Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://rbbd.febab.org.br/rbbd <p>A Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação é o segundo periódico mais antigo ainda em atividade da Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiras, de responsabilidade da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, desde 1973. Adota o formato de publicação contínua, com um volume anual.</p> pt-BR <span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span><br /><br /><ol type="a"><ol type="a"><li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.<br /><br /></li><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.<br /><br /></li><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</li></ol></ol> rbbd@febab.org.br (FEBAB) jorge.exlibris@gmail.com (Dr. Jorge Moisés Kroll do Prado) Tue, 21 Feb 2023 10:25:51 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Contribuições da cultura informacional para o processo de reestruturação e mudança empresarial https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1878 <div> <p class="LO-normal">A gestão da informação tornou-se um diferencial competitivo nas organizações, devido sua importante função de dispor de informação que realmente possua significado para a gestão organizacional, além de contribuir no direcionamento das metas e perpetuidade da organização. A compreensão da cultura informacional permite que a organização reformule a gestão de seu ambiente informacional e seus resultados. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo geral compreender a cultura informacional e seus efeitos na reestruturação e na mudança, com foco nos resultados organizacionais. O método de pesquisa selecionado para desenvolvimento do trabalho foi o descritivo de abordagem qualitativa por meio da revisão de literatura narrativa, não sistemática e não exaustiva. Concluiu-se que a cultura informacional está presente em todo o processo de reestruturação empresarial, sendo um importante recurso para a empresa<a name="__DdeLink__1109_698607046"></a></p> </div> Luana Maia Woida, Danielle Cristine da Silva Levorato, Marinês Santana Justo Smith Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1878 Sat, 18 Mar 2023 00:00:00 -0300 Indústria 4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1961 <p style="font-weight: 400;">Apresenta o conceito de indústria 4.0 (I4.0) e problematiza o impacto social e econômico decorrente de suas dimensões de aplicação. Segue apresentando a importância da informação e dos dados neste reordenamento social e tecnológico. Discutir como a aplicação dos princípios e ideias da I4.0 afetam as práticas bibliotecárias e o contexto produtivo da biblioteca. Outrossim, apresenta de maneira sintética as modificações que os programas de ensino de Biblioteconomia precisarão empregar para responder aos desafios da competência do bibliotecário no contexto da quarta revolução industrial. Utiliza uma <em>quasi-systematic review</em> como método de pesquisa para apresentar como a literatura nacional e internacional discutem o impacto das aplicações de tecnologias calçadas nos fundamentos da I4.0 sobre as bibliotecas. Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa para análise dos dados e demonstração dos resultados. Evidencia que os princípios da quarta revolução industrial não estão direcionados somente aos processos industriais e produtivos. São aplicados em diferentes setores e processos sociais, inclusive nas bibliotecas. Contextualiza como tecnologias e aplicações como <em>computer vision e optical character recognition, chatbots</em> e robôs poderão ser implementados no que a literatura examinada chama de biblioteca 4.0.O estudo contribui ao demonstrar como a I4.0 pode vir a remodelar as práticas bibliotecárias e chama a atenção para alguns desafios apresentados ao ensino biblioteconômico e aos profissionais no contexto da quarta revolução industrial.</p> Dayanne da Silva Prudencio, Gabriela Mendes Rodriguez Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1961 Thu, 07 Sep 2023 00:00:00 -0300 Apresentação e análise do WorldCat https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1959 <p>As Tecnologias de Informação e Comunicação trouxeram diversas mudanças, inclusive do perfil dos usuários da biblioteca e a forma como realizam suas pesquisas. Os atuais usuários possuem acesso a uma quantidade colossal de informações à distância de um toque na tela. Desse modo, as suas necessidades e expectativas já não podem ser atendidas pelos catálogos das bibliotecas. Neste contexto, o WorldCat surge como uma alternativa para que as coleções das bibliotecas fiquem expostas na Web e sejam descobertas mais facilmente por seus usuários. Com interface simples, amigável e intuitiva, o WorldCat permite que o usuário busque, recupere e acesse informações de qualidade em diversas fontes de dados interconectadas. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi apresentar e analisar a nova interface do usuário do WorldCat e suas funcionalidades. A pesquisa classifica-se como bibliográfica-descritiva de abordagem qualitativa. Além disso, a pesquisa classifica-se como documental, uma vez que se utilizou documentos e informações do site da Online Computer Library Center. Como resultados foram analisados os principais recursos do WorldCat.org, apresentando algumas de suas limitações. Conclui-se, apesar das limitações, que o WorldCat é o melhor catálogo da atualidade, uma vez que oferece acesso às informações de qualidade em diversas fontes de dados interconectadas e proporciona ao usuário experiência mais próxima de suas expectativas, e da realidade de um mundo cada vez mais conectado à Web.