v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação

Zoraide Aparecida Gasparini
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biografia
Clarice Luzia Casoni
Biografia
Adriana Rosecler Alcará
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em informação. Biblioteca universitária. Covid-19. Habilidades informacionais.

Como Citar

Gasparini, Z. A., Casoni, C. L., & Alcará, A. R. (2021). Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–20. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar como as bibliotecas universitárias inovaram seus produtos e serviços e quais foram as ações de apoio às instituições de ensino para atender o público durante a pandemia mundial Covid-19, tendo em vista a competência em informação. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantiqualitativa e delineamento documental, tendo como locus de estudo 13 bibliotecas universitárias. A análise dos dados foi realizada por meio da descrição das informações disponibilizadas pelos sites e redes sociais institucionais. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que as bibliotecas universitárias disponibilizam diversos produtos e serviços no ambiente digital e nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, com intuito de divulgar informações e instruções aos usuários. Conclui-se que, a maioria das bibliotecas oferecem novos serviços e novas formas de atendimento aos usuários tais como: teleatendimento via whatsApp, lives e tutoriais com conteúdo de interesse acadêmico. Outros serviços que eram oferecidos presencialmente antes da pandemia foram adaptados para o formato on-line a exemplo da capacitação de usuários e empréstimos por agendamento. Infere-se que as atividades identificadas nas bibliotecas universitárias analisadas podem contribuir com as habilidades genéricas, técnicas e instrumentais da competência em informação.  Ressalta-se que no momento atual as bibliotecas estão desenvolvendo outras atividades além das identificadas no período da coleta de dados. Isto evidencia o impacto nas ações das bibliotecas, que tiveram o desafio de se adaptar ao contexto de atividades remotas.