v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas

Biblioteca do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção: novos desafios a partir do estudo de usuários

Marineide Assunção dos Santos
Universidade Federal de Alagoas
Biografia
Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade
Professora do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda em Ciência da Informação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba.
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Estudo de usuário,
  • Bibliotecas religiosas,
  • Biblioteca do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção

Como Citar

Santos, M. A. dos, & Andrade, R. de L. de V. (2017). Biblioteca do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção: novos desafios a partir do estudo de usuários. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1058–1076. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/838

Resumo

As bibliotecas sempre desenvolveram o papel de guardiãs do conhecimento. Ao longo dos séculos o seu cenário foi sofrendo alterações em suas obras, no seu processamento técnico e de gerenciamento e, sobretudo, com os seus usuários que passaram a ter as necessidades informacionais alteradas a partir das mudanças ocorridas na sociedade. Nessa pesquisa, destacamos as bibliotecas especializadas, tendo como recorte as bibliotecas religiosas, estabelecendo uma ligação com a Biblioteca do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, que apresenta um riquíssimo acervo acumulado desde a sua fundação em 1930. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar se o acervo da Biblioteca do Seminário atende as necessidades de seus usuários. A metodologia da pesquisa é bibliográfica de natureza descritiva, ancorada numa abordagem qualitativa. A amostra é constituída pelos usuários da biblioteca e como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário. A pesquisa constatou que o acervo da biblioteca do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção atende as necessidades dos usuários. A partir dos dados da pesquisa, constatou que a biblioteca precisa realizar uma avaliação do seu acervo, ser melhor organizada e contratar profissionais capacitados para torná-la funcional e atrativa aos seus usuários, suprindo suas necessidades informacionais. Portanto, conclui que mesmo diante das necessidades de tratamento informacional e pessoal a biblioteca do Seminário é um ambiente o qual acumula riquíssimo acervo e que preserva o conhecimento registrado através das gerações.