</p> Rosangela Galdino, Juliana Galdino, Ana Carolina Simionato Arakaki, Roniberto Morato do Amaral Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1959 Thu, 07 Sep 2023 00:00:00 -0300 Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação para bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1947 <p>Propõe diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação nas pessoas em situação de rua para o acesso e uso de informações em bibliotecas públicas. Caracteriza-se como pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e, exploratória. Quanto aos meios e fins utilizados foi uma pesquisa bibliográfica e envolveu coleta de dados por meio de entrevistas com pessoas em situação de rua atendidas na Passarela da Cidadania pelo Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas (NURREVI), instituição sem fins lucrativos conveniada a Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina. Para tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, apresenta-se as diretrizes baseadas em quatro categorias que envolvem a equipe, a estrutura física das bibliotecas públicas, as parcerias, as necessidades e as dificuldades das pessoas em situação de rua, para que gestores e equipes de bibliotecas públicas possam desenvolver um programa de competência em informação para esse grupo de pessoas. Além disso, apresenta-se também um modelo para desenvolvimento da competência em informação para esse grupo socialmente vulnerável, a partir de seis etapas, pautado na dimensão técnica. Conclui que seja possível instrumentalizar as equipes de bibliotecas públicas para planejar programas de competência em informação direcionados para pessoas em situação de rua. Espera-se que essa pesquisa contribua para minimizar a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua por meio da proposta de ações que podem ser promovidas por bibliotecas públicas no que tange ao acesso e uso da informação para a construção do conhecimento, identidade e autonomia, de modo a permitir a efetiva inclusão social desse grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade social.</p> Daniela Spudeit, Elizete Vieira Vitorino Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1947 Mon, 01 May 2023 00:00:00 -0300 Atendimento ao usuário da biblioteca pública em situação de vulnerabilidade social https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1942 <p>A biblioteca pública desempenha um papel inclusivo ao receber pessoas em situação de vulnerabilidade social, como aquelas em situação de rua, sob a influência de drogas e com doenças mentais. Nesse contexto, algumas bibliotecas públicas, especialmente nos Estados Unidos, têm contratado assistentes sociais para oferecer apoio a esses grupos. Para melhor atendê-los, é preciso conhecer as suas necessidades, como eles veem a biblioteca e o atendimento que recebem. Também é fundamental compreender como bibliotecários e assistentes sociais podem trabalhar em sintonia, compartilhando conhecimentos e dividindo responsabilidades quando o usuário apresenta suas demandas. Assim, propõe-se discutir essa relação profissional a partir de documentos disponíveis na base de dados <em>Web of Science</em> sobre o atendimento de grupos de usuários específicos na biblioteca pública, como pessoas em situação de rua, desempregados e imigrantes. A análise indica que a relação de trabalho entre bibliotecários e assistentes sociais ainda não está bem definida, que muitos bibliotecários consideram não terem sido preparados em sua formação para receber os mais diversos tipos de usuários e que a cooperação entre esses profissionais tende a se limitar ao atendimento de usuários em circunstâncias emergenciais, sem uma maior discussão sobre as interseções entre as suas respectivas áreas do conhecimento.</p> Willian Eduardo Righini de Souza Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1942 Thu, 07 Sep 2023 00:00:00 -0300 A pessoa bibliotecária como agente de combate à desinformação na área da Ciência da Informação https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1929 <p><strong>Introdução:</strong> a ciência da informação, sendo uma área interdisciplinar, teve como marco a revolução tecnológica para que houvessem mudanças e avanços no seu âmbito. Com todo esse aparato, contando também com a interatividade humana, começaram a surgir problemas relacionados ao uso indevido da informação, ocasionando o surgimento da desinformação. Dessa forma, o artigo traz uma perspectiva de como pode ocorrer a atuação do profissional bibliotecário no enfrentamento desse fenômeno. <strong>Metodologia:</strong> foi feito levantamento bibliográfico que visou a busca por trabalhos atuais que mostrassem o cenário dos temas citados. A partir disso, foi feita uma revisão narrativa da literatura, a fim de contextualizar os conceitos sob a perspectiva de diferentes autores. <strong>Desenvolvimento:</strong> obteve-se uma visão ampla sobre como aconteceu o processo evolutivo tecnológico da Ciência da Informação, até chegar ao ponto da existência das problemáticas que levaram até o fenômeno da desinformação e, por fim, chegando nas possibilidades de atuação do bibliotecário frente a isso. <strong>Conclusão:</strong> a pesquisa concluiu que a participação ativa do bibliotecário no combate à desinformação é de extrema importância, já que este possui potencial transformador através da mediação da informação e educação de usuários.