https://rbbd.febab.org.br/rbbd/issue/feedRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação2024-04-27T09:39:15-03:00FEBABrbbd@febab.org.brOpen Journal Systems<p>A Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação é o segundo periódico mais antigo ainda em atividade da Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiras, de responsabilidade da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, desde 1973. Adota o formato de publicação contínua, com um volume anual.</p>https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2064Competência em informação e Religious Literacy2024-04-01T00:21:31-03:00Eliane Silva de Sousaeliane.ufjf@gmail.comAna Paula Meneses Alvesapmeneses@gmail.com<p>As religiões fazem parte da subjetividade humana e como tal, desempenharam e continuam desempenhando um papel potente junto à sociedade. A diversidade e sincretismo, características marcantes no campo religioso brasileiro, não têm sido fator de impedimento para a ocorrência de episódios de intolerância que vem se tornando cada vez mais recorrentes e como principais alvos, as religiões de matriz africana, respectivamente, a Umbanda e o Candomblé. Naquilo que tange as religiões de matriz africana, a expressão intolerância religiosa não comporta mais as violências direcionadas a esses grupos, e a expressão que comporta todas essas violências é o racismo religioso, que dará vazão e explicação para esse cenário. Nesse sentido, esse artigo traz como questão norteadora: Como a Competência em Informação e em Religião podem contribuir para compreender esse cenário atual de violências contra as religiões de matriz africana. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório. Por considerar a análise crítica dos episódios envolvendo questões religiosas, a diversidade interna das religiões, contexto, conhecimento e outros fatores, a implementação de estudos sobre Competência em Informação e <em>Religious literacy</em> pode acarretar contribuições positivas para o campo religioso brasileiro. O acesso à informação de fonte segura e ética pode elucidar não só sobre a origem e formação do campo religioso brasileiro, mas também sobre a origem do processo de intolerância e racismo religioso, contribuindo para a reflexão crítica e ética.</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2063Uso das mídias sociais em bibliotecas universitárias2024-03-31T20:35:56-03:00Júlio César Pinto Fernandesjuliocesarpfernandes@gmail.comGabriela Belmont de Fariasgabibfarias@gmail.com<p>Apresenta uma análise da atuação bibliotecária em relação ao uso das mídias sociais nas bibliotecas universitárias brasileiras, cujo objetivo foi evidenciar as habilidades infocomunicacionais, os desafios e perspectivas dos bibliotecários que atuam nas atividades de comunicação que utilizam as mídias como ferramenta de trabalho. A pesquisa é de caráter exploratório, quali-quantitativa. Como técnica para analisar os dados qualitativos, foram utilizadas a categorização e codificação, que são fases do método da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os participantes do estudo foram 75 bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias brasileiras, públicas e privadas, das cinco regiões do Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado e elaborado no <em>Google Forms</em> enviado para os bibliotecários via e-mail do canal de comunicação da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições. Os resultados evidenciaram que as mídias sociais são utilizadas como ferramentas de comunicação e divulgação dos produtos e serviços informacionais e já está consolidada nas bibliotecas universitárias brasileiras, os bibliotecários participantes demonstraram que possuem uma consciência das habilidades infocomunicaionais para uma atuação eficaz; os desafios apontados envolvem a capacitação na área das mídias sociais e suas aplicações no contexto das bibliotecas, foi evidenciado a necessidade de haver políticas e diretrizes bem estabelecidas para o uso dessas ferramentas no âmbito institucional. Conclui apontando que as mídias sociais trazem para as bibliotecas universitárias novas perspectivas principalmente no que tange a atuação e desenvolvimento de habilidades para os bibliotecários; há o reconhecimento de que as mídias sociais se consolidaram ainda mais nas atividades profissionais, lançando olhares para uma ressignificação de das práticas de atuação. Evidenciou-se a necessidade das bibliotecas universitárias terem políticas e diretrizes para o uso das mídias sociais.</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2062Competência em informação, acesso à informação e desinformação sobre direitos sexuais e reprodutivos2024-03-31T14:11:02-03:00Ana Maria Mendes Mirandaanamirandamm@uel.brAdriana Rosecler Alcaráalcara@uel.br<p>Este artigo aborda a relação entre competência em informação, acesso à informação e desinformação sobre direitos sexuais e reprodutivos. O objetivo foi mapear produções que relacionem a competência em informação a esses direitos e discutir sua importância. Quanto a metodologia utilizada, se tratou de uma metodologia descritiva, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico não exaustivo. Foram realizados levantamentos bibliográficos em bases de dados com os termos competência em informação, desinformação e acesso à informação relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos, resultando na seleção de 18 textos que compuseram o <em>corpus </em>de análise. Os resultados indicam que há uma lacuna nas publicações sobre esse tema, destacando a necessidade de mais pesquisas nessa área. Conclui-se que a competência em informação desempenha um papel crucial no acesso à informação sobre direitos sexuais e reprodutivos, sendo fundamental para a promoção da igualdade e da conscientização nesse contexto.