v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

Biblioteconomia e Ciência da Informação na nuvem: Google drive como ferramenta para o desenvolvimento de disciplinas.

Edmilson Alves dos Santos Júnior
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Biografia
Deise Maria Antonio Sabbag
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Biografia
Paulo Rogério Gonçalves Dantas
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Ciência da Informação. Google Drive. Cloud Computing. Profissional da Informação.

Como Citar

dos Santos Júnior, E. A., Sabbag, D. M. A., & Dantas, P. R. G. (2017). Biblioteconomia e Ciência da Informação na nuvem: Google drive como ferramenta para o desenvolvimento de disciplinas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2527–2537. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/996

Resumo

Resumo: A Ciência da Informação é uma ciência interdisciplinar, derivando e relacionando-se com vários campos do conhecimento como a matemática, a lógica, a linguística, a psicologia, a tecnologia computacional, as operações de pesquisa, as artes gráficas, as comunicações, a gestão e outras áreas similares, posto isso, com o objetivo de trazer melhores condições de identificar e problematizar os fundamentos e as principais teorias da informação, em termos de sua cientificidade, inserção nas ciências sociais, vínculo com a questão da modernidade e com as discussões da pós-modernidade e contemporaneidade; localizando as diferentes teorias da informação em sua contribuição para a consolidação do campo da Ciência da Informação, esta pesquisa apresenta o relato de experiência de uma vivência pedagógica em um curso de Biblioteconomia onde busca-se descobrir novas práticas pedagógicas para o desenvolvimento de técnicas e novos métodos que contribuam para a formação profissional. Portanto, tais contribuições metodológicas também colaboram para a ampliação de novas formulações teóricas e práticas a esse respeito, propondo questionamentos e sugestões que indiquem melhorias na formação e atuação do futuro profissional da informação.