</p> Camila Furtado, Thiago Magela Rodrigues Dias Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1929 Tue, 05 Sep 2023 00:00:00 -0300 Políticas de indexação em bibliotecas escolares https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1928 <p>Apresenta uma análise acerca da presença de políticas da indexação em bibliotecas escolares de escolas públicas e privadas. O artigo possui como objetivo geral verificar a presença e a eficácia das políticas de indexação e de bibliotecários em bibliotecas escolares públicas e privadas da cidade de Londrina, no Estado do Paraná. Para tanto, o percurso metodológico inclui o estudo de caso, para compreender as políticas de indexação e a presença de bibliotecários em bibliotecas escolares, e o estudo comparativo para perceber quais as diferenças e possíveis consequências entre as políticas de indexação em bibliotecas escolares públicas e privadas. Foram utilizados como instrumentos coleta de dados um questionário enviado às escolas selecionadas, entrevistas realizadas com os profissionais e observações nas bibliotecas. A partir da pesquisa foi possível constatar nas bibliotecas escolares públicas e privadas de Londrina que integraram o universo pesquisado que a existência da política de indexação não está garantida pela a presença do bibliotecário, uma vez que nenhuma das bibliotecas entrevistadas possui política de indexação. Em complemento se ressalta a necessidade do profissional bibliotecário em todas as bibliotecas escolares, tendo sido observado que a rede estadual não possui o cargo de bibliotecário e, portanto, funcionários que não possuem capacitação adequada atuam nas bibliotecas ou salas de leitura, tornando a organização precária, a mediação quase inexistente e a gestão deficiente, sem a presença de qualquer política que indique quais ações implementar para o bom funcionamento e organização da biblioteca.</p> Eduarda Adiemla Ferreira, Elaine da Silva Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1928 Sun, 03 Sep 2023 00:00:00 -0300 Virtudes e tendências para indicadores de avaliação da Competência em Informação, segundo as dimensões técnica, estética, ética e política https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1922 <p>Neste trabalho, são apresentadas as recomendações da literatura quanto a “virtudes” (características e qualidades dos parâmetros) e, quanto a “tendências” (possibilidades de aplicações e inovações possíveis a indicadores), de acordo com as dimensões da Competência em Informação (técnica, estética, ética e política). Os conteúdos obtidos nas buscas estão agrupados quanto à dimensão técnica (resultados vinculados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); à dimensão estética (resultados vinculados à emoção e inovação); à dimensão ética (resultados vinculados à reflexão crítica); à dimensão política (resultados vinculados ao coletivo, ao social). Considerando os dados obtidos na pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, ISTA e LISTA, foram identificados alguns aspectos históricos e, também possibilidades, virtudes e tendências para indicadores de avaliação da Competência em Informação. Trata-se de um recorte de pesquisa e de alguns aspectos específicos, mas que podem ser úteis para a definição de parâmetros, diretrizes e <em>frameworks</em>. A oportunidade e a responsabilidade de estruturar indicadores para a avaliação da Competência em Informação que integrem de modo equilibrado as dimensões técnica, estética, ética e política, a fim de produzir subsídios para políticas públicas de governo, se apresenta – mais que merecida – em tempos de profunda desinformação.</p> Elizete Vieira Vitorino, Andréia Letícia Johann Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1922 Sun, 03 Sep 2023 00:00:00 -0300 Relações entre informação, empoderamento e discriminação https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1898 <p style="line-height: 100%; margin-top: 0.42cm; margin-bottom: 0.42cm;" align="justify"><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="font-size: small;">Esse trabalho tem como objetivo compreender de que forma ocorre o processo de empoderamento dos membros do grupo de Facebook </span></span><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="font-size: small;"><em>LGBTQI+ Resistência pela Democracia </em></span></span><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="font-size: small;">em um espaço virtual de acesso e uso da informação. Utilizou-se de métodos netnográficos para coleta de dados extraídos via questionário, sendo que obteve-se um total de 153 participantes. Os dados analisados permitem inferir que, no concernente a identificação da população, a maioria dos respondentes são pessoas cisgêneras, homossexuais (gays e lésbicas) e brancos, demonstrando pouca diversidade na amostra populacional. Já quanto ao grau de ensino dos respondentes, uma parte significativa cursa ou já cursou pós-graduação, demonstrando um perfil mais acadêmico dentre os sujeitos analisados. Constatou-se ainda que parte dos participantes sente-se desconfortável em participar de comunidades virtuais LGBTQI+ em razão de discursos discriminatórios que são reproduzidos pelos próprios integrantes do movimento LGBTQI+, bem como um potencial de empoderamento nesses espaços que é prejudicado por tais discriminações, demonstrando a necessidade de que os processos de acesso e uso da informação incluam uma abordagem interseccional que de conta da diversidade de identidades que compõem a comunidade LGBTQI+. </span></span></p> Maurício Coelho da Silva, Ana Maria Mielniczuk de Moura Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1898 Tue, 26 Sep 2023 00:00:00 -0300 Comportamento informacional de mães surdas https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1897 <div> <p class="Standard">A inclusão social de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, como a comunidade surda, e ainda mais vulneráveis, as mães surdas, ainda é baixa no Brasil. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em analisar o Comportamento Informacional de mães surdas. Essa temática constitui importância para a área da CI e para a Biblioteconomia, pois ainda há um número escasso de estudos sobre ela. A pesquisa foi qualitativa (devido à subjetividade do Comportamento Informacional), exploratória (devido ao pouco número de estudos sobre surdez na CI) e descritiva. Ela foi realizada com uma entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas que foram respondidas por mães surdas e contou com quatro participantes, seguindo critérios pré-estabelecidos. A coleta de dados foi realizada virtualmente com a entrevista feita em Libras pela autora da pesquisa. Para garantir os cuidados éticos, foi utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o projeto tramitou pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual de Londrina. Torna-se essencial analisar o Comportamento Informacional e a Mediação da Informação nesse contexto de vulnerabilidade, de forma a compreender as necessidades informacionais de mães surdas. A partir disso, pôde-se perceber que mães surdas possuem particularidades e necessidades de informação distintas (linguística, social e de saúde), que as tornam pertencentes a um grupo social vulnerável.