v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 1 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Desafios da biblioteca diante das redes sociais no processo de formação de leitores

Marcos Pastana Santos
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Biografia
Jurema Rosa Lopes
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - UNIGRANRIO
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Formação de leitores,
  • Conhecimento,
  • Redes sociais,
  • Cultura digital.

Como Citar

Santos, M. P., & Lopes, J. R. (2017). Desafios da biblioteca diante das redes sociais no processo de formação de leitores. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 303–317. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/905

Resumo

Este trabalho procura refletir sobre os impactos da cultura digital na formação do leitor. Para se ter biblioteca que proporcione ao usuário não apenas conforto, mas informação utilitária para sua vida, para seus estudos é necessário pensarmos na formação deste leitor – bibliotecário ou usuário- crítico, dinâmico, que consegue decifrar as informações manipuladas por veículos de comunicação. Numa abordagem qualitativa de pesquisa, buscamos em 27 periódicos do Portal de Periódicos da Capes, artigos no campo da biblioteconomia e das ciências sociais.  Nos apoiamos também nas ideias de Buckland (1991) sobre o conceito de informação, Burke (2012) sobre a sociologia do conhecimento e para debater as questões sociais do mundo virtual, nas ideias do sociólogo Bauman (2006). Nosso campo de investigação é sobre a formação de leitores no ambiente das bibliotecas escolares brasileiras. Os resultados evidenciam que de se oferecer informação ou de se realizar um levantamento bibliográfico, não forma um cidadão leitor. Não basta disponibilizar informações, se faz necessário capacitar o usuário a buscar de forma autônoma a informação em sites confiáveis. Concluímos que a leitura é primordial para o desenvolvimento da competência informacional, a biblioteca com o auxílio dos profissionais, pode proporcionar ações educativas que promovam uma educação interativa.