência das tecnologias de informação e de comunicação no ambiente das bibliotecas e na formação profissional do bibliotecário;

- Os grandes pensadores brasileiros e suas contribuições para a área neste e deste período;

- Evolução, inovação e desafios do ambiente escolar e sua relação com as bibliotecas;

- Memórias e reflexões: sobre os desafios e conquistas das bibliotecas, dos bibliotecários e das associações.

Além do Dossiê, a Revista continua aberta para submissões de artigos para os próximos fascículos (a partir de 2018, com periodicidade quadrimestral).