</p> </div> Mariana Augusta Martins Santos, Luciane de Fátima Beckman Cavalcante Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1897 Sun, 03 Sep 2023 00:00:00 -0300 Representação em SKOS da categoria “Organização do Conhecimento e Recuperação da Informação” do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1892 <p>Com o avanço e o desenvolvimento de novas tecnologias computacionais o campo da Organização e Representação do Conhecimento (ORC) tem apresentado avanços consideráveis em relação a orientação de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). Um exemplo prático é o Simple Knowledge Organization System (SKOS), modelo de dados simplificado que representa formalmente um SOC a partir de estruturas conceituais legíveis por máquinas. A pesquisa descreve a representação em SKOS da categoria “Organização do Conhecimento e Recuperação da Informação” do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter teórico-metodológico, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, uma vez que utiliza teorias e procedimentos metodológicos para a formação de estruturas conceituais baseadas em SOC e representadas em SKOS. Foram utilizados como instrumentos: o TBCI na versão PDF e eletrônica; o software XML Copy Editor e o software Diagrams.net. Constatou-se que a partir da representação em SKOS da categoria “Organização do Conhecimento e Recuperação da Informação” foi possível identificar novas possibilidades de enriquecer as representações do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação em um ambiente virtual.</p> Raidan Cruz Silveira, Rogério Aparecido Sá Ramalho Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1892 Mon, 01 May 2023 00:00:00 -0300 Os cursos de graduação na Área de Ciência da Informação no Brasil https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1885 <p style="font-weight: 400;">O Brasil vivenciou uma grande expansão no ensino superior através de diversos programas governamentais nos anos 2000. Houve um aumento na oferta de cursos de graduação, além de instituições de ensino público e privadas em atividade no país. Esse artigo faz parte da pesquisa ‘Perfil de formação e atuação dos docentes brasileiros da área de Ciência da Informação’, que pretende realizar o mapeamento e identificar o perfil dos docentes atuantes nos cursos de graduação em Ciência da Informação, área que contempla os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia. Na primeira etapa da pesquisa, o mapeamento dos cursos, foi realizada uma pesquisa histórico-documental através dos sites institucionais e do Ministério da Educação. Identificaram-se 109 cursos de graduação em atividade na modalidade presencial e à distância, distribuídos em 60 Instituições de Ensino Superior. Os resultados indicam também cursos extintos e em processo de extinção, além dos cursos mais antigos no país. Foram identificados 901 docentes na área, e observou-se disparidade no volume de docentes por instituições. Conclui que a maior concentração de cursos e IES acontece na região Sul e Sudeste e houve aumento considerável na oferta de cursos na modalidade à distância na última década, muitos deles vinculados ao convênio CAPES/UAB/CFB.</p> Silvio Telles dos Santos, Martha Suzana Cabral Nunes, Zaira Regina Zafalon, Samile Andrea de Souza Vanz Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1885 Mon, 25 Sep 2023 00:00:00 -0300 A busca nos índices contemporâneos no ciberespaço https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1881 <p>Atualizar a Taxonomia de Broder (2002), com base nos resultados de uma SERP (<em>Search Engine Results Page</em>) do Google (MAKSIMAVA, 2016), bem como categorizar novos resultados, a partir de tecnologias de busca emergentes, na Taxonomia citada. Percebe-se, na literatura, termos utilizados como: busca semântica, busca local, busca orgânica. Por outro lado, têm-se na Taxonomia de Broder (2002) a busca navegacional, informacional e transacional. Com base em uma pesquisa documental e método revisional, com abordagem qualitativa, fez-se uma colisão entre a Taxonomia de Busca de Broder (2002), com uma SERP do Google, ilustrada por Maksimava (2016), para avaliar uma possível atualização da Taxonomia da busca. A busca local foi a mais complexa de ser analisada, pois tanto pode ser elencada como um tipo de pesquisa vertical, dentro da busca transacional quanto uma categoria separada dentro da Taxonomia de Broder (2002), dada a sua importância num mundo de objetos georreferenciais cada vez mais ressignificados e individualizados pelos sujeitos da informação. Já a busca semântica, a orgânica e a patrocinada continuam como um subconjunto dentro da Taxonomia de Broder (2002), uma vez que são resultados que são compreendidos na própria Taxonomia citada. A Taxonomia, como ente ontológico, isso é, categoria ou nome que serve para classificar a busca, mostrou-se relevante para estudo e rótulo dos tipos de busca, nestes últimos anos. Possibilitou repensar a Taxonomia de Broder (2002), por meio da inserção da busca local, que pensamos ser necessária para contextualizar interesses mais específicos dos sujeitos da informação, portanto, o acréscimo da busca local torna-se um objeto para a reflexão a ser investigado na Ciência da Informação e no escrutínio plural e semiótico da busca.