v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Maria Rejane Silva Barros
Faculdade Venda Nova do Imigrante
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Biblioteca Escolar. Leitura. Bibliotecário e Educador. Biblioteconomia. Pedagogia.

Como Citar

Silva Barros, M. R. (2017). A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 627–651. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843

Resumo

Este trabalho foi uma pesquisa sobre a concepção dos estudantes de Pedagogia da UFAL, sobre a biblioteca escolar como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, além de incentivar e promover a leitura; também apresenta sugestões para a inclusão da Biblioteca Escolar no Projeto Político Pedagógico conforme aponta Ferraz [2009, p.4], “mostrando possíveis vantagens de uma parceria entre bibliotecários e educadores no processo educacional”. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a 40 (quarenta) alunos/as matriculados/as nos três turnos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação (CEDU). Após análises estatísticas dos dados, verificou-se que os respondentes estão conscientes da importância da Biblioteca Escolar no processo ensino-aprendizagem do sistema educacional brasileiro. No entanto, os mesmos indicaram que não estão aptos a desenvolverem ações para a implementação e/ou melhoria dos espaços das bibliotecas escolares nas unidades de ensino. Neste sentido, o instrumento de pesquisa utilizado identificou que a maioria dos entrevistados ainda não participou de atividades educacionais relacionadas ao uso da Biblioteca Escolar como instrumento da ação pedagógica. Por isso, sugerem a necessidade de inclusão da disciplina Leitura e Biblioteca Escolar na formação desses profissionais, bem como maior diálogo entre professores dos cursos da Pedagogia e Biblioteconomia no sentido da efetiva colaboração entre essas áreas.