v. 16 (2020)
Artigos

As contribuições dos recursos educacionais abertos para a promoção da competência em informação no campo da saúde

Dayanne da Silva Prudencio
Doutoranda em Ciência da Informação
Biografia
Giliane Bernardi
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Biografia
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia – IBICT/UFRJ
Biografia

Publicado 08-08-2020

Palavras-chave

  • Recurso Educacional Aberto,
  • Formação Continuada,
  • ,
  • Competência em Informação. Bibliotecário de Ciências da Saúde,
  • Massive Open Online Course

Como Citar

Prudencio, D. da S., Bernardi, G., & Biolchini, J. C. de A. (2020). As contribuições dos recursos educacionais abertos para a promoção da competência em informação no campo da saúde. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–28. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1393

Resumo

Neste artigo se tem o objetivo de analisar se os recursos educacionais abertos e os massive open online courses podem ser utilizados nos programas de competência em informação realizados por bibliotecas de Ciências de Saúde, bem como para fins de formação continuada para bibliotecários de saúde. Apresenta algumas ferramentas de buscas de recursos educacionais abertos, alguns exemplos de repositórios específicos da área de saúde, ferramentas de edição e de criação de conteúdo. Outrossim, exibe opções de massive open online courses sobre design instrucional, competência em informação e competência em informação em saúde. As bases teóricas da pesquisa foram construídas por meio de uma revisão de literatura. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico (quanto aos meios), exploratória e descritiva (quanto ao seu objetivo), e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados, com abordagem qualitativa e quantitativa. Verificou-se que estes recursos podem contribuir com os programas de competência em informação na área de Ciências da Saúde diante da necessidade de um ensino cada vez mais personalizado e baseado em tecnologias da informação. Conclui-se que a utilização de recursos educacionais abertos em programas e competência em informação representam propostas inovadoras e capazes de responder às novas exigências de competência profissional requeridas pelo surgimento da sociedade da informação. Finda que o desenvolvimento destes recursos educacionais pode representar novas oportunidades de desenvolvimento profissional para bibliotecários. Tais recursos oportunizam a melhoria na prática de ensino-aprendizagem oferecido aos profissionais de saúde visando maior adequação entre a formação oferecida e às demandas do mercado de trabalho.