https://rbbd.febab.org.br/rbbd/issue/feedRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação2025-04-04T17:27:36-03:00FEBABrbbd@febab.org.brOpen Journal Systems<p>A Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação é o segundo periódico mais antigo ainda em atividade da Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiras, de responsabilidade da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, desde 1973. Adota o formato de publicação contínua, com um volume anual.</p>https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2089Comunidades e grupos no WhatsApp como protótipo de serviço de informação em biblioteca universitária2025-01-08T18:32:35-03:00Francisco Edvander Pires Santosedvanderpires@gmail.comLuiz Allan Silvestre de Oliveiral.allansilvestre@gmail.comJimmy Robson Rodrigues da Costajimmyrobson@ufc.brJoana D'Arc Páscoa Bezerra Fernandesjoanabezerra@ufc.br<p>Este artigo apresenta um protótipo de serviço de informação utilizando comunidades e grupos no WhatsApp com o intuito de fortalecer a relação entre a biblioteca universitária e a comunidade acadêmica. Como objetivo geral, definiu-se propor um serviço de atendimento remoto para biblioteca universitária por meio da criação de comunidades e grupos no aplicativo WhatsApp. Baseou-se no método da revisão de literatura a fim de compor o referencial teórico, partindo da estratégia de busca “atendimento AND remoto” na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), para a qual foram recuperados 13 registros. Mediante critérios de exclusão preestabelecidos, analisaram-se seis artigos com o recorte temporal de 2003 a 2024. Visando apresentar os ambientes de pesquisa, descrevem-se o histórico e as ações empreendidas pelas Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará e pela Biblioteca de Ciências Humanas, que reúne, desde 1996, o acervo e os serviços oferecidos à comunidade do curso de idiomas da UFC. Em seguida, abordam-se as funcionalidades do WhatsApp com base em uma linha do tempo desse aplicativo no mercado digital. Como resultado, discutem-se a metodologia de trabalho e as estratégias adotadas na criação de comunidades e grupos no WhatsApp, tendo em vista as possibilidades de planejamento estratégico, avaliação de acervos e disseminação seletiva de informação. Conclui que o atendimento remoto por meio do WhatsApp ressignifica a atuação da biblioteca universitária como serviço de referência virtual e que o protótipo apresentado neste artigo pode servir de modelo para a implantação do serviço de informação em outras bibliotecas.</p>2025-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2130Compreensões, tipos e meios de combate2025-04-04T17:27:36-03:00Júlia Rodrigues da Silvajurosi24@gmail.comSthella Sanches Britosthellasanches14@gmail.comMárcio Bezerra da Silvamarciobdsilva@unb.br<p>Analisa as compreensões e os meios adotados por bibliotecários de escolas e de faculdades da cidade da Ceilândia (Distrito Federal) no combate as <em>fake news</em>. Aborda propagação, tipos e checagem de <em>fake news</em>. Identifica, entre os resultados, segundo um questionário semiestruturado, de método indutivo, que os bibliotecários se atualizam via canais de notícias e que conteúdo enganoso é o tipo de <em>fake news</em> mais conhecido, porém falso contexto recebeu mais exemplificações. Conclui-se que os bibliotecários compreendem o que significa <em>fake news</em>, usam ambientes de checagem, defendem capacitação, alertam sobre fontes seguras e orientam os alunos sobre a checagem de informação.</p>2025-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2129O conhecimento amazônico e a informação étnico-racial nas produções da Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) 2025-04-01T23:55:45-03:00Franciéle Carneiro Garcês-da-Silvafrancigarces@yahoo.com.brAdrieli Molteradrymol.rs@gmail.comJordan Palmeiro da Silvajordan.silva@unir.brVeronica Santiago Gomesveronicagomes12.1976@gmail.com<p>Este estudo parte do seguinte questionamento: como a Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) pode ser instrumento de visibilidade do conhecimento científico amazônico, sobretudo de populações negras, indígenas e rondonienses? Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar a promoção do conhecimento amazônico e da informação étnico-racial científica no âmbito das obras publicadas pela EDUFRO. Para tanto, foi contextualizada a EDUFRO, a partir de seu Regimento interno e sua Política Editorial, abordada a informação étnico-racial científica e o combate às injustiças epistêmicas no campo editorial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Foram mapeadas e avaliadas as obras publicadas pela EDUFRO entre 2001 e 2023. Como resultados, foram encontradas 61 obras distribuídas entre os enfoques temáticos que atendem ao objetivo da pesquisa: Amazônia e Rondônia, Povos indígenas, Povos imigrantes e Estudos de Gênero e sexualidade.</p>2025-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2125Retórica e leitura crítica2025-04-01T16:18:45-03:00Bruno Graciosabruno.graciosa@edu.udesc.brJosé Cláudio Morelli Matosjose.matos@udesc.brLeonardo Ripollleonardo.ripoll@ufsc.brJoanice Maria Dartorajoanice.dartora61@edu.udesc.br<p>Relata a experiência do projeto Oficina de Leitura Crítica, ligado ao programa de extensão “Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital” (CIDAD), cujo tema foi a obra <em>Retórica</em>, de Aristóteles. Expõe fundamentos conceituais e metodológicos da Oficina, e um breve histórico do projeto. Descreve como foram conduzidas as duas edições da oficina sobre a <em>Retórica</em>, as diferenças entre o formato presencial e remoto. Apresenta os principais tópicos discutidos e resultados alcançados. Relaciona a retórica com a discussão pública, o fenômeno da desinformação e seu combate. Defende o desenvolvimento da leitura crítica como uma habilidade que promove a confiabilidade informacional.</p>2025-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2124Representatividade de grupos minorizados socialmente no acervo de bibliotecas públicas e comunitárias2025-03-31T17:46:53-03:00Larissa Pinheiro Lopeslarissa_plopes@outlook.comGiovanna Valentini Paivagivalentinip@gmail.comPatrícia Mallmann Souto Pereirapatriciamall@facc.ufrj.br<p>Este trabalho tem como objetivo discutir a inclusão de um acervo de literatura feminista, antirracista e LGBTQIAPN+ em bibliotecas públicas. Bibliotecas públicas e comunitárias são abordadas como de caráter público, se constituindo em espaços adequados para discussões sobre gênero, raça e classe. Considera a competência em informação uma ferramenta capaz de empoderar grupos minorizados socialmente. Analisa nove livros de literatura infantojunvenil feminista que abordam o empoderamento, assim como atividades de mediação de leitura. Os resultados apontam o potencial da literatura como informação para combater discriminações e desenvolver habilidades de competência em informação. Considera que a inserção de acervos de feminismo interseccional em bibliotecas de caráter público é uma forma de torná-las inclusivas e disseminar informações com potencial de empoderar.</p>2025-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2122Constituir-se professora e, pesquisadora no campo da Biblioteconomia, Ciência da Informação entrelaçada com o campo da Educação2025-03-30T15:37:39-03:00Gisela Eggert Steindelf9giza@gmail.com<p>Trata-se neste texto da narrativa do constituir-se professora e pesquisadora do livro e das bibliotecas, ancorada nos estudos formativos no campo da biblioteconomia, ciência da informação e história da educação. De abordagem teórico-metodológica na História Cultural, assume-se o tipo de pesquisa documental, tomando fontes institucionais e pessoais no estudo. Os resultados apontam um processo de constituir-se pessoa professora/pesquisadora para além da sala de aula, quer na orientação dos trabalhos acadêmicos, quer pela docência na graduação e pós-graduação Stricto Sensu e ações extensionistas. Conclui-se que se constituir professora e pesquisadora possibilita um reinventar-se a cada semestre, a cada ano: como pessoa, professora, pesquisadora, orientadora. Nesta direção quiçá os estudantes se (re)inventem ao longo do tempo, como pessoas, profissionais, professores/professoras, pesquisadores/pesquisadoras e orientadores/orientadoras.</p> <p> </p>2025-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2119Relato de experiência2025-03-27T21:02:12-03:00Marilia Gabriela Pereiramarilia.pereira@unesp.brRaiane da Silva Santosraiane.santos@unesp.br<p>As ferramentas digitais revolucionaram a forma com que as pessoas compartilham e recebem informações, e atualmente têm sido fortemente aplicadas em contextos educacionais e institucionais. Nesta circunstância, o objetivo do trabalho foi descrever e avaliar a experiência da Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP no uso de redes sociais. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica e relatos das autoras. As discussões apresentadas neste trabalho revelam que as redes sociais da Biblioteca da FEIS desempenham um papel essencial na ampliação de sua visibilidade e na promoção de seus serviços. Através dessas ferramentas, a unidade de informação da FEIS tem cumprido o seu papel social, na disseminação do conhecimento, na prestação dos serviços de referência e no suporte à pesquisa, ensino e extensão.</p>2025-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2118Práticas de leitura e letramento informacional no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, Bahia (FLIFS)2025-03-27T19:57:04-03:00Mariclei dos Santos Hortamaricleihorta@ifba.edu.brLuciana Candida da Silvaluciana_candida@ufg.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem como objetivo analisar o impacto das práticas de leitura promovidas pelo Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS) a partir das experiências dos estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Feira de Santana, Bahia. Quanto à tipologia da pesquisa, ela se caracteriza como básica e qualitativa. Foi aplicado um questionário eletrônico, adotado como instrumento de coleta de dados, e foram utilizadas a análise de conteúdo. A amostra foi composta pelos estudantes do ensino médio integrado que tiveram alguma participação no Festival, seja como monitores ou visitantes. A análise dos dados apontou quais as práticas de leitura que ocorreram durante o FLIFS, como os estudantes se sentiram mais atraídos à leitura e à literatura após a visita ao evento. Os relatos também demonstraram os benefícios que a leitura tem na percepção dos estudantes, a importância da distribuição do vale-livro para aquisição de obras, e o contato com escritores locais e outros gêneros literários. Sugere-se a partir desta pesquisa, a implementação das práticas de Letramento Informacional nas escolas com brevidade, o desenvolvimento do trabalho conjunto entre professores e pessoas bibliotecárias, além de mais estudos sobre feiras de livros e festivais literárias e seu papel no desenvolvimento do gosto pela leitura, bem como a presença de pessoas bibliotecárias nestes espaços.</span></p>2025-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2115Biblioteca social, um espaço para criação, recriação e inclusão 2025-03-19T19:26:35-03:00Fabio Rogério Batista Limafabio.batista@unespar.edu.brLucilene Aparecida Franciscolucilene.francisco@unepar.edu.brLiane Cordeiro da Silvaliane.silva@unespar.edu.brMauro Cândido dos Santosmauro.santos@unespar.edu.brVânia Jacó da Silvavania.silva@unespar.edu.brVanessa Henriques Velosovanessa.misie@unespar.edu.br<div> <p class="LO-normal0">Apresentam-se as experiências educativas, culturais, capacitivas e recreativas vivenciadas nos espaços que compõem o SIBI da Unespar, a partir do modelo de gestão social. O estudo é de caráter teórico, abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Utilizou-se como método o estudo de caso, a partir da coleta de dados por meio dos relatos de experiências de bibliotecários dos campi da Unespar. Assim, explicitou-se o modo como o modelo de gestão influencia no fomento a atividades educativas, inclusivas, lúdicas e culturais em um sistema de bibliotecas universitárias multicampi, trazendo como resultado múltiplas experiências, alinhadas às necessidades e interesses locais.</p> </div>2025-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2100Programa Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas2025-01-26T09:53:13-03:00Daniele Achillesdanyachilles1@yahoo.com.br<p>Trata do Programa Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas, protocolo teórico, metodológico, pedagógico e ético voltado à educação e cidadania desenvolvido em pesquisas extensionistas. Indica as relações entre bibliotecas, cultura e sociedade, destacando-as como espaços plurais com funções sociais e políticas. Define-se como pesquisa social, exploratória, descritiva, qualitativa. Utiliza a pesquisa bibliográfica e o método Comunidade de Práticas (COP). Explica o Protocolo COP, COPBP e COP – Eixos de Atuação, configurando-os como processos de ensino e aprendizagem assentados na arquitetura formativa singularizada. Conclui que o Protocolo COPBP auxilia bibliotecas por meio de engendramentos formativos, através da consultoria da Equipe COP, posicionando resoluções junto às comunidades, afirmando essas instituições como espaços para as relações sociais, para a construção dos modos de vida, com vistas no fomento da educação e cidadania, alinhados à Agenda 2030.