v. 17 (2021)
Artigos

Classificação para literatura brasileira: ampliação da Classificação Decimal Universal (CDU) enquanto potencial educativo da ordenação do acervo

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa
Universidade Federal de São Carlos
Biografia
Larissa Alves da Silva
Departamento de Ciência da Informação. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Ana Paula Bronzatti
Departamento de Ciência da Informação. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Jéssica Fabiana da Silva Ramos
Departamento de Ciência da Informação. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Fernando Brito da Costa Dias
Diretoria de Ensino de São Carlos.

Publicado 02-11-2021

Palavras-chave

  • Classificação Decimal Universal (CDU),
  • Prática da classificação bibliográfica,
  • Literatura Brasileira.

Como Citar

Prado Leite de Sousa, R. J., Alves da Silva, L., Bronzatti, A. P., da Silva Ramos, J. F., & Brito da Costa Dias, F. (2021). Classificação para literatura brasileira: ampliação da Classificação Decimal Universal (CDU) enquanto potencial educativo da ordenação do acervo. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–25. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1480

Resumo

O presente estudo visa a realizar uma análise e reflexão acerca da classe 821 Língua, Linguística e Literatura da CDU, com o intuito de desenvolver uma proposta de ampliação da classificação para a Literatura Brasileira capaz de desvinculá-la da Literatura de Portuguesa, destacar suas particularidades e melhorar as possibilidades de organização e recuperação. A CDU é uma classificação bibliográfica criada para ser extensível, abranger o conhecimento em sua universalidade bem como abarcar suas particularidades, características que permitem adaptações. Primeiramente, foi feita a construção do referencial teórico, analisando-se a teoria e a prática da Classificação Bibliográfica e a história da Literatura Brasileira. Em seguida, utilizando procedimentos de caráter experimental, foi formulada uma classificação baseada nos períodos literários brasileiros e nos gêneros literários. Por fim, a classificação foi empregada em um acervo real, apenas a título de teste, quando foram reparadas as falhas observadas. A partir dos resultados obtidos, considera-se que tal ampliação possua grande potencial de aplicação, permitindo ao usuário relacionar assuntos e expandir suas percepções acerca do tema, além de contribuir diretamente com a demanda de conhecimento sobre literatura. Ao final, indica-se a inclusão da literatura indígena, possibilitando relacionar os diferentes estilos literários brasileiros que traduzam sua diversidade cultural.