</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2060Gamificação2024-03-30T21:22:27-03:00Ariane Callott Nascimentoarianecallott@gmail.comJúlia Schettino Jacob dos Santosjuliasjs@gmail.comMarta Leandro da Matamartaleandromata@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi analisar a literatura científica que aborda o uso da gamificação como ferramenta metodológica de ensino para o desenvolvimento da competência em informação. No que diz respeito aos objetivos, o estudo caracteriza-se como exploratório e quanto ao tipo de abordagem é definido como qualitativo. Os resultados mostraram que as pesquisas referentes ao uso de elementos de jogos e de jogos propriamente ditos estão sendo cada vez mais explorados no contexto internacional, porém ainda se encontram em fase de desenvolvimento, tanto em aprofundamento teórico quanto na aplicação prática de atividades. Em contrapartida, estes estudos estão em estágio inicial no âmbito brasileiro, tendo-se uma quantidade ínfima de pesquisas abordando as temáticas. Em ambos contextos, as pesquisas estão voltadas aos ambientes formais de aprendizagem, com atividades projetadas ou desenvolvidas, majoritariamente, por bibliotecários.</span></p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2059Competência em informação de pais de surdos 2024-03-30T19:13:53-03:00Ana Paula Pereiraappuel@yahoo.com.brAdriana Rosecler Alcaráadrianaalcara@gmail.com<p>O estudo tem como objetivo refletir sobre a competência em informação, a partir do compartilhamento e das fontes de informação utilizadas por pais de surdos em seus fazeres informacionais cotidianos. Acredita-se que este processo pode fomentar a aprendizagem sobre informações atreladas à surdez. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualiquantitativa. Adotou-se uma pesquisa de campo, cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário. A população-alvo foi composta por 34 pais que têm seus filhos surdos atendidos por duas instituições especializadas na área de surdez na região norte do estado do Paraná (BR). Os resultados obtidos indicaram que as fontes de informação mais utilizadas foram: outros pais de surdos, familiares, sites especializados sobre a surdez, posto de saúde (médicos, enfermeiras) e as próprias instituições que integraram o estudo. Dentre as habilidades informacionais destacaram-se: saber usar a informação para participar da vida do filho surdo; usar a informação para auxiliar o filho surdo e saber localizar e usar a informação quando necessitam. Conclui-se que os pais de surdos ao desenvolverem as habilidades técnicas, cognitivas e atitudinais da competência em informação podem lidar com as informações e consequentemente com a surdez de modo mais consciente e reflexivo. Além disso, quando eles se sentem pertencentes à comunidade surda, podem multiplicar o seu conhecimento, ao aprender, compartilhar e produzir informações nas diferentes fontes, com as quais poderão lidar com desafios e dificuldades.</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2058Sala de leitura nas escolas2024-03-29T17:32:08-03:00Lais Lupim Santos Gomeslaislupim@gmail.comGleice Pereiragleiceufes@gmail.com<p>O presente estudo constitui um relato de pesquisa, ainda em andamento, sobre a função socioeducativa das salas de leitura pertencentes à Rede de Ensino Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo. Este trabalho visa a investigar como a aplicação da práxis bibliotecária pode contribuir significativamente para o aprimoramento desses ambientes educacionais. Para atingir tal objetivo, este artigo adota o método do Estudo de Caso para analisar os dados obtidos, caracterizando, assim, a pesquisa como aplicada. Esse enfoque metodológico permite uma compreensão mais aprofundada da situação vigente, proporcionando insights valiosos para a subsequente análise e proposição de estratégias para o desenvolvimento desses espaços como centros de aprendizagem e crescimento socioeducacional. Os resultados preliminares deste estudo apresentam uma análise diagnóstica da atual condição das salas de leitura nas escolas municipais, utilizando dados coletados tanto pelo portal da transparência da Prefeitura quanto por meio de informações obtidas na Secretaria de Educação. Além disso, a pesquisa tem nos permitido compreender como a sala de leitura pode ser inserida nas escolas por meio de um projeto sólido e também como a práxis bibliotecária atua como um diferencial para o desenvolvimento desses espaços.</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2049A contribuição da leitura literária e das políticas públicas na formação e atuação profissional do bibliotecário escolar2024-03-18T16:28:37-03:00Fabiana Salafabibuel@gmail.comCláudio Marcondes de Castro Filhoclaudiomarcondes54@gmail.com<p>Este estudo investiga a formação de bibliotecários escolares em universidades públicas de São Paulo (Brasil) e Antioquia (Colômbia), destacando competências fundamentais para promover a leitura literária e compreender o impacto das políticas públicas em sua atuação. Reconhecendo a importância de uma formação abrangente, que inclua conhecimentos técnicos e pedagógicos, a pesquisa visa analisar as competências desses profissionais nessas regiões, considerando a influência da leitura literária e das políticas públicas. O estudo se justifica pela necessidade de ajustes nos currículos de Biblioteconomia, ressaltando o papel das bibliotecas escolares na promoção da igualdade de acesso à informação e cultura. Contribui para aprimorar a realidade dos bibliotecários em São Paulo, Brasil, e Antioquia, Colômbia, atendendo às demandas de suas comunidades acadêmicas. Utilizando métodos qualitativos, como análise de conteúdo, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, a pesquisa busca captar percepções e visões dos bibliotecários escolares, visando a melhoria do processo educacional desses profissionais. O estudo destaca desafios na formação do bibliotecário escolar no Brasil, ressaltando a necessidade de uma abordagem integrada, exigindo competências técnicas, emocionais, conhecimento em políticas públicas e ênfase na promoção da leitura. Na Colômbia, enfatiza-se a formação do "maestro bibliotecário" com ênfase pedagógica e integração da biblioteca ao sistema educacional. Conclui-se que uma formação mais holística e integrada é crucial para enfrentar os desafios em constante evolução desse campo profissional, especialmente no Brasil.