https://rbbd.febab.org.br/rbbd/issue/feedRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação2025-01-10T17:42:35-03:00FEBABrbbd@febab.org.brOpen Journal Systems<p>A Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação é o segundo periódico mais antigo ainda em atividade da Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiras, de responsabilidade da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, desde 1973. Adota o formato de publicação contínua, com um volume anual.</p>https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1747Gestão de projetos em bibliotecas2023-12-16T10:09:30-03:00Daniela Spudeitdanielaspudeit@gmail.com<p style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de gestão de projetos adotadas em algumas unidades de informação para compreender a importância para a sustentabilidade, as dificuldades na implementação, as experiências e desafios encontrados. Acredita-se que a aplicação da gestão de projetos tem muitos benefícios em todas as profissões porque otimiza os recursos financeiros, materiais, humanos e tecnológicos de forma eficaz e eficiente contribuindo diretamente para melhoria dos ambientes de trabalho e alcance dos objetivos organizacionais propostos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória e bibliográfica no qual foi feita uma coleta de dados com quatro coordenadores de instituições públicas e privadas de Santa Catarina que tem bibliotecas escolares, comunitárias, especializadas e universitárias dentro do seu sistema. Conclui-se que os coordenadores sabem da importância da gestão de projetos em unidades de informação, eles têm conhecimento sobre os benefícios em relação ao controle e sucesso das ações, porém não praticam a gestão de projetos nas unidades que atuam, não utilizam ferramentas, softwares e nem plataformas para fazer a gestão, mesmo conhecendo algumas opções disponíveis gratuitamente. Também desconhecem o uso do guia de boas práticas do PMBOK. Torna-se necessário conscientizar e difundir melhor os recursos e plataformas que podem ser usados na gestão de projetos em bibliotecas, por isso sugere-se um trabalho a ser feito pelas entidades de classe na divulgação e capacitação, bem como inserção de disciplinas nos cursos de graduação de Biblioteconomia voltadas a gestão de projetos para preparar os futuros profissionais.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1945Gestão de conhecimento e sistemas de informação2023-12-16T11:02:41-03:00Alírio Alcancer Rungoalirio.rungo@unesp.brMarta Ligia Pomim Valentimvalentim@valentim.pro.brIeda Pelógia Martins Damianiedapm@usp.br<p>Considerando que a Ciência da Informação é uma Ciência interdisciplinar de natureza social, em que a informação se constitui em um de seus elementos de estudo, esta pesquisa visa discutir as relações entre a gestão do conhecimento e os sistemas de informação, no âmbito da Ciência da Informação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. Para tanto, inicialmente realizou-se uma revisão da literatura em periódicos científicos da área da Ciência da Informação, enfocando as temáticas referentes a gestão do conhecimento e sistemas de informação. A partir da coleta e análise dos textos elaborou-se um mapa conceitual, em que é possível estabelecer as relações dinâmicas entre os sistemas de informação e a gestão do conhecimento, considerando-se suas características e elementos. Evidencia-se que as relações entre a gestão do conhecimento e os sistemas de informação no âmbito da Ciência da Informação, se centram no elemento ‘informação’, visto que se constitui em objeto de estudo, tanto teórico quanto prático de ambos os campos científicos. Há muitos pontos de inter-relação entre gestão do conhecimento e sistemas de informação, não obstante o entendimento de que ainda não estão devidamente consolidados no contexto da Ciência da Informação. Deste modo, a implantação da gestão do conhecimento e de sistemas de informação deve atender a um modelo que intervenham na dinâmica organizacional destacando suas relações interdisciplinares.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1965Competência em informação em bibliotecas universitárias2024-03-09T10:59:01-03:00Fernanda Silva Damascenofernanda_damasceno@ufg.brElizete Vieira Vitorinoelizete.vitorino@ufsc.br<p>A pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como bibliográfica e documental e busca a análise das práticas de Competência em Informação desenvolvidas por bibliotecas universitárias que foram relatadas em periódicos internacionais e anais científicos de eventos nacionais. Utilizou-se um protocolo para busca que guiou na seleção de 111 documentos dessas fontes de informação. A análise realizada mostrou que a terminologia utilizada para descrever essas iniciativas é variada, assim como a maneira como são realizadas e a duração dessas ações. Apesar de semelhantes em formato, os relatos dessas práticas variam entre a literatura nacional e a internacional. Identificou-se que, na literatura nacional, há ausência de menções relacionadas às metodologias de ensino utilizadas, assim como de documentos para nortear o planejamento dessas práticas, mais comum de serem encontradas na literatura internacional. Conclui-se que, das publicações analisadas, ainda que a literatura sobre a Competência em Informação já tenha alcançado um nível de maturidade considerável, o mesmo não se observa em relação às práticas: ainda muito ligadas à educação de usuários ou instrução bibliográfica, aos recursos e espaços da biblioteca, visando a ampliação de seu uso, com pouco foco à reflexão crítica sobre conteúdos informacionais e à abrangência e complexidade de programas de Competência em informação, como de fato as pessoas precisam.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1998Um olhar para a comunidade de práticas em bibliotecas públicas pelas lentes das práticas informacionais2025-01-08T16:42:12-03:00Daniele Achillesdanyachilles1@yahoo.com.brJanicy Aparecida Pereira Rochajanicy.rocha@unirio.br<p>Apresenta as bibliotecas públicas como instituições sociais, culturais e de memória que enfrentam como desafios a desconexão entre as dimensões teórica e prática e a falta de aderência e ressonância social. Com vistas na desconexão teórico-prática, apresenta como estratégia de fortalecimento desses espaços, visando contribuir para diminuição do distanciamento entre essas instituições e a comunidade, uma proposta teórico-metodológica de alinhamento do conceitos de práticas informacionais com o método comunidade de práticas, aplicável ao ambiente das bibliotecas públicas. Para tanto, utiliza-se de revisão integrativa de literatura por meio da qual são apresentados os fundamentos teóricos das práticas informacionais e das comunidades de práticas. Como resultado, apresenta um modelo teórico-metodológico que combina o método da triangulação (teoria, prática e contexto sócio-histórico) com as dimensões da comunidade de práticas (domínio, comunidade e prática), ambos permeados pelas práticas informacionais que se constituem e são propagadas ou contestadas em interações sociais durante ações informacionais rotineiras e formais nesses espaços. Conclui que há potencialidades na adoção das comunidades de prática como método para desvelar as práticas informacionais nas bibliotecas públicas.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2001Casa de guarda e difusão da memória cuiabana2024-03-09T11:32:57-03:00Sheila Cristina Ferreira Gabrielsheilagabr@gmail.com<p>Este texto é um extrato da Tese de Doutorado que está em andamento na Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá, com a orientação do Prof. Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges e trata sobre a trajetória do autor cuiabano Silva Freire como autor e leitor. Nesse artigo, discorremos sobre a Biblioteca Pessoal do autor e o Centro de Documentação da Casa Silva Freire, com o propósito de evidenciar as especificidades desse lugares e de sua potencialidade como espaços de pesquisa histórica. Trata-se de uma pesquisa na perspectiva da Nova História Cultural, que utiliza como fontes escritas os livros de poesia e livros do acervo pessoal do autor com marcas de leitura, que constam no acervo da biblioteca. Depreendemos que esses espaços são valiosos para a realização da pesquisa histórica e que pelas suas especificidades devem ser geridos a partir de um olhar histórico pelos profissionais bibliotecários.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2002Gestão da informação e etnografia na podosfera2024-04-27T10:10:38-03:00Francisco Edvander Pires Santosedvanderpires@gmail.comJoão Otávio Gomes Silveirajoaoogs@gmail.comEvandro Leandro Lima Salesevandroleandro13@gmail.comLuiz Allan Silvestre de Oliveiral.allansilvestre@gmail.comAriádila Matos Mesquitaariadilamattos@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo discute a transição de um </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;"> acadêmico produzido entre os anos de 2019 e 2023, equivalente a cinco temporadas na podosfera, e gerenciado em biblioteca universitária. Como referencial teórico, apresenta 10 teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), as quais comprovam o quão recentes são as pesquisas desenvolvidas sobre </span><em><span style="font-weight: 400;">podcasts</span></em><span style="font-weight: 400;">. Como metodologia, aplica-se a </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast ethnography</span></em><span style="font-weight: 400;">, traduzida livremente como etnografia na podosfera, cuja triangulação EEE - Explorar, Engajar e Examinar - possibilitou a análise e avaliação do conteúdo publicado por um </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;"> acadêmico consolidado na podosfera. A partir da aplicação desse método, discutem-se as temporadas do </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;"> analisado e as 10 fases de sua transição na podosfera, a qual é justificada em virtude da migração de plataforma de hospedagem, da PodCloud para a Podcastics, e devido à atualização do nome do </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;"> no ano de 2023. Conclui que o ambiente virtual da podosfera pode ser comparado a uma biblioteca digital de áudio em crescimento exponencial, sugerindo, ainda, possibilidades de estudos futuros acerca dessa temática.