v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD
Artigos CBBD 2015

Em busca da Bibliografia: sobre o I Seminário Internacional "A Arte da Bibliografia"

Andre Vieira de Freitas Araujo
UFRJ/PPGCI-ECA-USP
Biografia
Giulia Crippa
Universidade de São Paulo (USP)
Gustavo Silva Saldanha
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Publicado 04-05-2016

Palavras-chave

  • Bibliografia - História e Teoria. Bibliógrafos. Bibliologia,
  • Biblioteconomia e Documentação - Fundamentos. Ciência da Informação - Fundamentos. I Seminário Internacional “A Arte da Bibliografia”.

Como Citar

Araujo, A. V. de F., Crippa, G., & Saldanha, G. S. (2016). Em busca da Bibliografia: sobre o I Seminário Internacional "A Arte da Bibliografia". Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11, 495–512. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/529

Resumo

Apresenta os resultados do I Seminário Internacional "A Arte da Bibliografia: ferramentas históricas, problemas metodológicos e práticas contemporâneas”. A partir do relato das atividades realizadas e das problematizações feitas ao longo do evento, demonstra o papel da Bibliografia enquanto disciplina e seus desdobramentos do ponto de vista histórico, metodológico e prático. A experiência concretizou um espaço de trocas entre pesquisadores e participantes, além de colocar em evidência a importância dos estudos bibliográficos para os fundamentos da Bibliologia, Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. O evento foi uma realização do grupo de pesquisa “Ecce Liber:  filosofia, linguagem e organização dos saberes”, a partir do IBICT, em parceria com CBG-UFRJ, PPGCINF-UnB, PPGB-Unirio, FFCLRP-USP e BU/SB-UFMG.