</p>2025-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2097Documentos governamentais abertos sob as perspectivas da Agenda 20302025-01-17T18:33:23-03:00Carla Maria Martellote Violacarlaviola@ibict.brMilton Shintakushintaku@ibict.brDiego José Macêdodiegomacedo@ibict.br<p>Documentos governamentais abertos sobre ciência, tecnologia e inovação contribuem para a promoção de um mundo sustentável e equânime pretendido pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Destaca-se que esse documento prevê a criação e manutenção de um fórum para discutir a cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação em torno de áreas temáticas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Soma-se a esse fato a Lei de Acesso à Informação brasileira que prescreve acesso e transparência de documentos e dados governamentais. Dessa forma, o objetivo precípuo desta pesquisa é averiguar a existência de documentos governamentais abertos que tratam dos indicadores brasileiros em Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco nas unidades federativas estaduais, e como objetivo específico, analisar como esses documentos podem auxiliar na composição das métricas requeridas pelos indicadores da Agenda 2030. Como justificativa, estão os interesses internacional e nacional dos governos, das regiões, e das próprias unidades federativas estaduais em conhecer tais indicadores e, ainda, sua importância para a comunidade científica. Utilizaram-se os métodos bibliográfico e documental com objetivo exploratório e abordagens qualitativa e quantitativa. Como resultados, são apresentados documentos estaduais sobre os indicadores gerais e agregados mais recentes de 2020, e específicos e desagregados de 2011 a 2013. Conclui que as bases brasileiras revelam parâmetros para que as unidades federativas estaduais continuem a aprimorar seus indicadores e apurar suas métricas anualmente, conforme requeridas pela agenda global.</p>2025-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2095As relações entre o Departamento Administrativo do Serviço Público e a Biblioteca Nacional na formação de bibliotecários no Brasil2025-01-13T15:04:40-03:00Maria Fernanda Nogueiranogueira.mfernanda@gmail.com<p>O presente trabalho objetiva apresentar as relações entre o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) e a Biblioteca Nacional (BN) na formação de bibliotecários no Brasil na década de 1940. A partir de levantamento bibliográfico e de análises documentais do arquivo histórico da FBN e do fundo do então Ministro da Educação e Saúde Pública Gustavo Capanema, encontramos indícios de como o Curso de Biblioteconomia da BN e o do DASP atuaram em conjunto na capacitação dos alunos e funcionários bibliotecários. Destacamos, por fim, como essa troca pode ter gerado frutos para a posterior remodelação do currículo do Curso de Biblioteconomia, em 1944.</p>2025-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1747Gestão de projetos em bibliotecas2023-12-16T10:09:30-03:00Daniela Spudeitdanielaspudeit@gmail.com<p style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de gestão de projetos adotadas em algumas unidades de informação para compreender a importância para a sustentabilidade, as dificuldades na implementação, as experiências e desafios encontrados. Acredita-se que a aplicação da gestão de projetos tem muitos benefícios em todas as profissões porque otimiza os recursos financeiros, materiais, humanos e tecnológicos de forma eficaz e eficiente contribuindo diretamente para melhoria dos ambientes de trabalho e alcance dos objetivos organizacionais propostos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória e bibliográfica no qual foi feita uma coleta de dados com quatro coordenadores de instituições públicas e privadas de Santa Catarina que tem bibliotecas escolares, comunitárias, especializadas e universitárias dentro do seu sistema. Conclui-se que os coordenadores sabem da importância da gestão de projetos em unidades de informação, eles têm conhecimento sobre os benefícios em relação ao controle e sucesso das ações, porém não praticam a gestão de projetos nas unidades que atuam, não utilizam ferramentas, softwares e nem plataformas para fazer a gestão, mesmo conhecendo algumas opções disponíveis gratuitamente. Também desconhecem o uso do guia de boas práticas do PMBOK. Torna-se necessário conscientizar e difundir melhor os recursos e plataformas que podem ser usados na gestão de projetos em bibliotecas, por isso sugere-se um trabalho a ser feito pelas entidades de classe na divulgação e capacitação, bem como inserção de disciplinas nos cursos de graduação de Biblioteconomia voltadas a gestão de projetos para preparar os futuros profissionais.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2046A competência em informação pelo olhar de bibliotecários que atuam em instituições públicas do Estado do Pará 2024-09-10T09:48:39-03:00Tainara do Socorro Silva Cardosocardoso.tainara@gmail.comKarina de Oliveira Silvakarinabelem987@gmail.comRenata Lira Furtadorenatalira@ufpa.brJoão Arlindo dos Santos Netosantosneto@ufpa.br<p>As transformações sociais levam a inovações no mundo atual que afetam diversos aspectos de uma organização e resultam em um mundo do trabalho dinâmico e exigente. Esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção do bibliotecário de órgão público sobre o desenvolvimento da competência em informação no ambiente de trabalho, especificamente nos órgãos públicos do Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa básica que utilizou os métodos de pesquisa bibliográfica e abordagem mista (quali-quantitativa), em que participaram doze bibliotecários de diferentes instituições públicas do estado do Pará. Entre os principais resultados destaca-se as habilidades e competências consideradas essenciais aos bibliotecários, como proatividade, comprometimento, flexibilidade, além da correta busca e uso da informação de forma ética e do compromisso individual em manter-se atualizado. Conclui-se que o estudo atingiu o objetivo proposto e foi possível descrever e discutir os elementos relacionados à competência em informação nos bibliotecários que atuam em órgãos públicos.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2038Melhores práticas de gestão do conhecimento nos processos organizacionais do serviço de referência das Bibliotecas da PUC-Rio2025-01-08T16:48:40-03:00Paloma Rodrigues Moreirapalomarodrigues.biblio@gmail.comJaqueline Santos Barradasjaqueline.barradas@unirio.br<p>Durante a pandemia do Coronavírus, as bibliotecas precisaram fechar suas dependências de forma imediata e temporária, impossibilitando o atendimento presencial aos usuários. A pesquisa teve por objetivo analisar e discutir as práticas da gestão do conhecimento nos produtos e serviços desenvolvidas pela Seção de Atendimento e Pesquisa da Divisão de Bibliotecas e Documentação PUC-Rio durante a Pandemia. Trata-se de uma pesquisa com objetivos descritivos e exploratórios, de natureza aplicada, de caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. Na elaboração do referencial teórico adotou-se a técnica de pesquisa e análise bibliográfica. Para a coleta de dados utilizou-se a análise dos relatórios e estatísticas dos serviços realizados no período de isolamento. Foram identificadas e analisadas práticas de Gestão do Conhecimento que permanecem atuantes no serviço de referência no pós-pandemia e registradas melhores práticas através da experiência adquirida. Cabe salientar que as melhores práticas apresentadas reforçam acertos, registram erros para que eles não sejam reproduzidos, em um processo contínuo de aprendizado, para que o ciclo de gerar e compartilhar conhecimentos se multiplique e gere resultados positivos na organização.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2033Memória e literatura2024-01-25T10:13:21-03:00Cláudia Pereira de Jesus Carvalhoclaudia.carvalho@unesp.br<p><span style="font-weight: 400;">Discute as relações entre memória e literatura. Possui como objetivo explorar as biografias enquanto subgênero literário e como produto do processo de registro de memórias individuais e coletivas. Pesquisa de natureza qualitativa, com adoção do método bibliográfico. Conclui-se que as biografias tomam a memória como base para sua construção. A memória, por sua vez, encontra nas biografias uma das possibilidades para registro; o registro permite a permanência e o compartilhamento; registros biográficos serão sempre carregados de subjetividade, de emoções despertadas pelas lembranças, entende-se a literatura como um dos elementos de memória das sociedades. As biografias atuam na geração e disseminação da memória, permitem comunicação entre épocas e gerações, diálogos com o passado através da literatura. Nesse sentido, é possível compreender os trabalhos de mediação da informação literária, realizados em diferentes esferas, profissionalmente ou não, como contributos à construção, propagação e preservação da memória.