</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2040A competência em informação nos mestrados profissionais em ciência da informação2024-02-16T10:35:51-03:00Cícero Luciano Félixfelixufpb20@gmail.comDavid Vernon Vieiradavid.vieira@ufca.edu.br<p>A pesquisa aborda a Competência em Informação (CoInfo) no contexto dos Mestrados Profissionais dos Programas de Pós-Graduação brasileiros no campo da Ciência da Informação. Objetiva-se mapear e analisar os produtos educacionais (PE) abertos desenvolvidos pelas dissertações apresentadas e disponibilizadas nos repositórios institucionais e/ou nas bases de dados dos programas. Caracteriza-se como pesquisa documental, exploratória e com abordagem quanti-qualitativa. O <em>corpus </em>da pesquisa é composto por 32 dissertações desenvolvidas sobre o tema e 33 produtos educacionais abertos identificados no período que compreende desde o início dos mestrados profissionais no campo da Ciência da Informação até o ano de 2023. Verifica-se que a Competência em Informação constitui fenômeno recente no contexto dos mestrados profissionais no campo da Ciência da Informação, fato este decorrente da pouca idade dos próprios mestrados profissionais na área, e que os produtos educacionais abertos desenvolvidos são variados, sendo cada um desenvolvido no intuito de atender um público, problema e divulgação específica. Reflete-se que a amplitude dos produtos educacionais abertos desenvolvidos e o leque de possibilidades de aplicações destes para a CoInfo demonstrada no corpo da pesquisa, evidencia a necessidade de intensificar o desenvolvimento dos produtos educacionais de CoInfo nos mestrados profissionais da área, trazendo reflexos positivos à sociedade considerando a sua aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade. Por se tratar de temática pouco explorada, orienta-se que novas pesquisas sejam desenvolvidas no intuito de entendermos melhor a contribuição dos produtos educacionais entregues pelos mestrados profissionais no campo da Ciência da Informação.</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2054Fontes de informação, internet e novos desafios com a inteligência artificial2024-04-27T09:39:15-03:00Bruna Beatriz de Moura Vieiraanurbvieira1993@gmail.comKetry Gorete Farias dos Passosketry.passos@udesc.br<p>As ferramentas de inteligência artificial (IA) trazem novos desafios e oportunidades, tornando-se cada vez mais essencial saber avaliar a qualidade das informações disponíveis na internet. Nesse contexto, o bibliotecário desempenha um papel crucial, orientando na avaliação de fontes de informação e ensinando habilidades de letramento algorítmico. Além disso, deve-se conscientizar os usuários quanto as questões que permeiam os direitos autorais na internet. Tem como objetivo geral fornecer diretrizes e boas práticas para o uso ético das ferramentas de IA garantindo o reconhecimento e a valorização dos criadores de conteúdo. Como resultado indica-se boas práticas para uso de ferramentas de IA garantindo o reconhecimento e a valorização dos criadores de conteúdo. Conclui-se que respeitar os direitos autorais é fundamental para promover uma utilização ética e responsável da tecnologia. Assim, podemos aproveitar plenamente os benefícios da IA mantendo a integridade e a confiabilidade das informações.</p>2024-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2053Minuto da Biblioteca2024-03-20T18:04:43-03:00Leonardo Talone Netoleotalone@gmail.comÉrica Resendeericare@gmail.comMarília Santos Macedomsmacedo40@gmail.com<p>Relata a produção do podcast "Minuto da Biblioteca" da Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CFCH/UFRJ), que tem como objetivo divulgar informações sobre os produtos e serviços oferecidos, obras e coleções do acervo, dicas de pesquisa e curiosidades para os ouvintes. Administrado pelo Grupo de Mídias Sociais da Biblioteca do CFCH, o grupo define a linha editorial mensalmente e promove ações de marketing divulgando o podcast no Spotify, YouTube, Instagram, Twitter, Facebook e no clipping "Saiba Mais", aproximando seu acervo e sua história aos seus usuários reais e potenciais.</p>2024-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2052Quesitos do Censo da Educação Superior como parâmetros para políticas de acessibilidade e inclusão em bibliotecas2024-03-20T18:44:43-03:00Cladice Nobile Dinizcladice@gmail.comJanaina Bianque do Nascimento Abreujanaina.abreu@ifma.edu.br<p>Apresenta um panorama da situação da acessibilidade nas 23 bibliotecas universitárias do Instituto Federal do Maranhão, cada uma atendendo a específico <em>campi</em>, panorama esse visto da ótica dos parâmetros do Censo da Educação Superior 2023, visando que esses elementos atuem como indicadores para orientar políticas de acessibilidade e inclusão. A metodologia é de estudo de caso quantitativo com fins descritivos, apoiando-se em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Esta levantou junto aos bibliotecários suas respostas às perguntas desse censo, por meio de questionário estruturado. Os dados tratados permitiram descrever a situação da acessibilidade nessas bibliotecas, na qual se destacam a necessidade de mais recursos de acessibilidade e que sua obtenção não se atrela necessariamente à disponibilidade de fomento, uma vez que vários recursos tecnológicos para a acessibilidade são obtidos de forma gratuita. Esses resultados do tratamento de dados também apontam como caminhos possíveis de solução o de as bibliotecas participarem intensamente de órgãos da instituição que se propõem à promoção da acessibilidade, de se estabelecer políticas de acessibilidade e inclusão e se investir em habilidades e cultura tecnológicas em prol da inclusão, assim como a promoção de campanhas esclarecedoras, com orientações de como as bibliotecas podem agir para se tornarem mais acessíveis. Por fim, se verificou que os quesitos do Censo da Educação Superior são parâmetros úteis para nortear o diagnóstico da situação das bibliotecas quanto à acessibilidade.</p>2024-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2051Framework Serviços Fundamentais para BU com enfoque nos ODS da Agenda 20302024-03-20T15:33:58-03:00Tatiana Rossitati_caua@hotmail.comMarli Dias de Souza Pintomarli.dias@ufsc.br<p>O presente estudo objetivou apresentar para a comunidade bibliotecária e outros leitores com interesse nesta temática, a elaboração e instruções de utilização do Framework Serviços Fundamentais para Biblioteca Universitária com enfoque nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva. Uma das justificativas para sua elaboração centra-se na proposição de melhorias, reformulação ou adequação dos serviços prestados em bibliotecas universitárias. Apresenta-se a elaboração do <em>Framework</em> composto por 163 serviços angariados de uma pesquisa documental e bibliográfica. Demonstra-se as instruções para aplicação do mesmo, o qual é disponibilizado em uma pasta de trabalho do Excel com a finalidade de ser flexível e de fácil aplicação para bibliotecas de pequeno e grande porte. Acredita-se que com a implementação do <em>Framework</em>, as bibliotecas possam manter os serviços alinhados às necessidades informacionais e socioculturais dos usuários e contribuir para o atingimento da iniciativa global da Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.</p>2024-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2050Design Thinking para serviços e produtos da Biblioteca da EESC/USP durante a pandemia de COVID-192024-03-20T13:24:47-03:00Elenise Maria de Araujoelenisea@sc.usp.brEduardo Graziosi Silvaeduardograziosi@gmail.com<p>O Design Thinking conduziu o planejamento estratégico da Biblioteca que durante a pandemia COVID-19 atendeu as necessidades informacionais da comunidade acadêmica, segundo os princípios de gestão ágil de processos e projetos. O plano de ação considerou os resultados da pesquisa de satisfação, o comportamento dos alunos quanto ao uso dos produtos e serviços da Biblioteca e as metas estabelecidas no projeto acadêmico da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo para 2019-2023. A gestão ágil contribuiu para a inovação organizacional e a transformação dos fluxos de serviços. A remodelação predial da Biblioteca criou espaços colaborativos e dinâmicos para impulsionar ainda mais o estudo, a pesquisa e a inovação.</p>2024-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2048Análise da acessibilidade em sites de bibliotecas de universidades públicas 2024-03-18T14:18:15-03:00Luciane Paula Vitalluciane.vital@ufsc.brJuliana Bezerra Bragajuliana4braga@gmail.comBianca Denckbiancadenck@gmail.comCallu Ribeiro Ferreira Pedreira e Andrade Bambergcallubamberg@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O ambiente digital se constitui em um espaço de interação ativa na sociedade atual. Compreende-se que as bibliotecas são instituições de promoção de conhecimento e cultura que precisam ter um alcance amplo e pensar na acessibilidade em suas diferentes formas. Esse estudo teve como objetivo ‘Analisar a acessibilidade em sites de bibliotecas universitárias segundo os critérios do </span><em><span style="font-weight: 400;">Web Content Accessibility Guidelines</span></em><span style="font-weight: 400;"> (WCAG 2.2)’. Foi realizada a análise das páginas iniciais de duas bibliotecas universitárias públicas federais do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Chapecó. O estudo é descritivo e exploratório, utilizando como método o levantamento e como instrumento de coleta de dados o formulário. Foi feita uma análise inicial automática pela plataforma online AccessMonitor e uma análise manual baseada nas barreiras de acessibilidade informacional. Após as avaliações realizadas, percebe-se que os sites atendem a maior parte dos critérios básicos de acessibilidade e, portanto, são considerados sites acessíveis. Porém, podem aperfeiçoar e melhorar sua estrutura de programação adicionando elementos que garantem uma melhor acessibilidade, especialmente os critérios do nível de conformidade A, de acordo com as diretrizes WCAG 2.2.</span></p>2024-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2047Bibliotecas Universitárias da Região Norte e serviços ofertados em tempos pandêmicos2024-03-18T11:08:05-03:00Danielly Inomatadinomata@ufam.edu.brJeane Galvesjmacelino@uea.edu.brJaqueline de Almeida de Oliveirajackoliveiraalmeida@gmail.com<p>Discute a atuação do bibliotecário em tempo de crise. A pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de bibliotecários da Região Norte do Brasil quanto sua atuação em bibliotecas universitárias durante e pós-pandemia do novo coronavírus. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos trata-se de pesquisa de campo com aplicação de questionário eletrônico aplicados em 11 Instituições de Ensino Superior Públicas. Os resultados mostraram uma mudança no ambiente estrutural e a necessidade do uso de novos recursos tecnológicos. Conclui-se que durante e pós-pandemia, os bibliotecários foram inovadores para recriar os serviços de referência das bibliotecas em um ambiente que se utilizou de tecnologias digitais de informação e comunicação, sendo realizado buscas contínuas em bases de dados, uso dos repositórios, das mídias sociais além de novas perspectivas em relação à aprendizagem continuada, sobretudo no que se refere ao atendimento aos usuários em ambientes virtuais.</p>2024-07-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2042Ciência Aberta nas instituições de ensino2024-02-28T15:25:34-03:00Ana Cristina Gomes Santosgomess_cristina@yahoo.com.br<p>Apresenta elementos da percepção de líderes de pesquisa para identificar necessidades de ação de informação para implementação de um plano de gestão de dados científicos abertos em uma universidade pública. Foram aplicados questionários semiestruturados via <em>Google forms </em>para pesquisadores líderes de grupos de pesquisa. O resultado apontou que uma parcela considerável dos pesquisadores reconhece os benefícios da partilha de dados de pesquisa, que há posições otimistas, contudo, estas posições devem ser vistas como oportunidades extraordinárias de interlocução com outras ações para ampliar o conhecimento e envolvimento dos pesquisadores com o tema. Conclui-se que há necessidade de implementação de política de formação interna para adoção das novas práticas da comunicação científica</p>2024-07-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2014Em busca da audiodescrição na Netflix2024-01-25T09:54:07-03:00Élida Maiaelidamaia@hotmail.comMônica Tenagliamonicatenaglia@ufpa.brTania Chalhubchalhubtania@gmail.comGilberto Gomes Candidoggcandido@ufpa.brJoão Batista Ernesto de Moraesjoaoernesto@ufpa.br<p>O objetivo do artigo é compreender como o serviço de streaming Netflix a plataforma de <em>streaming</em> Netflix e identificar a quantidade de produções audiovisuais acessíveis às Pessoas com Deficiência Visual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso sobre a Netflix e a acessibilidade aos deficientes visuais. Originando um resultado sobre o quantitativo de títulos que estão disponibilizados com audiodescrição e a comparação com a quantidade de títulos que a plataforma possui atualmente. Fazendo entender que esses dados são rotativos, pois a Netflix muda constantemente seus filmes e séries colocando ou retirando títulos de seu catálogo.</p>2024-07-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2067Jemima Marques de Oliveira2024-04-04T21:49:17-03:00Luciana Ferreira da Costalucianna.costa@yahoo.com.br<p>Na ocasião em que se celebram os 55 anos do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, passados 10 anos do falecimento da professora Jemima Marques de Oliveira, este texto apresenta e registra, como forma de homenagem póstuma, a sua história e, especialmente, o seu legado de contribuição para a Biblioteconomia. Adota estrutura narrativa, centrada em quatro perspectivas: as origens e constituição familiar da professora Jemima; a história de sua vida acadêmico-científica, profissional e atuação frente ao movimento associativo e a militância político-social; a contribuição às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão; reflexões sobre a importância, reconhecimento e saudade da professora; e, por último, imagens que contam a sua trajetória na Biblioteconomia, desde a formação na área, atuação protagonista e a defesa pela causa do livro, da leitura e das bibliotecas, como testemunho do seu percurso e legado.</p>2024-05-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2026Inserção da Biblioteca Pública na rota turística da cidade de Gramado, RS2024-01-25T10:06:16-03:00Aurora Cristina Cecattoauroracristina.c.a@gmail.comLuis Fernando Massoniluisfernandomassoni@gmail.comCaterina Marta Groposo Pavãocaterina@cpd.ufrgs.br<p>Este estudo aborda a inserção da biblioteca pública municipal na rota do turismo da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, na forma de estudo de caso, por meio de uma análise documental. A coleta dos dados ocorreu junto a instituições públicas, como a Prefeitura de Gramado, a Secretaria de Turismo, a autarquia Gramadotur e a Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins, objeto deste estudo. Também, foram consultadas instituições privadas, como agências de turismo e redes hoteleiras locais. A categorização dos materiais para análise se deu pelo tipo de fonte consultada, quais sejam: documentos administrativos da biblioteca; roteiros turísticos; mídias e redes sociais. O estudo apresenta a biblioteca e analisa as ações e os serviços oferecidos por ela voltados aos visitantes turistas, sua visibilidade e inserção como patrimônio turístico nos roteiros turísticos locais dos entes públicos e privados através de um recorte temporal no período de janeiro a julho de 2022. Os resultados demonstram a participação da biblioteca na comunicação turística e nos roteiros turísticos dos entes públicos e a ausência de visibilidade da biblioteca nas divulgações e nos roteiros elaborados pelos entes privados. Em seus documentos administrativos, os turistas são apontados como público da biblioteca. Embora desenvolva ações culturais para a comunidade gramadense, foi identificada a falta de atividades planejadas especificamente para os visitantes turistas, bem como postagens voltadas a este público em suas mídias e redes sociais.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1890Classificação Decimal de Dewey2023-10-07T18:18:41-03:00Michely Jabala Mamede Vogelmichelyvogel@id.uff.brJuliana de Mesquita Pazosjuliana_mesquita@id.uff.br<p dir="ltr"><span>A Classificação é um processo nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação e, também, um produto conhecido como Classificações Bibliográficas, que, por meio das notações, descrevem o conteúdo dos documentos de maneira mais abrangente para facilitar sua recuperação posterior. O sistema mais utilizado nas bibliotecas de todo o mundo é a Classificação Decimal de Dewey (CDD). Embora conte com vasta bibliografia sobre suas características, as regras para formação da notação de uso obrigatório são pouco debatidas na literatura. Por isso, o objetivo deste artigo é detalhar as regras da CDD, a fim de facilitar seu entendimento e aplicação por classificadores, pesquisadores e estudantes de classificação. A metodologia aplicada possui abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Nos resultados são apresentadas descrições teóricas e práticas sobre: Princípio da Força Hierárquica; Regra da Aplicação; Regra da Completude do Tratamento; Regra do Primeiro de Dois; Regra de Três; Regra do Zero; Números Interdisciplinares; Disciplina Mais Completa; Uso da Classe 000; Tabela do Último Recurso; Ênfase do Autor; Notas de Tipo A (Notas de Definição, Notas de Escopo, Notas de Construção de Notação, Notas de Cabeçalhos Anteriores, Notas de Variações de Nomes, e Classifique Aqui); e Notas de Tipo C (Notas de Classifique em Outro Local, Notas de Referência Ver, e Notas de Referência Ver Também). Espera-se que estas explicações sejam úteis e que venham a facilitar o cotidiano do classificador que se depara com dúvidas na escolha de notações para as obras de suas coleções.</span></p><div><span><br /></span></div>2024-01-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2007BiblioCEP2023-12-16T13:09:54-03:00Alan Angeluciaangeluci@usp.brPaulo Rogério Nunes de Sousapaulonunes@usp.br<p>Neste artigo, apresenta-se o desenvolvimento de um protótipo <em>phygital</em> de busca digital e de localização física de materiais bibliográficos na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Destinado a bibliotecários e profissionais da Ciência da Informação, o estudo, que utiliza o método chamado <em>Design Science Research</em>, descreve as etapas técnicas envolvidas na construção de um sistema local, com recursos de integração ao Dedalus – o sistema central de catálogo bibliográfico da Universidade de São Paulo. Conclui enfatizando a importância dos profissionais dessas áreas familiarizarem-se com os termos, conceitos e processos de gerenciamento de informações no ambiente digital, bem como estarem abertos à inovação e à melhoria contínua para melhor atender as necessidades dos usuários em busca de conhecimento.</p>2024-05-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1991O papel do makerspace na transformação das bibliotecas universitárias2023-12-16T12:50:13-03:00Deise Lourenço de Jesuslourenco.deise@gmail.comMurilo Bastos da Cunhamurilobc@unb.br<p><strong>Introdução</strong>: a pesquisa aborda o papel das inovações tecnológicas no processo de evolução das bibliotecas, focando no uso dos <em>makerspaces</em> em bibliotecas universitárias. <strong>Objetivo:</strong> identificar se a inserção do<em> makerspace </em>nos espaços físicos das bibliotecas representa uma mudança permanente na concepção da biblioteca universitária. <strong>Metodologia:</strong> utilizando o método de levantamento, foram enviados questionários à bibliotecas universitárias listadas nos principais<em> rankings </em>universitários. <strong>Análise dos dados:</strong> as bibliotecas que possuem <em>makerspace </em>estão localizadas sobretudo em países desenvolvidos. O foco dos <em>makerspaces</em> na biblioteca universitária está voltado para as disciplinas técnico-científicas e as principais ferramentas disponibilizadas são impressora 3D, equipamentos de eletrônica, circuitos e programação. A maior parte dos recursos financeiros advém principalmente das próprias bibliotecas. O acesso ao <em>makerspace</em> é gratuito na grande maioria dos espaços. Não houve resistência por parte dos usuários para inserção dos <em>makerspaces</em> no espaço físico. A maior parte dos respondentes considera como uma tendência permanente nas bibliotecas, bem como acreditam que o <em>makerspace</em> pode melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes. Com relação ao aumento do engajamento dos estudantes a opinião dos respondentes é preponderantemente neutra. <strong>Conclusão:</strong> os <em>makerspaces</em> têm sim um grande potencial em se tornar uma tendência permanente nas bibliotecas universitárias. Mais estudos são necessários para que o espaço tenha propósito e condições de se manter</p>2024-07-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1986A acessibilidade digital em bibliotecas2024-01-25T09:17:58-03:00Wellington Ferreira Rodrigueswellferreira@fespsp.org.brThayná Santos Amaraltaynasanttos@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A presente pesquisa teve como objetivo entender o que é acessibilidade digital, as tecnologias assistivas e sua importância e relação com o ambiente da biblioteca pública, foi escolhido como recorte geográfico e objeto de análise a biblioteca municipal Monteiro Lobato, localizada no município de São Bernardo do Campo. Os métodos usados foram uso de pesquisa bibliográfica, fundamentação teórica sobre o tema, observação participante na biblioteca e coleta de informações e dados utilizando-se de questionário, a fim de respondermos à pergunta de pesquisa. Conclui-se que a biblioteca atende parcialmente aos objetivos de acessibilidade digital para os usuários, necessitando assim de ajustes e ampliação no que se refere a seus recursos e serviço de referência, além de maior integração do Espaço Braille a outros espaços da biblioteca, para que haja uma maior uniformidade em seus serviços e no acesso a pessoas com deficiência.</span></p>2024-05-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1983A ação cultural e apropriação da informação sob a perspectiva da teoria crítica 2023-10-07T19:11:49-03:00Júlia Carolina Rodrigues Braga Carneirojuliacrbc@id.uff.brRosana Portugal Tavares de Moraesrosanaportugal@id.uff.brRosimere Mendes Cabralrosimerecabral@id.uff.br<p><span style="font-weight: 400;">O objetivo do artigo é explorar as aproximações da teoria crítica com os conceitos de apropriação da informação e de ação cultural. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo de Bardin e o trabalho consiste numa pesquisa exploratória bibliográfica. O estudo apresenta as diferenças entre a teoria crítica e a teoria tradicional, assinalando sua influência nas Ciências Sociais. Discorre sobre o processo da apropriação da informação e seu papel na criação de novos conhecimentos e na transformação social. Também demonstra a existência de um padrão conceitual nas definições de ação cultural e animação cultural. Como resultado da análise, considera-se que as práticas culturais empreendidas pela biblioteca atendem à sua função social quando se baseiam na teoria crítica e, desse modo, conduzem à apropriação da informação. Nessa perspectiva, para que a biblioteca seja um espaço que propicie o desenvolvimento do senso crítico e a autonomia intelectual de seus usuários, a atuação do(a) bibliotecário(a) deve se basear na teoria crítica.</span></p> <p><strong>Palavras–chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Teoria crítica. Apropriação da informação. Ação cultural.</span></p>2024-03-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1976Revitalização da Biblioteca da Academia Barra-Cordense de Letras2023-10-07T19:09:19-03:00Luiz Felipe Sousa Curvoluiz.curvo88@gmail.comMaria Luíza Lucas dos Santosmaluneka@gmail.com<p>A Biblioteca da Academia Barra-Cordense de Letras (ABCL), instituição que tem por patrono o poeta simbolista local Maranhão Sobrinho, configura-se atualmente como o principal centro de referência em história e cultura maranhense na cidade de Barra do Corda. Sendo a Biblioteca da ABCL um espaço de informação e pesquisa possuidora de variado acervo bibliográfico e documental, era necessário superar as deficiências relativas às condições de sua estrutura física e ausência de pessoal especializado. Utilizando como metodologia o relato de experiência, este trabalho tem por objetivo principal apresentar o projeto de revitalização da Biblioteca da ABCL, que envolveu um projeto de extensão do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Entre os anos de 2016 e 2019, com o apoio de estudantes custeados pelo IFMA e pela Fapema, e sob a orientação de bibliotecários voluntários, realizaram-se o inventário e o processamento técnico do acervo, além da higienização dos itens da coleção. Através de um financiamento promovido pela Fapema, foi possível a ampliação da coleção de materiais bibliográficos, a aquisição de mobiliários, de equipamentos de informática, de climatização e de materiais de consumo. Articulou-se, por fim, a realização de pesquisa biográfica sobre Maranhão Sobrinho em Manaus, iniciativa que resultou na criação de um memorial em homenagem ao poeta e práticas de educação patrimonial junto à comunidade.</p>2024-01-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1968Plataformas de Audiolivros no Brasil2024-03-09T10:59:25-03:00Suellen Souza Gonçalves suesouzag@gmail.comPatrícia Nascimento Silvapatricians.prof@gmail.com<p>O audiolivro corresponde a uma informação oral gravada em áudio utilizando a voz de um narrador humano ou gerada de forma artificial. Com a evolução das tecnologias de informação e comunicação, os suportes para os audiolivros também mudaram e uma nova vertente surgiu em relação aos audiolivros que foram demandados pelos leitores em busca de outra opção de acesso, integrando a leitura com a execução de outras atividades. Nesse contexto, essa pesquisa buscou investigar quais são as plataformas de audiolivros mais acessadas no Brasil e o comportamento dos leitores em relação à sua adesão, acesso e utilização. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de um formulário online, encaminhado a grupos de clubes de leitura entre abril e maio de 2023. Os resultados obtidos tiveram um alcance nacional e apontaram as plataformas mais utilizadas na atualidade. Com relação à representação e recuperação de informação na plataforma foram identificadas as principais funcionalidades utilizadas pelos participantes, além da indicação de pontos positivos e a melhorar. Conclui-se que o estudo permitiu investigar o cenário atual dos audiolivros no país e como ele vem sendo delineado com o acesso em plataformas. Como estudos futuros pretende-se investigar detalhadamente métodos e técnicas de organização e representação para este tipo de serviço e propor melhorias no âmbito da ciência da informação.</p>2024-05-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1967Retrato das discussões nacionais sobre a atual situação das bibliotecas escolares e a Lei 12.244/20102023-12-16T11:44:50-03:00Erica de Lima Kaferericakafer2@hotmail.comKeitty Vieirakeitty_rodriguesvieira@hotmail.com<p>O trabalho trata sobre universalização das bibliotecas escolares, tendo como objetivo geral identificar o que foi publicado no Brasil sobre a Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares. Para tal, a opção metodológica aplicada foi a pesquisa bibliográfica, teórica, (quanti) qualitativa e exploratória. O estudo se justifica pois é um esforço inicial em identificar as discussões científicas sobre a lei 12.244, ademais atualmente já passou o tempo de adaptação à lei. Os resultados da pesquisa mostraram que, em geral, os temas das publicações versam a respeito da lei e de aplicações em maioria regionais; além disso, percebeu-se uma grande quantidade de autores que estão vinculados a associações e conselhos regionais. </p>2024-01-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1955Proposta de diagnóstico para implementação de Plataformas de Serviços de Bibliotecas2023-12-16T11:09:05-03:00Rafael Eichrafael.eich11@gmail.comMárcia Feijão de Figueiredomarcia.figueiredo@unirio.br<p>Visa propor uma ferramenta de diagnóstico para a implementação de Plataformas de Serviços de Bibliotecas (Library Service Platforms – LSP), investigar casos anteriores de implementação e apresentar metodologias para a implementação de sistemas de biblioteca. Utilizando a literatura e casos de implementação anteriores, o estudo analisa três principais LSPs: Alma, FOLIO e WorldShare Management Services (WMS). A metodologia adotada envolveu a revisão de diagnósticos desenvolvidos por autores como Rowley (2002), Café, Santos e Macedo (2001) e experiências de implementação como Figueiredo e Terra (2016). As LSPs foram avaliadas com base na evolução e nos novos recursos oferecidos, propondo uma abordagem consolidada para aplicação nas bibliotecas brasileiras. Como resultados, foram propostos critérios de diagnóstico compatíveis às funções identificadas nas três principais LSPs (Alma, FOLIO e WMS), que podem ser utilizados para determinar a aplicabilidade e utilidade da LSP em uma instituição e para requisitar informações dos vendedores desses sistemas. Também foram apontadas vantagens na adoção de LSPs, como economia, maior integração entre sistemas, melhoria nos fluxos de trabalho, compartilhamento de recursos e ferramentas, análise aprimorada, interoperabilidade e extensibilidade. Além disso, destaca a necessidade de atenção à segurança de dados e ao treinamento e engajamento das equipes envolvidas. Como considerações finais, o estudo sugere a possibilidade de consórcios de bibliotecas brasileiras compartilharem LSPs, similar ao cenário americano, para fortalecer o poder de barganha e obter vantagens financeiras. A pesquisa também identifica a necessidade de mais estudos sobre o assunto, considerando o volume pequeno de recursos voltados para esse tema.</p>2024-03-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1948Os desafios da atuação bibliotecária frente a gestão da informação e do conhecimento2023-10-07T18:45:22-03:00Elisio Custodio Brentan Juniorelisiobrentan@yahoo.comTamires Cassia Rodrigues Okadatamiresokada08@gmail.comJuliana Cardoso dos Santosjulimath@uel.br<p>A pesquisa objetivou analisar a gestão da informação e do conhecimento na atuação bibliotecária, além de buscar apresentar os fluxos híbridos em contextos organizacionais. Em seu arcabouço metodológico, pode ser classificada como uma pesquisa qualitativa, tipologicamente exploratória e descritiva, com delineamentos bibliográficos e documentais. Tomou para si, a tarefa de analisar os currículos de cursos de bacharelado em Biblioteconomia presenciais, de universidades públicas da Região Sul do Brasil. Além disso, foram feitas reflexões e inferências sobre a gestão da informação e do conhecimento em contextos organizacionais, assim como na atuação bibliotecária. Os fluxos formais, informais e híbridos foram situados na atuação bibliotecária, em seu aspecto gerencial, no que se refere a biblioteca como uma organização aprendente. A partir dos resultados e de uma análise no contexto da atuação profissional bibliotecária, conclui-se que grande parte dos desafios referentes a atuação bibliotecária frente a cultura organizacional e aos fluxos híbridos, dizem respeito a ausência de autonomia profissional, no que tange à tomada de decisões e na implementação de ações que contem com visibilidade, divulgação e adesão por parte das instituições mantenedoras de tais espaços.</p>2024-01-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1941Atuação multi, pluri e interdisciplinar na perspectiva docente 2024-01-25T08:59:32-03:00Vanderlei Ferreira Vassivanderlei.vassi@unesp.brMarta Lígia Pomin Valentimmarta.valentim@unesp.brCarlos Henrique de Vasconcelos carlos.vasconcelos@unesp.brGysele Fernandes dos Santos Rogogfs.rogo@unesp.brLarissa Chadi e Silvalarissa.chadi@unesp.br<p>Evidencia-se que a interdisciplinaridade é uma característica que está presente desde a gênese da Ciência da Informação, uma vez que o campo científico apresenta pontos de intersecção com distintas áreas do conhecimento as quais são análogas. Nessa perspectiva, discute-se os conceitos de multi, pluri e interdisciplinaridade a luz de uma perspectiva epistemológica e de sua concepção pelo docente em sua prática. A primeira etapa dos procedimentos metodológicos se refere a revisão da literatura, realizada por meio de um levantamento na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e no Google Acadêmico. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualiquantitativa, aplicando-se um questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados alcançados evidenciam que a classe docente, ainda, confunde os referidos conceitos, pois identificou-se que não há clareza em relação as convergências e divergências entre os conceitos ‘pluri’ e ‘multi’ e, em alguns casos, os confundem com o conceito de interdisciplinaridade. Observa-se que existe diferença de interpretação e/ou desconhecimento dos termos, levando a crer que pode ser um dos fatores que fragiliza as discussões em relação à temática, bem como em relação a sua aplicação em diferentes contextos profissionais.</p>2024-03-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1933Mediações das coleções digitais nas bibliotecas da UTFPR2024-03-09T10:50:09-03:00Romeu Righetti de Araujoromeu.righetti@gmail.comJoão Arlindo dos Santos Netosantosneto@ufpa.brSueli Bortolinbortolin@uel.br<p><span style="font-weight: 400;">A pandemia de Covid-19 fez com que os serviços oferecidos por equipamentos informacionais fossem reconfigurados e migrados para o ambiente digital, levando a uma alteração tanto na postura dos profissionais envolvidos quanto nos usuários. Desse modo, o artigo objetiva investigar as ações de mediação das coleções digitais com os bibliotecários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) durante o período de isolamento social provocado pela pandemia. A pesquisa adota como método de pesquisa o estudo de caso único através do levantamento de informações por meio de um questionário encaminhado a todos os bibliotecários da UTFPR visando identificar qualitativamente as ações desenvolvidas no âmbito da mediação das coleções digitais. Como resultado da pesquisa identificou-se que com o fechamento do espaço físico das bibliotecas houve um grande fluxo de atividades realizadas pelos bibliotecários, mesmo de forma remota. Identifica 29 atividades no âmbito da mediação das coleções digitais e constata que apesar das restrições de acesso ao acervo físico das bibliotecas os estudantes, professores e demais pesquisadores tiveram disponíveis informações necessárias ao desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio das coleções digitais da instituição e pela atuação dos mediadores. Conclui que as atividades enquadram-se ora como ações de mediação implícita e ora explícita, com a finalidade de que os usuários tivessem acesso às coleções digitais e pudessem se apropriar da informação.</span></p>2024-03-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação