v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 1 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

“Faróis de Alexandria: Informação, Ciência e Cultura na Biblioteca”: um movimento pela Competência em Informação na escola

Carlos Robson Souza da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Competência em Informação. Faróis da Sociedade da Informação.

Como Citar

Silva, C. R. S. da. (2017). “Faróis de Alexandria: Informação, Ciência e Cultura na Biblioteca”: um movimento pela Competência em Informação na escola. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 153–169. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/844

Resumo

Trata-se de um relato das experiências vividas durante o I Faróis de Alexandria: Informação Ciência e Cultura na Biblioteca, que ocorreu em junho de 2017, no IFCE, campus Cedro. O evento é uma ação sistemática em prol do desenvolvimento de Competência em Informação, baseando-se no documento Faróis da Sociedade da Informação (IFLA;UNESCO, 2005). Objetiva apresentar a necessidade de que sejam abertos espaços nas bibliotecas para que ações de desenvolvimento de Competência em Informação sejam realizadas no contexto escolar e acadêmico. Tem como objetivos específicos propor meios para que se instiguem os alunos a desenvolverem sua competência em informação, indicar a necessidade de abrir a biblioteca como espaço de discussão para temas relevantes para a sociedade e para a formação do indivíduo e socializar o termo de Competência em Informação no ambiente escolar. Teve como resultados: socialização do termo Competência em Informação no IFCE, campus Cedro e participação de professores, alunos e técnico-administrativos de maneira interdisciplinar na compreensão dos processos informacionais. Conclui que as ações voltadas para a promoção e socialização da Competência em Informação nas bibliotecas devem ser continuamente realizadas, visando mostrar o papel educativo da biblioteca e a necessidade dessas unidades de informação atuar na formação holística do aluno.