v. 14 n. 1 (2018)
Artigos

A prática do serviço de referência em uma biblioteca universitária a luz da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi

Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Biblioteca Central Zila Mamede.
Biografia
Josiane Mello
Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia

Publicado 08-01-2018

Palavras-chave

  • Palavras-chave,
  • Conhecimento organizacional. Biblioteca universitária. Serviço de referência. Espiral do conhecimento. Nonaka e Takeuchi

Como Citar

Almeida, J. F. V. R. de, & Mello, J. (2018). A prática do serviço de referência em uma biblioteca universitária a luz da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(1), 84–108. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/561

Resumo

Apresenta um estudo realizado em uma biblioteca universitária, do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de estudar o serviço de referência a luz da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi, também denominada por estes autores de Espiral do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, na qual se fez uso do procedimento técnico: estudo de caso. O instrumento de coleta de dados empregado foi um questionário, adaptado de Rostirolla (2009), composto por questões de múltipla escolha e questões abertas. Os resultados desse estudo revelaram o conhecimento, resultante de um processo constante de interação, para ser ampliado, necessita ser compartilhado e difundido entre a equipe estudada. As fontes de informação são ótimos meios de aquisição de conhecimentos. A conversão do conhecimento tácito e explícito auxilia no êxito da efetivação da atividade de serviço de referência. As ferramentas da tecnologia da informação e comunicação contribuem na comunicação, colaboração e interação entre os membros da equipe na medida em que possibilitam a troca de informações, ideias e experiências, alavancando assim, o processo de criação de conhecimento.