v. 17 (2021)
Artigos

Percepções sobre a narrativa na comunicação científica jurídica: análise da base de dados do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito

Rayara Bastos Barreto
Universidade Federal do Ceará/ Mestranda em Ciência da Informação
Biografia
Maria Giovanna Guedes Farias
Universidade Federal do Ceará/ Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará.
Biografia
Virginia Bentes Pinto
Universidade Federal do Ceará / Professora Titular da Universidade Federal do Ceará-UFC.
Biografia
Priscila Barros David
Universidade Federal do Ceará/ Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC).
Biografia
Jefferson Veras Nunes
Universidade Federal do Ceará/ Professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC). Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC) e coordenador da Linha de Pesquisa Mediação e Gestão da informação e do conhecimento.
Biografia

Publicado 08-12-2021

Palavras-chave

  • Ciência da Informação - Direito. Mediação da informação. Direito - Literatura.

Como Citar

Barreto, R. B., Farias, M. G. G., Pinto, V. B., David, P. B., & Nunes, J. V. (2021). Percepções sobre a narrativa na comunicação científica jurídica: análise da base de dados do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1575

Resumo

Enuncia os diálogos interdisciplinares entre as áreas do Direito, Literatura e Ciência da Informação, perscrutando a face narrativa no cenário jurídico que tem papel relevante entre o mundo dos fatos, da realidade, do humano e suas ações. Objetiva analisar o Grupo de Trabalho (GT) “Direito, Literatura e Arte” da base de dados do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), a fim de identificar a manifestação dialógica, entre essa áreas, predominante no discurso dos operadores jurídicos. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, ao examinar artigos e resumos expandidos, no período de 2015 a 2020 do mencionado GT. Para a investigação recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento das categorias percepções dialógicas e contribuições literárias, as quais possibilitaram verificar que a manifestação predominante foi o Direito na Literatura, que recorre ao uso de obras literárias como referencial teórico para análise do Direito. Os resultados ainda apontam que o livro foi a fonte de informação mais utilizada para construção dos artigos científicos e os autores nacionais mais citados foram Jorge Amado, Clarice Lispector, Machado de Assis e Graciliano Ramos, e os internacionais foram Shakespeare, George Orwell, Gabriel Garcia Marques e Erika Leonard James. Conclui-se que a literatura, independentemente de qual área jurídica dialogue, humaniza o Direito por meio da arte da palavra escrita, mediada, compartilhada por meio de uma linguagem acessível que clarifica temáticas complexas, que são apresentadas na comunicação jurídica.