v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas

Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias

Juliana Soares Lima
Universidade Federal do Ceará
Biografia
Izabel Lima dos Santos
Universidade Federal do Ceará
Biografia
Francisco Edvander Pires Santos
Universidade Federal do Ceará
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Google Classroom,
  • Educação a distância,
  • Biblioteca universitária,
  • Educação de usuários,
  • Ambiente virtual de aprendizagem

Como Citar

Lima, J. S., Santos, I. L. dos, & Santos, F. E. P. (2017). Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1511–1535. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1044

Resumo

Discute a realização de treinamentos à distância ofertados em caráter experimental por duas bibliotecas universitárias que utilizaram o Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem. Justifica a escolha dessa ferramenta em virtude de fatores que dificultaram a instituição a adotar a sua própria plataforma de Educação a Distância (EaD), porém, reforça que, futuramente, o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade poderá ser utilizado para os treinamentos nessa modalidade. Ratifica a flexibilidade que a EaD proporciona aos interessados em participar dos treinamentos oferecidos pelas bibliotecas, na medida em que permite ao aluno escolher dia e horário para acessar a plataforma. Apresenta os dados quantitativos da avaliação feita pelos alunos de um dos treinamentos EaD ministrados pela equipe de bibliotecários, na tentativa de demonstrar a preferência dos participantes por cursos EaD, se comparados aos presenciais, bem como o grau de satisfação para com o conteúdo ministrado. Conclui que o diferencial da produção de conteúdo para esses treinamentos foi a preparação de material didático produzido a partir das dúvidas trazidas pelos próprios usuários das bibliotecas no atendimento e nos treinamentos presenciais.