v. 15 n. 2 (2019)
Artigos

Mediação de informações e competências no setor de referências de bibliotecas universitárias

Maria Giovanna Guedes Farias
Universidade Federal do Ceará
Biografia
Andreza Conceição da Silva
Universidade Federal do Ceará
Biografia

Publicado 08-05-2019

Palavras-chave

  • Setor de referência,
  • Bibliotecas universitárias,
  • Bibliotecário,
  • Competências em informação.

Como Citar

Farias, M. G. G., & Silva, A. C. da. (2019). Mediação de informações e competências no setor de referências de bibliotecas universitárias. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(2), 335–357. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1216

Resumo

Apresenta os resultados de pesquisa realizada junto a bibliotecários que atuam no setor de referência de bibliotecas universitárias. Objetivou-se desenvolver competências em informação nesses profissionais por meio de uma ação formativa, a fim de proporcionar o estabelecimento de habilidades de mediador da informação em suas atividades laborais. Os pressupostos metodológicos utilizados foram: abordagem qualitativa, método pesquisa participante e técnica de observação não participante. Os dados foram coletados por meio de roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo, e tratados pela técnica análise do conteúdo com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que a formação ministrada para os participantes da pesquisa contribuiu para o repensar e o refletir sobre as ações, conhecimentos, habilidades e atitudes que envolvem as atividades do serviço de referência. Salienta-se que a troca de experiências entre os bibliotecários, oportunizada pela formação, e ainda, a exposição e discussão de conhecimentos teóricos da área e próprios do setor de referência, propiciaram um maior entendimento acerca das questões inerentes a este espaço, bem como o fortalecimento da práxis e da atuação do bibliotecário numa perspectiva de aprofundar sua relação com o usuário de modo a melhor atendê-lo. Conclui-se que é fundamental se ter profissionais providos de competências técnicas e comportamentais, que estimulem o usuário a retornar e a prosseguir na busca e na produção do conhecimento.