v. 16 (2020)
Artigos

A atuação do bibliotecário no ensino de Competência Informacional com o uso de Metodologias Ativas de ensino aprendizagem: uma pesquisa bibliográfica

Cristina Marchetti Maia
Universidade Federal de São Carlos
Biografia
Ariadne Chloë Mary Furnival
Universidade Federal de São Carlos
Biografia

Publicado 19-09-2020

Palavras-chave

  • Competência Informacional,
  • Teoria Construtivista,
  • Metodologias Ativas,
  • Ensino-aprendizagem,
  • Biblioteca universitária.

Como Citar

Marchetti Maia, C., & Mary Furnival, A. C. (2020). A atuação do bibliotecário no ensino de Competência Informacional com o uso de Metodologias Ativas de ensino aprendizagem: uma pesquisa bibliográfica. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–30. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1408

Resumo

As bibliotecas desempenham um papel pedagógico fundamental na formação de competências informacionais nos indivíduos, ao fornecer mecanismos para o desenvolvimento de competências informacionais, visando o domínio de técnicas e a independência do indivíduo. Este trabalho tem como objetivo compreender e contextualizar as Metodologias Ativas (MAs) de ensino-aprendizagem, buscando uma reflexão crítica sobre o uso delas na formação de Competência Informacional em instituições de ensino superior. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica com análise de conteúdo das publicações recuperadas. Foram selecionadas para análise 23 publicações entre 2015 e 2019. As abordagens de MAs recuperadas foram: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Pesquisa, Instrução por Pares, Aprendizagem Baseada em Atividade, Aprendizagem Baseada em Projeto, Aprendizagem Baseada em Problema, Design Retroativo, Método Cefalônico, Minute Paper e Storytelling. Os níveis de satisfação foram bons nos grupos em que foram aplicadas as MAs e os pontos positivos foram: aumento de interesse, colaboração e interação dos alunos, assim como aumento do nível de confiança para realizar as atividades propostas. A exceção foi um relato de Aprendizagem Baseada em Atividade que expôs de forma clara que não obteve os resultados esperados, em comparação com o uso de palestras. A partir das discussões e propostas feitas nesta pesquisa, espera-se que os profissionais da área possam repensar sobre seus conhecimentos pedagógicos que envolvem a criação e manutenção de programas de Competência Informacional, apoiando a prática profissional sobre metodologias de ensino promovidas pelos bibliotecários.