</p> <p> </p> Silvana Drumond Monteiro, Richele Grenge Vignoli Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1881 Sun, 03 Sep 2023 00:00:00 -0300 Aplicação da Lei Rouanet (n. 8.313/91) em projetos de cultura e leitura https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1543 <p style="font-weight: 400;">Analisa os projetos voltados à cultura e leitura beneficiados pela Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91) no Brasil. Para isso, apresenta-se a Lei Rouanet como uma forma para captar recursos para criar ou melhorar espaços culturais, descreve como a lei pode beneficiar as unidades de informação, apresenta quais as unidades de informação de Santa Catarina foram beneficiadas pela Lei Rouanet, mapeia os tipos de projetos aprovados voltados para cultura e leitura em Santa Catarina via Lei Rouanet entre 2019 e 2021<a href="applewebdata://C55BDFA6-1F3A-4600-8F09-598BDF4840DA#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>, e por fim, apresenta os maiores investidores pela Lei na área de Humanidades em Santa Catarina. A pesquisa se caracteriza como natureza aplicada, descritiva e exploratória quanto aos fins, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental quanto aos meios utilizados, também foi usada as Plataformas Comparar e Versalic do Ministério da Cultura para identificação dos projetos apoiados pela Lei Rouanet em Santa Catarina. Conclui-se que o trabalho proporcionará aos bibliotecários um maior conhecimento sobre a área de políticas públicas, em especial sobre a Lei Rouanet para obter incentivo por meio de empresas tributadas no lucro real como também identificar quem são esses investidores que poderão apoiar o desenvolvimento de projetos na área de cultura e leitura realizada por bibliotecários.</p> Paola Thais Oliveira do Nascimento, Daniela Spudeit Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1543 Mon, 03 Apr 2023 00:00:00 -0300 A visão do Records in Contexts (RIC) como objeto de fronteira de um grupo de profissionais da Arquivologia no Brasil e do EGAD/ICA https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1874 Este artigo tem como objetivo estudar a visão de um grupo de estudos em arquivos no Brasil e a visão do grupo de Expert Group on Archival Description do International Council on Archives - Egad/ICA sobre o modelo Records In Contexts (RiC-CM), buscando aporte teórico na Ciência da Informação por meio da aplicação da teoria dos objetos de fronteira. Buscou-se entender o conceito do objeto de fronteira, aplicação e uso dentro dos ambientes de arquivo. Foi necessário adaptar essa teoria, delimitando seu uso no sentido de identificar pontos de vista convergentes e divergentes a partir da literatura, não adentrando nos silêncios e conflitos. Para tanto, escolheu-se como comunidade de prática um grupo de discussão brasileiro e do Conselho Nacional de Arquivos nos debates sobre o RiC-CM, refletindo o pensar dos arquivistas brasileiros sobre esse novo modelo conceitual e o (Egad/ICA), que elaborou o RiC-CM. A pesquisa foi qualitativa e de natureza exploratória, proporcionando familiaridade com a temática do presente estudo, por meio do embasamento em pesquisa na literatura. O grupo brasileiro demonstrou compromisso com a descrição, apresentando sugestões de melhorias ao modelo. Considerou que as relações estão em número excessivo, tornando o modelo complexo. Esse grupo sugere uma análise do nível de complexidade no que se refere a viabilidade de implantação. O Egad, por sua vez, acredita que o modelo terá uma abordagem radicalmente nova para conceituar descrição de arquivo, mudando o paradigma da Arquivologia. Essas visões demonstram a interlocução de pensar dentro do estudo dos objetos de fronteira. Graziella Cé, Daniel Flores, Linair Maria Campos Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1874 Fri, 28 Apr 2023 00:00:00 -0300 O papel das pessoas nos processos de gestão do conhecimento https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1870 <p>O desenvolvimento organizacional está diretamente relacionado à maneira como as pessoas estão conectadas com o conhecimento de que precisam, e como elas aplicam esse conhecimento de modo estruturado na organização. A gestão do conhecimento pode ser uma estratégia para as organizações estruturarem o gerenciamento do conhecimento, como uma alternativa para potencializar o desenvolvimento das pessoas e melhorar o desempenho e os resultados organizacionais. Nessa conjuntura, o problema que conduziu o desenvolvimento desta pesquisa foi verificar o papel dos sujeitos organizacionais na gestão do conhecimento em uma organização do agronegócio. O método utilizado foi o Estudo de Caso, para isso, utilizou-se, como instrumento de pesquisa, um questionário aplicado na matriz corporativa da organização, no setor de Recursos Humanos, em nível tático/operacional. Para a análise dos dados pesquisados, foi empregado o método de Análise de Conteúdo e a técnica Análise Categorial. Como resultado, a análise demonstrou que os indivíduos reconhecem que o conhecimento é fundamental para a manutenção e o desenvolvimento do conhecimento organizacional. Na organização pesquisada, as práticas voltadas à geração do conhecimento organizacional são percebidas no ambiente pelas pessoas, haja vista as ações promovidas na busca de criar e compartilhar conhecimentos.<strong></strong></p> Marcos Leandro Oliveira, Ieda Pelógia Martins Damian Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1870 Sun, 03 Sep 2023 00:00:00 -0300 Um modelo Canvas do processo de adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1869 <p>O presente artigo tem como objetivo investigar e propor aspectos de governança relacionados a um modelo de processo de implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), fundação pública vinculada à Secretaria de Estado da Educação de SC. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental, aplicada e com técnica de pesquisa-ação. Alguns documentos utilizados foram: normas e legislação da UDESC, LGPD, Decretos Estaduais, entre outros. As ferramentas que ajudaram na organização dos processos foram <em>Situation Analysis Canvas</em>, <em>Process Model Canvas</em> <em>e Business Model Canvas</em> para análise e modelagem dos processos necessários para adequação à LGPD, bem como para construção de um modelo de adequação da instituição. Destaca-se ainda, que a UDESC já realizou algumas etapas no processo de implantação como a nomeação do DPO e a formação do Grupo de Trabalho responsável pela implantação da LGPD. Em consequência, a UDESC possui potencial para que a implantação da LGPD seja feita com sucesso.</p> Joneson Teodoro, Luana Sontag Oliveira, José Francisco Salm Junior, Rafael Junior Senes, Thiago César Augusto Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1869 Sun, 03 Sep 2023 00:00:00 -0300 Potenciais da coleção infantil sobre meio ambiente na escola https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1860 <p>Tem-se como objetivo ressaltar o potencial da coleção infantil sobre meio ambiente da biblioteca escolar para contribuir na formação dos estudantes na temática do desenvolvimento sustentável. Coletou-se uma amostra no Catálogo de Acesso Público Online (OPAC) da biblioteca pesquisada com o auxílio de um quadro de registro de buscas composto pelos seguintes campos de metadados: título da obra; autoria; ano de publicação; resumo. Os dados da pesquisa foram analisados mediante a aplicação da Análise de Conteúdo. Foi desenvolvida uma análise de similitude com o apoio do <em>software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires </em>(IRAMUTEQ). Compreendeu-se que a coleção infantil sobre meio ambiente da escola pesquisada é pouco diversa quanto à abordagem dos distintos biomas aquáticos e terrestres onde promover o desenvolvimento sustentável ambiental. Tem-se como conclusão que a coleção infantil sobre meio ambiente da biblioteca é pouco diversa e assim é possível que ela contribua insuficientemente para esclarecer o desenvolvimento sustentável ambiental aos estudantes na escola, muito provavelmente porque, inicialmente, a coleção de obras infantis representa pouco mais de 30% de todo o acervo da biblioteca e, depois, porque as obras sobre meio ambiente na coleção infantil correspondem a um número muito baixo (5%) no contexto de uma escola cujo quantitativo de estudantes regularmente matriculados ultrapassa a casa do milhar.</p> Everton da Silva Camillo, Claudio Marcondes de Castro Filho Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1860 Sat, 18 Mar 2023 00:00:00 -0300 Desenvolvimento da competência em informação e combate à desinformação nos currículos de Biblioteconomia das universidades federais do Brasil https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1791 <span id="docs-internal-guid-86f8a451-7fff-52bb-980c-2f32c43e5b79"><span>Esta pesquisa tem como objetivo analisar a presença da temática de competência em informação e aquelas relacionadas à avaliação da informação e à desinformação nos cursos de Biblioteconomia das instituições de ensino superior (IES) federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, em que os documentos institucionais como ementas, projetos político-pedagógicos, e planos de ensino foram utilizados como principais fontes de informação. A análise dos dados obtidos ocorreu de forma qualitativa e quantitativa. Também fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Bardin para categorização. Como resultado, constatou-se a existência de 82 disciplinas que trabalham aspectos referentes à busca, seleção, avaliação, uso e disseminação da informação. Contudo, apenas oito tratam especificamente da competência em informação e nenhuma das disciplinas trabalham diretamente a questão da desinformação. Apesar deste ser um número reduzido, identificaram-se outros componentes curriculares que desenvolvem estes conteúdos de forma indireta e podem contribuir para a formação do profissional bibliotecário, como as disciplinas relacionadas às fontes de informação e seu uso ético. Considera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento dos currículos de Biblioteconomia das universidades federais, bem como de outras instituições de ensino superior quanto à inserção de disciplinas que contemplem o desenvolvimento de habilidades informacionais e o pensamento crítico dos futuros bibliotecários.</span></span> Flávio Silva Teixeira, Júlia Schettino Jacob dos Santos, Marta Leandro da Mata Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1791 Sat, 18 Mar 2023 00:00:00 -0300 O Design Thinking como método de pesquisa científica inserido no contexto da Ciência da Informação https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1775 <p>Neste artigo apresentamos a possibilidade da utilização do <em>Design Thinking</em> como um promissor método de pesquisa científica inserido no ambiente da Ciência da Informação. O <em>Design Thinking</em>, pode ser considerado um conceito guarda-chuva, pois consegue aglutinar múltiplos olhares e perspectivas científicas/teóricas em um só corpo, e, por isso, consegue auxiliar os pesquisadores em seus estudos de forma diferenciada, pois amplia as possibilidades de se criar relações e interações com outras disciplinas, além de possibilitar inúmeras alternativas com relação a experimentação de novas técnicas inseridas ao universo da pesquisa científica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste artigo é tida como qualitativa, documental, exploratória/descritiva, o instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a revisão bibliográfica da literatura e para a análise foi utilizada a técnica de triangulação dos dados. Como resultado apontamos a construção de um referencial teórico preliminar, sobre o tema, no intuito de demonstrar a relevância da utilização dos conceitos e técnicas do <em>Design Thinking</em>, em referência aos novos estudos de casos inseridos no contexto da Ciência da Informação. Como considerações concluímos que o presente artigo evidencia algumas alternativas salutares de usabilidade e assertividade do <em>Design Thinking</em> como instrumento de auxílio ao desenvolvimento as pesquisas que já se utilizam ou não do método científico do Estudo de Caso, principalmente no campo da Ciência da Informação.</p> Wellington Santos Silva, Cláudio Marcondes de Castro Filho Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1775 Fri, 28 Apr 2023 00:00:00 -0300 Aspectos da cultura organizacional e a elaboração de uma política de preservação digital https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1768 <p style="font-weight: 400;">A preservação digital é um fenômeno contemporâneo que requer uma atenção especial no que tange a cultura organizacional, uma vez que os processos inter-relacionados a preservação digital envolvem os produtores e usuários de documentos. Compreender a complexidade da preservação digital é essencial para a elaboração de uma política que contemple os aspectos técnicos, legais e organizacionais. A cultura organizacional muitas vezes é negligenciada ou não é considerada pelas lideranças institucionais para a elaboração de uma política de preservação digital. Nessa perspectiva, buscou-se compreender aspectos importantes relacionados à cultura organizacional que podem impactar positivamente ou negativamente na elaboração de uma política de preservação digital. Como estudo de caso analisou-se o Grupo de Trabalho e seus subgrupos, instituídos pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, responsáveis por estudar as diretrizes, procedimentos e normativas que devem compor a política de preservação digital do Arquivo. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se um questionário contendo quatorze perguntas direcionadas aos integrantes do Grupo de Trabalho e seus subgrupos, cuja análise propiciou identificar alguns elementos da cultura organizacional em relação à missão institucional e à política de preservação digital. Como resultado verificou-se que os integrantes do Grupo de Trabalho e seus subgrupos compreendem a preservação digital como um desafio de longo prazo, requer esforços e investimentos na formação continuada dos funcionários, bem como necessita contar com a atuação de uma equipe multidisciplinar.</p> Antonio Gouveia de Sousa, Noemi Andreza da Penha, Marta Lígia Pomim Valentim, Telma Campanha de Carvalho Madio, José Carlos Abbud Grácio Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1768 Sun, 03 Sep 2023 00:00:00 -0300 Acervo da vergonha https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1758 <p>Os acervos informacionais têm enfrentado diversos períodos históricos autoritários. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas documentais e bibliográficas, entre os anos de 2021 e 2022, com o intuito de investigar ações governamentais de censura aos livros durante o Estado Novo (1937-1946), a Ditadura Militar (1964-1985) e o “Brasil Atual” (2016-2022). Em todos os períodos aqui destacados, as ações de censura aos livros foram enfrentadas por atores sociais como bibliotecários, editores, autores e artistas. Considerando a relevância dessas ações para o movimento da histórica, nesta pesquisa buscou-se também evidenciar as ações de resistência a essas políticas. Em relação ao Estado Novo, foram encontradas 6 políticas de censura e 5 ações de enfrentamento. Se tratando da Ditadura Militar, foram apontadas 7 políticas e 4 ações de resistência. Ao se analisar o cenário político social recente, é possível notar que as ações governamentais de censura vêm se agravando. Perseguições explícitas e institucionais às mesmas temáticas e novas propostas de taxação de livros marcam o presente e nos mostram constantes similaridades com períodos censórios da nossa história recente. Neste sentido, analisar historicamente os acervos informacionais nos faz perceber que estes vêm resistindo a ações de desmonte desde sua origem e que atores importantes dos sistemas de informação, como bibliotecários, artistas e editores, têm lutado para que estes permaneçam vivos e atuantes a várias décadas. Identificar ações relevantes ao fortalecimento destes locais nos mostra que é possível resistir à conjuntura atual.</p> Luiza Alves Rocha, Michelli Pereira da Costa Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1758 Sat, 22 Jul 2023 00:00:00 -0300 Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751 <p class="BodyA">O objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, é explicitar as possibilidades e ações de combate à desinformação por parte dos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal De Rondônia – UNIR. Visa, especificamente, analisar como eles enxergam esse fenômeno, as competências que desenvolvem no curso, a atuação do bibliotecário na linha de frente desse problema e o que eles fazem e pretendem fazer para combater a desinformação. Foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de explorar questões sobre desinformação e bibliotecário, seguido de uma coleta de dados, realizada através de entrevistas, feitas remotamente. O procedimento de análise de dados é baseado na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes entendem a desinformação como a produção de notícias falsas, a falta de cuidado com as fontes e a ausência de informação. Também foi possível perceber que eles possuem uma perspectiva responsável em relação à informação, desenvolvendo competências de checagem de fontes e discernimento para identificar um conteúdo confiável. Por fim, foram identificadas suas ações de combate à desinformação tanto no cotidiano quanto futuramente, com o desenvolvimento de projetos que de alguma forma contribuirão para a conscientização desse fenômeno. Dessa forma, este trabalho visou contribuir para a evolução dessa discussão, para que esse assunto seja continuado e explorado por outros pesquisadores.</p> Camila Furtado, Djuli Machado de Lucca, Andréa Doyle Louzada de Mattos Dodebei Aymonin Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751 Sat, 22 Jul 2023 00:00:00 -0300 Acolhimento e receptividade pela mediação da informação https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1729 <p>Este artigo tem por objetivo apresentar fundamentações que enalteçam a importância referencial da ideia de acolhimento como princípio a ser instituído nas práticas de mediação da informação. Introduz à noção de acolhimento por um conjunto de ponderações que expressa repertórios de elementos teóricos agregando a iminência da receptividade informacional como fator determinante dos processos de mediação da informação. O <em>corpus</em> teórico se utiliza de um amplo espectro bibliográfico de publicações interdisciplinares que garantem respaldo dos aportes delineados por densa revisão de literatura. Para o arcabouço metodológico utilizou-se das categorias de análises em que as citações diretas serviram como elementos dialógicos a fim de se garantir integração discursiva repercutida no contexto das fundamentações apresentadas. Tais propósitos sistemáticos delinearam as evidências da demarcação teórica elaborada em narrativas que embasaram os argumentos persuasivos aqui sustentados. Como o alcance desta pesquisa tem escopo de reflexões teóricas, os resultados oferecidos representam elucubrações sobre grupos sociais e as individualidades humanas partindo do respeito às diversidades socioculturais e suas características subjetivas para o desenvolvimento da mediação da informação. Destaca-se ainda a necessidade de outros estudos teóricos e acréscimos de pesquisas exploratórias sobre o tema. Pois, tais esforços colaboram para orientar uma ideia mais consistente de acolhimento que se estrutura pela noção de receptividade das linguagens informacionais convencionadas na mediação e suas contingências substanciais para apropriação da informação.</p> Marcos Aparecido Rodrigues do Prado Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1729 Fri, 28 Apr 2023 00:00:00 -0300 Bibliotecas prisionais https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1690 <p>Apresenta um mapeamento sobre a produção literária nacional na temática das bibliotecas prisionais brasileiras. Tem por objetivo, a averiguação dos enfoques temáticos abordados dentro das publicações pesquisadas: desde as pioneiras, historicamente, até as mais contemporâneas, a fim de evidenciar o conhecimento desse campo de estudo nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. A partir do levantamento bibliográfico foram encontrados projetos, guias, capítulos de livros, artigos, monografias, teses e dissertações publicados no Brasil relacionados ao tema. A metodologia tem caráter quantitativo, apresentando a coleta numérica de artigos, trabalhos e projetos recuperados e, qualitativo, pela revisão bibliográfica e pela análise das produções e seus vieses. Pode-se concluir que o presente estudo possibilita o acesso e a compilação do conhecimento publicado sobre as bibliotecas prisionais, para que haja a devida disseminação e a recuperação da informação pelo público interessado.</p> Sofia Biella Caetano, Adriana Maria de Souza Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1690 Tue, 21 Feb 2023 00:00:00 -0300 Hábitos de leitura em Curitiba e Região Metropolitana https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1738 <p dir="ltr"><span>A presente pesquisa baseia-se nas perspectivas de Cândido (2004), com a noção da fruição literária e cultural como direito básico e incompressível; e Petit (2009) na percepção da importância da leitura literária em períodos de crises sociais a partir dos quais desenvolveu-se e aplicou-se um formulário eletrônico direcionado a usuários de 17 espaços de leitura (Casas da Leitura e Bondinho da Leitura) em Curitiba/PR sobre seus hábitos, adaptações e a percepção das ações realizadas por bibliotecas públicas durante o período da pandemia de Covid-19. A partir dos dados coletados, pôde-se concluir que as atividades realizadas pelas Casas da Leitura na modalidade remota atingem seus objetivos na medida do possível dentro da disponibilidade de pessoal, material e recursos, demonstrando ser um trabalho indispensável, ainda que limitado a atingir apenas uma parcela do público original dos espaços.</span></p><div><span><br /></span></div> Eli Bruno Prado Rocha Rosa Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1738 Tue, 21 Feb 2023 00:00:00 -0300 Marketing e mídias sociais https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1861 <p>Discute o uso das mídias sociais como estratégia de marketing. Utiliza a experiência da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil) como caso, a fim de verificar a aplicação dos quatro componentes do mix de marketing (produto, preço, praça, promoção) nos perfis dessa unidade de informação no Instagram, no YouTube e no Twitter. Recorre à pesquisa bibliográfica na busca de fontes sobre mídias sociais, marketing e mix de marketing. Adota como recorte temporal o ano de 2020, a fim de analisar o material empírico produzido e compartilhado pela FBN nas mídias sociais durante os primeiros 10 meses da pandemia de COVID-19 no Brasil. Os resultados mostram que os conteúdos postados na forma textos, imagens e vídeos correspondem à informação ofertada sobre produtos e serviços, e, ao mesmo tempo, à estratégia de divulgação do que a FBN tem a oferecer aos usuários/consumidores. A audiência recebida nas mídias sociais representa o preço pago pelos usuários no consumo da informação produzida e compartilhada pela instituição. Conclui que diante dos entraves impostos ao atendimento presencial pela pandemia de COVID-19, a biblioteca adotou o posicionamento de se manter ativa no meio virtual, utilizando as mídias sociais de forma bem-sucedida como estratégia de marketing.</p> Raphaella Regis Botelho Serra, Rubens da Silva Ferreira Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1861 Tue, 21 Feb 2023 00:00:00 -0300 Editorial do Jubileu de Ouro https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1934 <p>Editorial do volume 19, de 2023, em comemoração aos 50 anos da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação.</p> Dr. Jorge Moisés Kroll do Prado Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1934 Tue, 21 Feb 2023 00:00:00 -0300