</span></p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2023Construção identitária de crianças quilombolas a partir da ancestralidade africana presente na literatura infantojuvenil 2024-01-26T16:22:05-03:00Marcely Moreira Santosmarcely1908@hotmail.comKátia de Oliveira Rodrigueskatiarodrigues10@gmail.comJaires Oliveira Santos Guterresjairesoliveira@gmail.comMaria Isabel de Jesus Sousa Barreiraisasousa2010@hotmail.com<p>A literatura infantojuvenil pode constituir-se uma estratégia para apresentar as crianças temáticas diversas. No contexto das comunidades quilombolas, o contato das crianças com textos que abordam a temática ancestralidade africana, vem sendo frequente. Dito isto, a pesquisa teve como objetivo geral, compreender como o reconhecimento e afirmação da ancestralidade africana é representada na literatura infantojuvenil, em especial nos livros <em>O pequeno príncipe</em> e <em>O pequeno príncipe preto</em>, na perspectiva da construção identitária das crianças quilombolas. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, quanto aos objetivos; documental no que se refere aos procedimentos técnicos e qualitativa quanto a abordagem. Para análise, recorreu-se a análise de conteúdo, a partir das categorias de análise – ancestralidade/troca de saberes entre gerações; identidade negra e etnocentrismo. Os resultados revelaram que o título <em>O pequeno príncipe preto</em>, escrito por um brasileiro apresenta trechos que retratam positivamente as categorias de análise. Com isto, conclui-se que a literatura infantojuvenil quando escrita por autores que ao longo de sua trajetória de vida assimilou através de seus ancestrais africanos a cultura destes, seus textos podem contribuir positivamente para o reconhecimento e afirmação da ancestralidade africana e a construção identitária das crianças quilombolas.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2008O bibliotecário, a acessibilidade e a inclusão2024-03-09T11:40:00-03:00Ana Paula Lima dos Santosannalima27@gmail.comFabiana de Melo Amaral Gonçalves Pintofabianamelo@id.uff.br<p>Este artigo aborda a inclusão social como um tema central da Agenda 2030, documento elaborado pela ONU em 2015, do qual o Brasil é signatário. Explora o papel fundamental dos bibliotecários como agentes que garantem os direitos das pessoas excluídas e destacam a importância da capacitação desses profissionais nessa área. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é apresentada como um dispositivo legal que impulsionou mudanças e adequações nas instituições públicas e privadas do país, buscando promover a inclusão de pessoas com deficiência. Nesse contexto, é ressaltada a relevância das políticas de inclusão voltadas especificamente para esse grupo. O artigo também enfoca a importância da responsabilidade social dos bibliotecários, que vai além do cumprimento das obrigações legais, enfatizando a necessidade de promover a igualdade de acesso à informação e a inclusão de todos os usuários, independentemente de suas condições físicas ou habilidades. Além disso, destaca-se a criação de disciplinas de inclusão nos currículos de Biblioteconomia como um caminho para capacitar os futuros bibliotecários no entendimento das questões relacionadas à diversidade, acessibilidade e inclusão. O objetivo é refletir a formação do bibliotecário e sua preparação para as causas e demandas sociais direcionadas a acessibilidade e a inclusão. A metodologia utilizada é o paradigma indiciário, a pesquisa exploratória e a análise descritivo analítica. Conclui que a formação profissional é fundamental para que possam ser desenvolvidas práticas e serviços inclusivos nas bibliotecas, proporcionando um ambiente acolhedor e garantindo o acesso equitativo à informação para todos.</p> <p> </p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2003A competência em informação em portais governamentais de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)2024-03-09T11:35:31-03:00Rafael Odarafaeloda@outlook.com.brPriscila Rosa Martinsprofpriscilar@gmail.comMurilo Billig Schäferbilligschafer@gmail.comElizete Vieira Vitorinoelizete.vitorino@ufsc.br<p style="font-weight: 400;">A presente pesquisa tem como objetivo investigar as menções à competência em informação nos portais governamentais dos 12 países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme ranqueamento desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2020. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é exploratória-descritiva e documental, segundo os procedimentos adotados. Devido à diversidade linguística, optou-se pela busca do termo “information literacy” na versão traduzida para a língua inglesa de cada website, na qual seis deles apresentaram registro na primeira estratégia. Dos resultados analisados, é perceptível que a competência em informação está inserida na formação de uma população apta a exercer um posicionamento crítico, autônomo e livre; sendo que dos resultados analisados, os mais relevantes foram obtidos nos portais de Hong Kong e da Noruega. Ademais, o estudo demonstra que a competência em informação está relacionada a diversos contextos, entre eles, o da educação, dos direitos humanos, da liberdade de imprensa, da igualdade de gênero e do combate à desinformação.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2002Gestão da informação e etnografia na podosfera2024-04-27T10:10:38-03:00Francisco Edvander Pires Santosedvanderpires@gmail.comJoão Otávio Gomes Silveirajoaoogs@gmail.comEvandro Leandro Lima Salesevandroleandro13@gmail.comLuiz Allan Silvestre de Oliveiral.allansilvestre@gmail.comAriádila Matos Mesquitaariadilamattos@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo discute a transição de um </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;"> acadêmico produzido entre os anos de 2019 e 2023, equivalente a cinco temporadas na podosfera, e gerenciado em biblioteca universitária. Como referencial teórico, apresenta 10 teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), as quais comprovam o quão recentes são as pesquisas desenvolvidas sobre </span><em><span style="font-weight: 400;">podcasts</span></em><span style="font-weight: 400;">. Como metodologia, aplica-se a </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast ethnography</span></em><span style="font-weight: 400;">, traduzida livremente como etnografia na podosfera, cuja triangulação EEE - Explorar, Engajar e Examinar - possibilitou a análise e avaliação do conteúdo publicado por um </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;"> acadêmico consolidado na podosfera. A partir da aplicação desse método, discutem-se as temporadas do </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;"> analisado e as 10 fases de sua transição na podosfera, a qual é justificada em virtude da migração de plataforma de hospedagem, da PodCloud para a Podcastics, e devido à atualização do nome do </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;"> no ano de 2023. Conclui que o ambiente virtual da podosfera pode ser comparado a uma biblioteca digital de áudio em crescimento exponencial, sugerindo, ainda, possibilidades de estudos futuros acerca dessa temática.</span></p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2001Casa de guarda e difusão da memória cuiabana2024-03-09T11:32:57-03:00Sheila Cristina Ferreira Gabrielsheilagabr@gmail.com<p>Este texto é um extrato da Tese de Doutorado que está em andamento na Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá, com a orientação do Prof. Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges e trata sobre a trajetória do autor cuiabano Silva Freire como autor e leitor. Nesse artigo, discorremos sobre a Biblioteca Pessoal do autor e o Centro de Documentação da Casa Silva Freire, com o propósito de evidenciar as especificidades desse lugares e de sua potencialidade como espaços de pesquisa histórica. Trata-se de uma pesquisa na perspectiva da Nova História Cultural, que utiliza como fontes escritas os livros de poesia e livros do acervo pessoal do autor com marcas de leitura, que constam no acervo da biblioteca. Depreendemos que esses espaços são valiosos para a realização da pesquisa histórica e que pelas suas especificidades devem ser geridos a partir de um olhar histórico pelos profissionais bibliotecários.