</span></p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2003A competência em informação em portais governamentais de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)2024-03-09T11:35:31-03:00Rafael Odarafaeloda@outlook.com.brPriscila Rosa Martinsprofpriscilar@gmail.comMurilo Billig Schäferbilligschafer@gmail.comElizete Vieira Vitorinoelizete.vitorino@ufsc.br<p style="font-weight: 400;">A presente pesquisa tem como objetivo investigar as menções à competência em informação nos portais governamentais dos 12 países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme ranqueamento desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2020. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é exploratória-descritiva e documental, segundo os procedimentos adotados. Devido à diversidade linguística, optou-se pela busca do termo “information literacy” na versão traduzida para a língua inglesa de cada website, na qual seis deles apresentaram registro na primeira estratégia. Dos resultados analisados, é perceptível que a competência em informação está inserida na formação de uma população apta a exercer um posicionamento crítico, autônomo e livre; sendo que dos resultados analisados, os mais relevantes foram obtidos nos portais de Hong Kong e da Noruega. Ademais, o estudo demonstra que a competência em informação está relacionada a diversos contextos, entre eles, o da educação, dos direitos humanos, da liberdade de imprensa, da igualdade de gênero e do combate à desinformação.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2008O bibliotecário, a acessibilidade e a inclusão2024-03-09T11:40:00-03:00Ana Paula Lima dos Santosannalima27@gmail.comFabiana de Melo Amaral Gonçalves Pintofabianamelo@id.uff.br<p>Este artigo aborda a inclusão social como um tema central da Agenda 2030, documento elaborado pela ONU em 2015, do qual o Brasil é signatário. Explora o papel fundamental dos bibliotecários como agentes que garantem os direitos das pessoas excluídas e destacam a importância da capacitação desses profissionais nessa área. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é apresentada como um dispositivo legal que impulsionou mudanças e adequações nas instituições públicas e privadas do país, buscando promover a inclusão de pessoas com deficiência. Nesse contexto, é ressaltada a relevância das políticas de inclusão voltadas especificamente para esse grupo. O artigo também enfoca a importância da responsabilidade social dos bibliotecários, que vai além do cumprimento das obrigações legais, enfatizando a necessidade de promover a igualdade de acesso à informação e a inclusão de todos os usuários, independentemente de suas condições físicas ou habilidades. Além disso, destaca-se a criação de disciplinas de inclusão nos currículos de Biblioteconomia como um caminho para capacitar os futuros bibliotecários no entendimento das questões relacionadas à diversidade, acessibilidade e inclusão. O objetivo é refletir a formação do bibliotecário e sua preparação para as causas e demandas sociais direcionadas a acessibilidade e a inclusão. A metodologia utilizada é o paradigma indiciário, a pesquisa exploratória e a análise descritivo analítica. Conclui que a formação profissional é fundamental para que possam ser desenvolvidas práticas e serviços inclusivos nas bibliotecas, proporcionando um ambiente acolhedor e garantindo o acesso equitativo à informação para todos.</p> <p> </p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2023Construção identitária de crianças quilombolas a partir da ancestralidade africana presente na literatura infantojuvenil 2024-01-26T16:22:05-03:00Marcely Moreira Santosmarcely1908@hotmail.comKátia de Oliveira Rodrigueskatiarodrigues10@gmail.comJaires Oliveira Santos Guterresjairesoliveira@gmail.comMaria Isabel de Jesus Sousa Barreiraisasousa2010@hotmail.com<p>A literatura infantojuvenil pode constituir-se uma estratégia para apresentar as crianças temáticas diversas. No contexto das comunidades quilombolas, o contato das crianças com textos que abordam a temática ancestralidade africana, vem sendo frequente. Dito isto, a pesquisa teve como objetivo geral, compreender como o reconhecimento e afirmação da ancestralidade africana é representada na literatura infantojuvenil, em especial nos livros <em>O pequeno príncipe</em> e <em>O pequeno príncipe preto</em>, na perspectiva da construção identitária das crianças quilombolas. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, quanto aos objetivos; documental no que se refere aos procedimentos técnicos e qualitativa quanto a abordagem. Para análise, recorreu-se a análise de conteúdo, a partir das categorias de análise – ancestralidade/troca de saberes entre gerações; identidade negra e etnocentrismo. Os resultados revelaram que o título <em>O pequeno príncipe preto</em>, escrito por um brasileiro apresenta trechos que retratam positivamente as categorias de análise. Com isto, conclui-se que a literatura infantojuvenil quando escrita por autores que ao longo de sua trajetória de vida assimilou através de seus ancestrais africanos a cultura destes, seus textos podem contribuir positivamente para o reconhecimento e afirmação da ancestralidade africana e a construção identitária das crianças quilombolas.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2033Memória e literatura2024-01-25T10:13:21-03:00Cláudia Pereira de Jesus Carvalhoclaudia.carvalho@unesp.br<p><span style="font-weight: 400;">Discute as relações entre memória e literatura. Possui como objetivo explorar as biografias enquanto subgênero literário e como produto do processo de registro de memórias individuais e coletivas. Pesquisa de natureza qualitativa, com adoção do método bibliográfico. Conclui-se que as biografias tomam a memória como base para sua construção. A memória, por sua vez, encontra nas biografias uma das possibilidades para registro; o registro permite a permanência e o compartilhamento; registros biográficos serão sempre carregados de subjetividade, de emoções despertadas pelas lembranças, entende-se a literatura como um dos elementos de memória das sociedades. As biografias atuam na geração e disseminação da memória, permitem comunicação entre épocas e gerações, diálogos com o passado através da literatura. Nesse sentido, é possível compreender os trabalhos de mediação da informação literária, realizados em diferentes esferas, profissionalmente ou não, como contributos à construção, propagação e preservação da memória.</span></p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2038Melhores práticas de gestão do conhecimento nos processos organizacionais do serviço de referência das Bibliotecas da PUC-Rio2025-01-08T16:48:40-03:00Paloma Rodrigues Moreirapalomarodrigues.biblio@gmail.comJaqueline Santos Barradasjaqueline.barradas@unirio.br<p>Durante a pandemia do Coronavírus, as bibliotecas precisaram fechar suas dependências de forma imediata e temporária, impossibilitando o atendimento presencial aos usuários. A pesquisa teve por objetivo analisar e discutir as práticas da gestão do conhecimento nos produtos e serviços desenvolvidas pela Seção de Atendimento e Pesquisa da Divisão de Bibliotecas e Documentação PUC-Rio durante a Pandemia. Trata-se de uma pesquisa com objetivos descritivos e exploratórios, de natureza aplicada, de caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. Na elaboração do referencial teórico adotou-se a técnica de pesquisa e análise bibliográfica. Para a coleta de dados utilizou-se a análise dos relatórios e estatísticas dos serviços realizados no período de isolamento. Foram identificadas e analisadas práticas de Gestão do Conhecimento que permanecem atuantes no serviço de referência no pós-pandemia e registradas melhores práticas através da experiência adquirida. Cabe salientar que as melhores práticas apresentadas reforçam acertos, registram erros para que eles não sejam reproduzidos, em um processo contínuo de aprendizado, para que o ciclo de gerar e compartilhar conhecimentos se multiplique e gere resultados positivos na organização.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2046A competência em informação pelo olhar de bibliotecários que atuam em instituições públicas do Estado do Pará 2024-09-10T09:48:39-03:00Tainara do Socorro Silva Cardosocardoso.tainara@gmail.comKarina de Oliveira Silvakarinabelem987@gmail.comRenata Lira Furtadorenatalira@ufpa.brJoão Arlindo dos Santos Netosantosneto@ufpa.br<p>As transformações sociais levam a inovações no mundo atual que afetam diversos aspectos de uma organização e resultam em um mundo do trabalho dinâmico e exigente. Esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção do bibliotecário de órgão público sobre o desenvolvimento da competência em informação no ambiente de trabalho, especificamente nos órgãos públicos do Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa básica que utilizou os métodos de pesquisa bibliográfica e abordagem mista (quali-quantitativa), em que participaram doze bibliotecários de diferentes instituições públicas do estado do Pará. Entre os principais resultados destaca-se as habilidades e competências consideradas essenciais aos bibliotecários, como proatividade, comprometimento, flexibilidade, além da correta busca e uso da informação de forma ética e do compromisso individual em manter-se atualizado. Conclui-se que o estudo atingiu o objetivo proposto e foi possível descrever e discutir os elementos relacionados à competência em informação nos bibliotecários que atuam em órgãos públicos.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação