v. 17 (2021)
Artigos

Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC

Hamilton Rodrigues Tabosa
Universidade Federal do Ceará
Biografia
Lidia Eugenia Cavalcante
Universidade Federal do Ceará
Biografia

Publicado 12-06-2021

Palavras-chave

  • Evasão no ensino superior,
  • Curso de Biblioteconomia,
  • Combate à evasão

Como Citar

Tabosa, H. R., & Cavalcante, L. E. (2021). Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1432

Resumo

Apresenta diagnóstico acerca da evasão no ensino superior, tendo como estudo de caso o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca as principais medidas das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar o ingresso e a permanência dos alunos. Relata ações estratégicas visando à redução e à prevenção da saída prematura dos estudantes, implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC, entre os anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, coletaram-se dados inerentes à evasão no período de 2015 a 2019 no referido curso. Os resultados obtidos indicam a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde, bem como a necessidade de trabalhar em tempo integral como as principais motivações que influenciaram os alunos a abandonar o curso.