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1998Um olhar para a comunidade de práticas em bibliotecas públicas pelas lentes das práticas informacionais2025-01-08T16:42:12-03:00Daniele Achillesdanyachilles1@yahoo.com.brJanicy Aparecida Pereira Rochajanicy.rocha@unirio.br<p>Apresenta as bibliotecas públicas como instituições sociais, culturais e de memória que enfrentam como desafios a desconexão entre as dimensões teórica e prática e a falta de aderência e ressonância social. Com vistas na desconexão teórico-prática, apresenta como estratégia de fortalecimento desses espaços, visando contribuir para diminuição do distanciamento entre essas instituições e a comunidade, uma proposta teórico-metodológica de alinhamento do conceitos de práticas informacionais com o método comunidade de práticas, aplicável ao ambiente das bibliotecas públicas. Para tanto, utiliza-se de revisão integrativa de literatura por meio da qual são apresentados os fundamentos teóricos das práticas informacionais e das comunidades de práticas. Como resultado, apresenta um modelo teórico-metodológico que combina o método da triangulação (teoria, prática e contexto sócio-histórico) com as dimensões da comunidade de práticas (domínio, comunidade e prática), ambos permeados pelas práticas informacionais que se constituem e são propagadas ou contestadas em interações sociais durante ações informacionais rotineiras e formais nesses espaços. Conclui que há potencialidades na adoção das comunidades de prática como método para desvelar as práticas informacionais nas bibliotecas públicas.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1965Competência em informação em bibliotecas universitárias2024-03-09T10:59:01-03:00Fernanda Silva Damascenofernanda_damasceno@ufg.brElizete Vieira Vitorinoelizete.vitorino@ufsc.br<p>A pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como bibliográfica e documental e busca a análise das práticas de Competência em Informação desenvolvidas por bibliotecas universitárias que foram relatadas em periódicos internacionais e anais científicos de eventos nacionais. Utilizou-se um protocolo para busca que guiou na seleção de 111 documentos dessas fontes de informação. A análise realizada mostrou que a terminologia utilizada para descrever essas iniciativas é variada, assim como a maneira como são realizadas e a duração dessas ações. Apesar de semelhantes em formato, os relatos dessas práticas variam entre a literatura nacional e a internacional. Identificou-se que, na literatura nacional, há ausência de menções relacionadas às metodologias de ensino utilizadas, assim como de documentos para nortear o planejamento dessas práticas, mais comum de serem encontradas na literatura internacional. Conclui-se que, das publicações analisadas, ainda que a literatura sobre a Competência em Informação já tenha alcançado um nível de maturidade considerável, o mesmo não se observa em relação às práticas: ainda muito ligadas à educação de usuários ou instrução bibliográfica, aos recursos e espaços da biblioteca, visando a ampliação de seu uso, com pouco foco à reflexão crítica sobre conteúdos informacionais e à abrangência e complexidade de programas de Competência em informação, como de fato as pessoas precisam.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1945Gestão de conhecimento e sistemas de informação2023-12-16T11:02:41-03:00Alírio Alcancer Rungoalirio.rungo@unesp.brMarta Ligia Pomim Valentimvalentim@valentim.pro.brIeda Pelógia Martins Damianiedapm@usp.br<p>Considerando que a Ciência da Informação é uma Ciência interdisciplinar de natureza social, em que a informação se constitui em um de seus elementos de estudo, esta pesquisa visa discutir as relações entre a gestão do conhecimento e os sistemas de informação, no âmbito da Ciência da Informação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. Para tanto, inicialmente realizou-se uma revisão da literatura em periódicos científicos da área da Ciência da Informação, enfocando as temáticas referentes a gestão do conhecimento e sistemas de informação. A partir da coleta e análise dos textos elaborou-se um mapa conceitual, em que é possível estabelecer as relações dinâmicas entre os sistemas de informação e a gestão do conhecimento, considerando-se suas características e elementos. Evidencia-se que as relações entre a gestão do conhecimento e os sistemas de informação no âmbito da Ciência da Informação, se centram no elemento ‘informação’, visto que se constitui em objeto de estudo, tanto teórico quanto prático de ambos os campos científicos. Há muitos pontos de inter-relação entre gestão do conhecimento e sistemas de informação, não obstante o entendimento de que ainda não estão devidamente consolidados no contexto da Ciência da Informação. Deste modo, a implantação da gestão do conhecimento e de sistemas de informação deve atender a um modelo que intervenham na dinâmica organizacional destacando suas relações interdisciplinares.</p>2025-04-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação